O Sistema Respiratório
Por: Lohanna Benjamim • 31/5/2017 • Trabalho acadêmico • 868 Palavras (4 Páginas) • 376 Visualizações
Sumário
- Introdução ao Sistema Respiratório
- Estruturas do Sistema Respiratório
2.1 Nariz e cavidade do nariz
2.2 Faringe
2.3 Laringe
2.4 Traqueia
2.5 Pulmão
2.6 Diafragma
- Conclusão
- Bibliografia
- Anexos
- Introdução ao Sistema Respiratório
Órgãos e estruturas tubulares e cavernosas, por meio das quais a ventilação pulmonar e as trocas gasosas entre o ar externo e o sangue são realizadas. O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxiliando as células no metabolismo, atuando em conjunto com o sistema circulatório.
O sistema respiratório humano é formado pelos seguintes órgãos, em sequência: nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. (anexo 1)
2. Estruturas do Sistema Respiratório
2.1 Nariz e cavidade do nariz
O ar entra em nosso corpo por duas cavidades existentes no nariz, as cavidades nasais direita e esquerda, que são separadas por uma cartilagem chamada septo do nariz. O termo nariz inclui o nariz externo, a cavidade nasal, e os seios paranasais. Os seios paranasais são extensões preenchidas de ar, localizadas nos ossos ao redor da cavidade nasal, recobertas pela mucosa nasal ciliada. A mucosa nasal é bem irrigada, tem função de aquecer, umidificar e filtrar o ar inalado. Conchas e meatos são projeções do osso dentro da cavidade nasal que aumentam a mucosa. O teto da cavidade nasal possui a região olfatória, com receptores do olfato, que equivale a 1/3 da cavidade, sendo 2/3 respiratória. As coanas delimitam a cavidade nasal e a faringe.
2.2 Faringe
A faringe pertence tanto ao sistema respiratório como ao sistema digestório. É um órgão de dupla função, serve tanto para a condução do ar a laringe, como a condução do bolo alimentar ao esôfago. Situa-se posteriormente à cavidade nasal, à cavidade oral e à laringe, sendo dividida em nasofaringe, orofaringe e laringofaringe. O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingir a laringe.
2.3 Laringe
A laringe é um tubo cartilaginoso de forma irregular que conecta a faringe com a traqueia. Situa-se na parte superior do pescoço. A laringe possui uma estrutura cartilaginosa que chama epiglote, que trabalha para desviar das vias respiratórias para o esôfago os alimentos deglutidos. Serve também para a fonação, pois na laringe encontramos as cordas vocais, que são pregas horizontais na parede da laringe. Entre as cordas vocais há uma abertura chamada glote e é por ela que o ar entra na laringe, provocando uma vibração nas cordas vocais e produzindo som. Na face anterior do pescoço forma-se a proeminência laríngea, chamada de pomo de Adão, que é mais visível nos homens que nas mulheres.
2.4 Traqueia
A traqueia é um órgão tubular formado por uma série de anéis de cartilagem incompletos que impedem que as paredes se colapsem. A traqueia bifurca-se na sua região inferior, originando dois brônquios principais, direito e esquerdo. O brônquio principal direito é quase continuo em relação a traqueia, forma um ângulo próximo de 180º, que se divide em seguida em 3 brônquios lobares. O brônquio principal esquerdo possui um ângulo próximo de 90º e dá origem a 2 brônquios lobares. Esses brônquios ramificam-se várias vezes, originando os bronquíolos. Depois destes, já dentro do pulmão, eles se ramificam em bronquíolos, bronquíolos terminais (não realizam troca gasosa), que originam os bronquíolos respiratórios, alvéolos pulmonares e sacos alveolares.
...