Relatório De Aula Experimental: Obtenção De Álcool Por Fermentação, Destilação Fracionada E Extração Contínua
Por: Gathaoliveira • 15/3/2023 • Trabalho acadêmico • 1.417 Palavras (6 Páginas) • 137 Visualizações
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - HABILITAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA
RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL: OBTENÇÃO DE ÁLCOOL
POR FERMENTAÇÃO, DESTILAÇÃO FRACIONADA E EXTRAÇÃO CONTÍNUA
1. IDENTIFICAÇÃO:
Título: Obtenção de álcool por fermentação e destilação fracionada.
Alunas:
Professor:
Unidade Curricular: Química Orgânica.
Curso: Ciências Biológicas - Habilitação em Biotecnologia.
Data:
Objetivo: Obter etanol através da fermentação de hidratos de carbono e fornecer dados para comparação entre estes métodos laboratoriais e os industriais.
2. INTRODUÇÃO:
O álcool etanol é obtido a partir de vegetais ricos em açúcar como, a cana-de-açúcar, beterraba e as frutas do amido, extrato da mandioca, do arroz, do milho, e da celulose extraída da matéria principalmente dos eucaliptos. Mas, a maior parte do álcool produzido é obtido através da cana de açúcar ou da mandioca em menor escala.
Nesta prática experimental, decidiu utilizar a cana de açúcar e fermento fresco biológico comprado em um mercado local. A utilização desses reagentes foi primordial para que pudesse ser iniciado o processo de extração e destilação, aonde através da fermentação realizada por micro-organismos, principalmente leveduras da espécie Saccharromyces cerevisae, que na presença da sacarose, elaboram uma enzima chamada de invertase que atua como catalisadora da reação de hidrólise da sacarose, transformando-a em glicose e frutose. Depois o microorganismo elabora outra enzima, a zimase que catalisa a transformação da flicose e da frutose em etanol, além liberar também gás carbônico, que dá o aspecto da fermentação cheia de bolhas.
2.1 OBJETIVO:
Obter etanol através da fermentação de hidrato de carbono e fornecer dados para a comparação entre métodos laboratoriais e industriais
3. MATERIAIS UTILIZADOS:
✓ Erlenmeyer de 500 mL
✓ Vidro de relógio
✓ Bastão de vidro
✓ Algodão cardado
✓ Aparelhagem de destilação fracionada
✓ Proveta de 250 mL
✓ Tubos de ensaio ✓ Funil analítico.
✓ Balão de fundo redondo
✓ Cabeça de destilação
✓ Coluna fracionamento
✓ Condensador de Liebig
✓ Unha
✓ Termômetro de –10 a 250°C
✓ Manta de aquecimento
✓ Pérolas de vidro
✓ Mangueiras de silicone
3.2 PRODUTOS UTILIZADOS:
✓ Cana-de-açúcar (300 mL)
✓ Fermento biológico (7,5 g)
3.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Com o auxílio do bastão de vidro foi possível dividir o fermento fresco em pedaços e colocá-lo no vidro de relógio para pesar a sua quantidade necessária, o deixando reservado para o uso mais tarde.
Para proceder o experimento foi adicionado ao Erlenmeyer de 500 mL, o caldo de cana e em seguida o fermento fresco dividido em pedaços que estava reservado e o fechando com o algodão cardado.
Proporcionando leve agitação, foi necessário deixar fermentar por uma semana.
Após o tempo da fermentação, o mosto foi transferido cerca de 2/3 da sua capacidade para um balão de fundo redondo e nele foi adicionado cinco pérolas de vidro. O equipamento foi montando com a sua maior precisão e assim balão de fundo redondo foi colocado em uma manta de aquecimento aonde o material foi aquecido lentamente. Foi pedido pelo orientador 25mL/30mL da substância destilada e que depois da primeira gota recolhida anotasse a temperatura cada 5mL.
4. RESULTADO E DISCURÇÃO:
A destilação fracionada é o nome atribuído para o método de separação dos componentes de uma mistura homogênea formada por líquidos que apresentam diferentes pontos de abolição. Ao aquecer o mosto que foi destilado, o álcool entrou em ebulição na temperatura de 78°C primeiro e começa a subir, mas, a água também evapora. O álcool vence os obstáculos da coluna de fracionamento, pois a temperatura já está
...