QUÍMICA: UMA CIÊNCIA DA NATUREZA
Por: Rodrigo De Jesus Silva • 23/9/2021 • Monografia • 601 Palavras (3 Páginas) • 468 Visualizações
[pic 1]QUÍMICA: UMA CIÊNCIA DA NATUREZA
Peste bubônica
A peste bubônica assolou a Europa durante os séculos XIV e XV e foi responsável pela morte de quase um terço da população europeia da época. Sua transmissão se dá por meio da picada de pulgas dera- tos infectados pela bactéria Yersinia pestis e as pessoas acometidas por essa doença apresentam urina, suor, saliva e escarro com aspecto escurecido, daí a denominação com que se tornou conhecida: "peste negra".
Para afastar a peste, muitas pessoas utilizavam um saquinho de noz-moscada pendurado no pescoço. Pode parecer apenas superstição medieval, mas não é!
A semente de noz-moscada possui um odor característico, cuja substância responsável é o isoeugenol. [pic 2]
Algumas plantas produzem substâncias que agem como pesticidas naturais contra predadores herbívoros, insetos e fungos. Acredita-se que o isoeugenol atuasse na noz-moscada como um pesticida natural para repelir as pulgas, inclusive aquelas de ratos infectados pela peste. Ainda hoje a peste faz vítimas, justamente por causa da presença dos roedores. Por isso, é quase impossível erradicar a doença, segundo dados da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz]. O último caso humano no Brasil foi registrado em 2005.
VAMOS PRATICAR
- Classifique a cadeia carbônica do isoeugenol apresentada no texto.
R: Cadeia fechada, ramificada, insaturada, heterogênea e aromática.
02. Observe as estruturas e responda aos itens a seguir.
[pic 3]
- Escreva as fórmulas moleculares das substâncias apresentadas.
R: Eugenol = C10H12O2 Isoeugenol= C10H12O2
- Você deve ter observado que o eugenol e o isoeugenol são substâncias diferentes que apresentam fórmulas estruturais semelhantes. Qual a diferença entre as fórmulas estruturais dessas duas substâncias?
R: A diferença é observada pela alteração da posição das insaturações (ligação dupla).
- Segundo o texto, qual é a função dos pesticidas naturais para as plantas?
R: Afastar predadores herbívoros, insetos e fungos
- O texto afirma que o isoeugenol protegia as pessoas dos ratos infectados pela peste negra. Essa interpretação do que diz o texto é correta? Justifique.
R: Não, o isoeugenol servia como pesticida natural contra as pulgas, inclusive aquelas de ratos infectados pela peste, porém o isoeugenol não era eficaz contra os ratos em si.
- Obviamente, as pessoas da Europa medieval que usavam a semente de noz-moscada pendurada no pescoço ainda não tinham o conhecimento de que o isoeugenol era um pesticida. Como, então, elas teriam começado a fazer uso da noz-moscada para evitar a peste?
R: As pessoas devem ter percebido que a fruta era sempre sadia, logo eles perceberam que ela tinha alguma coisa que à protegia, pois não tinham vestígios de pulgas ou outros insetos, aí alguém teve a brilhante ideia de utilizar as nozes como repelente e por muita sorte deu certo.
- A peste bubônica não é a única doença disseminada por ratos. A respeito disso, faça uma pesquisa e apresente outras doenças e suas respectivas consequências, que são transmitidas por roedores.
leptospirose
Consequências: diarreia, dor nas articulações, vermelhidão ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular, tosse; mais raramente podem manifestar exantema, aumento do fígado e/ou baço, aumento de linfonodos e sufusão conjuntival.
...