Politicas de saúde biologia
Por: Karine Barbosa • 18/2/2017 • Resenha • 375 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
Políticas de Saúde - Mód.3 - Avaliação
Quantas vezes você já leu manchetes de jornais que interrogam se o problema das epidemias Dengue, Zica e Chicungunha no Brasil é de responsabilidade da esfera federal, estadual ou municipal?
Cite e analise os fatores determinantes que promovem esses conflitos entre as diferentes instâncias de governo e comente as suas repercussões.
O governo tem a mania de produzir planos, agendas, normas e leis, mas não executam de forma correta. Uma crise da proporção do zika só mostra a ineficiência e fragilidade do Brasil.
As autoridades tentam colocar a culpa no mosquito que, realmente é mais temível do que se imaginava. Basta que se impeça a reprodução do mosquito e há décadas o Brasil fracassa na tentativa desse controle. Mas a única maneira de proteger toda uma geração é decretar guerra ao mosquito e reduzir sua população.
Para isso, as instancias de governo devem conversar e definir os papeis de cada um, pois a responsabilidade é de todos.
No brasil 50% da população não tem coleta de esgoto, e esse esgoto que corre a céu vira mais criadouro para o mosquito.
Ainda existe a deficiência do abastecimento de agua, pois muitos lugares não tem regularidade no abastecimento. Se tem muita irregularidade as pessoas guardam a agua em reservatórios que podem virar criadouros.
Existe também irregularidade e baixa qualidade nos serviços de coleta de lixo, que pode contribuir para proliferação do mosquito, pois o lixo facilita o acumulo de água e podem se tornar vários criadouros do mosquito.
Até a década de 1990, o controle das epidemias era centralizado e executado pelo governo federal, que tinha um órgão só para isso, a Superintendência de Campanhas de Saúde Pública, a Sucam. Nos anos 1990, começou uma política de descentralização, motivada pelo espírito da Constituição de 1988, que fortalecia o papel dos diferentes entes federativos. Assim, execução das medidas de controle do mosquito cabe aos municípios, orientados por diretrizes do governo federal e recursos também do governo federal. Os estados complementam o orçamento e dá apoio técnico e de treinamento.
A decisão de acabar com o mosquito não pode ocorrer só quando tem muitos casos de dengue, mas tem que ser uma luta continua e sistemática. A equipe de agente de saúde tem que ser o suficiente para suprir essa necessidade.
...