O SANEAMENTO E SAÚDE INDÍGENA: UMA AVALIAÇÃO NA POPULAÇÃO XAKRIABÁ, MINAS GERAIS
Por: Lorena Contarini • 8/10/2020 • Trabalho acadêmico • 484 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
Centro Universitário Newton Paiva
Engenharia Ambiental
Epidemiologia
SANEAMENTO E SAÚDE INDÍGENA: UMA AVALIAÇÃO NA POPULAÇÃO XAKRIABÁ, MINAS GERAIS
Belo Horizonte, 2018
PERGUNTAS:
1. Qual a situação de abastecimento de água e de esgotamento sanitário atual na população indígena Xakriabá?
2. De qual forma o conhecimento intercultural de uma organização pode influenciar no desenvolvimento de um trabalho que visa a melhoria na saúde de uma tribo indígena como a dos Xakriabás?
3. Suponhamos que na população indígena Xakriabá, segundo dados obtidos, constam 6,442 habitantes. Em um período de cinco anos, tiveram 530 ocorrências de doenças infecciosas com agravo, sendo 90 fatais. Calcule o coeficiente de Letalidade e a prevalência por infecção nesta Tribo.
4.
RESPOSTAS:
1. Atualmente, os dados que forneçam informações globais sobre a saúde desses indivíduos são poucos. Os dados disponíveis são gerados pela Fundação Nacional do Índio (Funai), pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e por diversas organizações não governamentais. A analise desses dados mostra um perfil epidemiológico associado a altas taxas de pobreza e desemprego, baixa escolaridade, condições precárias de saneamento e habitação, migração, exclusão social, redução do território, destruição do ecossistema e alterações dos hábitos de vida. Estudos mostram agravos à saúde e ausência de infraestrutura de saneamento, tratamento inadequado de esgoto e de água e acúmulo de resíduos sólidos, tendo como desfecho o aumento da incidência e prevalência de doenças diarréicas, parasitoses intestinais e altos coeficientes de mortalidade infantil. Sabe-se ainda que as condições de saneamento são precárias nas aldeias indígenas.
2. Toda organização populacional, seja sociedade ou mesmo uma tribo indígena, possuem hábitos e costumes diferentes. Com o estudo desta, facilitará a elaboração de melhores meios de trabalho e conseqüentemente em tratamento, tornando mais eficaz e sendo capaz de evoluções. Fazendo com que haja mudanças de hábitos com conscientização, ou seja, ensinando medidas de educação da saúde.
3. CL= 90 ÷ 530 = 0,1698
CL = 17%
CP = 530 ÷ 6,442 = 0,0823
CP = 8, 23x 10-2
4.
CONCLUSAO
Devido à expansão das frentes econômicas, os povos indígenas sofrem ameaças constantes à integridade de seus territórios, cultura, sistemas econômicos e organização social. Essas ameaças geram situações de tensão social, ameaças e vulnerabilidade e contribuem
...