Relatorio
Por: May95 • 21/10/2015 • Relatório de pesquisa • 1.960 Palavras (8 Páginas) • 468 Visualizações
ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR (DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO)
A Escola Estadual “Padre Miguel”, localiza-se na Praça Antonio de Carvalho, 25, centro, Simonésia – MG. Pertence a Superitencia Regional de Ensino de Manhuaçu-MG. É uma escola publica, situa-se na zona urbana, porém atende alunos da cidade e da zona rural.
O Projeto Politico Pedagogico da Escola Estadual “Padre Miguel é elaborado e atualizado em comum acordo com a legislação, tendo a participação de todos os seguimentos representativos da escola.
A escola sempre rever sua atuação para atender a demanda de seu público, portanto n final do ano de 2012 (dois mil e doze) com a participação dos servidores desta instituição fez-se uma revisão e uma reestruturação do PPP, que entra em vigor em 2013 (dois mil e treze).
Este projeto apresenta a sintese do pensamento administrativo pedagogico institucional de ensinos fundamental e medio do estado, suas propostas estão de acordo com o Regimento Escolar da escola.
Um dos principais objetivos do projeto é ter um compromisso ético com a comunidade que participa e constroi essa instituição. O PPP não é uma imposição para a escola e o professor, e sim para servir de base legal para administrar o cotidiano escolar com tranquilidade e criatividade .
O principal objetivo da Escola, ciente de sua missão social é o trabalho para o desenvolvimento integral de seus alunos, capacitando os para o exercicio da cidadania e para isso conta com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
A Escola “Padre Miguel”procura caminhar na direção de aquisição de valores reais, procurando realizar suas operações voltadas para uma administração autonoma, democratica e contando com a participação da comunidade, para tal exido, faz necessário mater relações humanas respeitosas, eticas que busque a auto-estima dos aluno, proporcionando ao educando um ensino qualitativo, que promova seus talentos, respeitando a diversidade de cada um.
É uma escola que busca um atendimento diferenciado para o aluno. Tem como proposta uma escola inclusiva.
A escola enquanto instituição de ensino está inserida á educação basica nas seguintes etapas e modalidades: Ensino fundamental, medio e o EJA, PAV e PROET
Ofertando cursos de: Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, Ensino Médio,distribuídos nos seguintes horários de funcionamento da Escola por turno:
Período Diurno: Manhã: Das 07h00min às11h20min, com intervalo das 9:30 às 9:40 para o Ensino Fundamental 1º ao 9º Ano e Ensino Médio.
Tarde: Das 12h30min às 16: 45, com intervalo das 15; 00 ás15: 15 para o Ensino Fundamental 1º ao 6º Ano.
Período Noturno: Das 17h40min ás 21h30min, com intervalo das 20h00min ás 20h10min para Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A Escola Estadual “Padre Miguel, possui um total de 34 turmas sendo 16 turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, 14 turmas Anos Finais do Ensino Fundamental e 16 turmas Ensino Médio distribuídos da seguinte forma:
Período Diurno: Manhã: 23 turmas sendo: No Ensino Fundamental: Anos Iniciais: uma turma do 1º ano ,uma turma do 2º, uma turma do 3º, uma turma do 4º, uma turma do 5º ano e duas turmas do PROET; Anos Finais : três turmas do 6º ano, duas do 7º, duas turmas do 8º, 01 turma 9º ano, 01 turma do PAV, Ensino Médio: três turmas do 1º ano, duas turmas do 2º ano e duas turmas do 3ºano.
Tarde: 09 turmas do Ensino Fundamental sendo 8 turmas dos Anos iniciais, uma turma do 1º ano, uma do 2º, duas do 3º,duas do 4º e duas turmas do 5º ano, Anos Finais- uma turma do 6º ano.
Período Noturno: Possui quatorze turmas sendo: Anos Finais do Ensino Fundamental 1º, 2º e 3º EJA; duas turmas do PAV;Ensino Médio duas turmas do 1º ano, duas turmas do 2º ano , uma turma do 3º ano; duas turma do 1º ano e duas turmas do 2ºano EJA.
Atualmente está com 1.223 (mil e duzentos e vinte três) alunos.
Para os problemasdisciplinares, as pedagogas da escola, fazem um trabalho de aconselhamento com alunos, reuniões com os pais e se preciso convoca o conselho tutelar, infelizmente, falta profissionais recuperados.
A Escola conta com dois prédios, sendo 21 salas de aula, todas devidamente equipadas e com boa iluminação e são usadas nos três turnos; uma biblioteca, uma sala de professores, uma sala de especialistas, uma sala da direção, três salas de secretaria e dois pátios cobertos que são utilizados como refeitório e área de recreação.
A escola conta com profissionais habilitados, comprometidos e dedicados em superar as dificuldades existentes.
São considerados pontos fracos da Instituição: pouca participação da família na vida escolar dos filhos; auto-estima baixa dos alunos; falta de profissionais como Psicólogos, Assistente Social, Professor Recuperador; alunos em defasagem de idade-série; falta de espaço físico adequado para as aulas de educação física; resultado insatisfatório no Proeb; impotência diante da realidade da vida familiar e social de alguns alunos.
São considerados pontos positivos: bom desempenho de alguns professores; capacitação profissional através de cursos e palestras oferecidos pela escola; interação entre os profissionais que proporciona troca de experiências favorecendo assim o crescimento de todos e a evolução do processo ensino aprendizagem; bons resultados de alunos no ENEM e PROUNI; boa localização que favorece o acesso de toda comunidade escolar.
Trabalhamos em parceria com a EMATER com palestras, cursos às famílias; FUNASA; Secretaria Municipal de Educação; Conselho Tutelar de Simonésia, Agente Jovem, Instituto PAGUS e outros.
Visando a participação efetiva e abrangente de toda a comunidade escolar nos aspectos administrativos e pedagógicos, a atual gestão procura atuar de forma envolvente e democrática.
A escola tem como missão formar o ser humano integralmente. Além dos processos cognitivos, é essencial trabalhar os aspectos relacionados com a afetividade, formação da cidadania, a ética, a sexualidade, em todas as dimensões do ser humano, ou seja, capaz de interagir e transformar a realidade para uma vida digna em sociedade.
A instituição se empenha na construção de uma prática pedagógica que prioriza o ensino, utilizando-se de conteúdos que vão além de disciplinas escolares e perpassam todas as áreas do conhecimento. Visa ,sobretudo , a gestão de resultados de aprendizagem através da organização e acompanhamento de todo o universo escolar. A questão principal deste planejamento é, então, expressar a capacidade de transferir o planejado para a ação, ou seja, proporcionar um ensino de qualidade para todos.
Na concepção de uma educação de qualidade, além de outros fatores, a avaliação do processo de Ensino-Aprendizagem na escola, é de fundamental importância, pois ele tem por objetivo criar condições para o bom desempenho de todos os envolvidos, especialmente do professor, para que mudanças ocorram efetivamente na prática pedagógica. Dentre estas mudanças, está a ação de possibilitar a consolidação de uma cultura de avaliação, de análise de dados, de intervenção pedagógicaem tempo real para que os alunos melhorem seu desempenho escolar.
...