OS PRINCIPIOS DE INTERPRETAÇÃO
Por: Diego Calisthenic • 7/9/2022 • Trabalho acadêmico • 428 Palavras (2 Páginas) • 124 Visualizações
PRINCIPIOS DE INTERPRETAÇÃO
Todos cirurgiões dentistas tem que ter habilidade para praticar interpretação radiográfica tanto da radiografia intra oral como da extra-oral. Essa habilidade exige o domínio de dois componentes identificáveis e inseparáveis de diagnostico visual.
Os olhos só são capazes de identificar o que o celebro sabe. Portanto para que se entrepare uma radiografia e chegar a um laudo conclusivo temos que ter o conhecimento básicos, técnicas radiográficas, intra e extra oral, conhecimento de anatomia radiográfica, o conhecimento da patologia óssea bem como métodos avançados de diagnostico por imagem sem eles não se pode interpretar.
[pic 1] [pic 2] [pic 3] [pic 4]
[pic 5] [pic 6]
IMAGENS ADEQUADAS PARA O DIAGNOSTICOS
O primeiro passo é identificar a região a ser observada em sua totalidade. Uma única radiografia limite sua interpretação, portanto um conjunto de radiografia fara você observar a região em ângulos e incidência diferente e assim lhe dará mais informação sobre a região
[pic 7][pic 8][pic 9] [pic 10][pic 11]
ESTRATEGIA DE PESQUISA VISUAL
Uma radiografia pode não falar mas a capacidade de buscar informações nela, podemos faze
la falar.
[pic 12] [pic 13][pic 14]
RACIOCINIO PARA DIAGNOSTICO NA RADIOGRAFIA
Ter em mento o comportamento de cada tipo de anomalia por exemplo>
[pic 15] [pic 16]
[pic 17] [pic 18]
Worth, pioneiro em radiologia oral diagnostica declarou que “ Aas aparencias radiograficas são regidas por mudanças anatomicas e fisologicas na presença de processos de doenças .O diagnostico radiografico é fundamentado no conhecemento dessas alterações, sendo pré requisito o conhecimento do mecanismo dessas doenças.
ANÁLISE DE ACHADOS ANORMAIS
Ha duas formas de processamento de diagnostico em radiologia: O primeiro é a estratégia analítica ou sistemática. Abordamos todas as características passo a passo da imagem anormal de modo que o diagnostico possa ser feito baseado no achado.
[pic 19]]
A segunda forma e uma estratégia não analítica, supõe simplesmente ver um achado anormal nos leva automaticamente a uma hipótese de diagnostico holística que e seguida por uma busca deliberada de uma característica que apoiam a hipótese inicial.
...