O Sistema Digestório
Por: zackkkk • 2/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 1.132 Visualizações
UNINORTE - CENTRO UNIVERSITARIO DO NORTE[pic 1]
Exercício de Homeostase
(Sistema Digestório)
Disciplina: Homeostase
Docente: Prof.ª Juliana Simplicio Barros
Discentes: José Carlos I. da Silva
Paulo Henrique Rodrigues
Marcia Ribeiro Silva
Curso: Biomedicina
Turma: BMN01S2
18/06/2015
Manaus
EXERCÍCIO
1_ Como é formado o sistema digestório?
O sistema digestório é formado pelo Tubo alimentar (canal alimentar) e o órgãos anexos. A estrutura do tubo alimentar é formado por quatro camadas que são: Serosa, muscular, submucosa e mucosa.
O tubo alimentar é composto respectivamente pela cavidade oral, faringe, esôfago, estomago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
Como órgãos anexos temos as glândulas salivares (parótidas, submaxilares e sublinguais), fígado, vesica biliar e o pâncreas.
2_ Qual é a função do sistema digestório?
Ingestão – Captação de alimentos e líquidos pela boca.
Secreção – Água, ácido, tampão e enzimas.
Mistura e Propulsão – Peristaltismo e motilidade.
Digestão – Degradação do alimento ingerido.
Absorção – Absorção dos Nutrientes.
Defecação - Eliminação de substâncias não digeridas.
3_Quais são as glândulas que participam da digestão?
Primeiramente as glândulas salivares: parótidas, submaxilares e sublinguais, que auxiliam na digestão de carboidratos em monossacarídeos. O Fígado que produz a bile, que fica armazenada na Vesícula Biliar e o Pâncreas responsável pelo suco pancreático.
4_ Como se faz a transformação do alimento em quimo?
O bolo alimentar é empurrado pela língua contra a parte superior da boca. A epiglote fecha a entrada do ar deixando passar o bolo alimentar. O bolo alimentar desce até ao estômago com a ajuda dos movimentos peristálticos (ação mecânica). No estômago o bolo alimentar sofre ação do suco gástrico produzido por glândulas da parede interna do órgão. A principal digestão é das proteínas, que são quebradas pela pepsina que atua em pH = 2. A pepsina é secretada sob a forma inativa de pepsinogênio, que é ativada na presença de ácido clorídrico. No estômago os movimentos peristálticos mais Suco gástrico transformam o bolo alimentar em Quimo após 3 horas.
5_ Onde ocorre a absorção digestiva?
A absorção dos alimentos ocorre principalmente no intestino delgado, que possui microvilosidades, estruturas responsáveis pelo aumento da superfície de absorção. O estômago e o intestino grosso também participam da absorção, principalmente de água. Algumas substâncias são absorvidas por pinocitose, porém a maior parte da absorção ocorre por difusão e transporte ativo.
6_ Qual o papel do pâncreas na digestão?
A secreção pancreática é regulada por mecanismo nervoso e também hormonal.
A visão, o cheiro, o paladar e também a chegada do bolo alimentar ao estômago desencadeiam impulsos parassimpáticos através do nervo vago até o pâncreas, determinando uma secreção moderada do suco pancreático.
A chegada do alimento ao intestino delgado estimula a mucosa duodenal a produzir os hormônios secretina e pancreosina, que, por sua vez, estimulam o pâncreas a secretar o suco pancreático.
A secretina é produzida em resposta à estimulação da acidez do bolo alimentar que chega ao intestino delgado. O suco pancreático, que chega no duodeno, é altamente rico em bicarbonato que tem por finalidade neutralizar a acidez do bolo alimentar e, assim, garantir a ação das enzimas pancreáticas que funcionam em pH ligeiramente alcalino e neutro.
Em um visão geral o pâncreas produz o suco pancreático que é excretado no intestino delgado na região do duodeno e tem a função de neutralizar a acides do bolo alimentar.
As principais enzimas do suco Pancreático são:
Tripsina: quebra proteínas em polipeptídios menores
Amilase: decompõe amido em maltose
Lipase: quebra lipídeos em ácido graxo e glicerol
Peptidases: quebra peptídeos em aminoácidos
7_ Qual a função do fígado na digestão?
O fígado produz a bile a partir de hemácias velhas.
A bile produzida pelo ficado fica armazenada na vesícula biliar até ser excretada no intestino delgado. A bile tem a função de degradar as gorduras. A bile também secreta bilirrubina que dá a coloração marrom das fezes.
...