Relatorio Hemato
Ensaios: Relatorio Hemato. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juunovaes • 12/5/2014 • 768 Palavras (4 Páginas) • 725 Visualizações
Sumário
1. Introdução........................................................................................................3
2. Materiais e Métodos........................................................................................4
3. Discussão........................................................................................................5
4. Anexos.............................................................................................................6
5. Conclusão........................................................................................................7
6. Referências Bibliográficas.............................................................................8
Introdução
Permeabilidade é a capacidade de deixar passar, e é a principal característica de uma membrana plasmática. A permeabilidade seletiva permite o controle da passagem das partículas pela membrana. O fluxo das substâncias através da membrana plasmática pode envolver ou não gastos de energia. Quando a membra permite a livre passagem das substâncias, sem haver consumo energético, ocorre um transporte passivo. Quando o transporte ocorre na presença de carregadores específicos, com gasto energético por parte da célula, é chamado transporte ativo.
Ocorre também a difusão, ou seja, o transporte de substâncias do meio mais concentrado para o menos concentrado, sendo que a difusão simples ocorre através dos fosfolipídios da membrana plasmática, permitindo apenas a passagem de “substâncias pequenas”. Já a difusão facilitada é feita através das proteínas de membrana-permeases que transportam substâncias de um peso molecular mais elevado.
O objetivo do relatório é usar as células sanguíneas como demonstração de comportamento em meios hipertônicos, hipotônicos e isotônicos.
Materiais e Métodos
Materiais:
1. Sangue;
2. Solução de NaCl (0,3%; 0,8%; 1,8%);
3. Tubos de hemólise;
4. Suporte de tubos;
5. Lâminas e lamínulas;
6. Pipetas de Pasteur e pipetas semi-automáticas;
7. Microscópio óptico;
Métodos do procedimento:
Três tubos dispostos na bancada com concentrações diferentes de cloreto de sódio (NaCl). Com o auxilio da pipeta semiautomática foi pipetado mil microlitros de sangue em cada tudo. Durante cinco minutos, com cuidado, a amostra foi homogenizada sem que ocorresse quebra das hemácias, após esse processo, com uma pipeta de Pasteur, foi colocada uma de gota da substância em três lâminas diferentes e levadas para a visualização em um microscópio.
Anexos
Figura 1: Hemácias em meio Hipotônico. Figura 2: Hemácias em meio Isotônico.
Fonte: Ângela Caroline
...