SATERÉS-Maues Características físicas
Tese: SATERÉS-Maues Características físicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emuniz • 7/4/2014 • Tese • 304 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
SATERÉS-MAUÉS
Caracteristisca fisicas:
Local onde se encontravam:
Lingua que falam: A língua nativa corre sério risco de ser substituído pelo português por conta dos projetos da Educação Pública que levam educação básica e consequentemente o ensino de português nas aldeias.Porém apesar de a maioria dos homens serem bilíngues (Português e língua nativa) as mulheres sateré-maué não falam nenhuma outra língua além da nativa, por conta de um costume de aldeias mais isoladas, protecionistas e que manteram sua cultura intacta. [6]
Habitos Caracteristicos:
Os maués jamais se afeiçoaram aos portugueses. Comandaram às suas mulheres que não aprendessem a língua lusa. Tendo-se por principal prova dessa resistência (acomodação inteligente) o seguinte documento primário de fonte histórica, qual seja a Carta Instrutiva que aos diretores das Capitanias do Pará e Rio Negro, datada de 3 de outubro de 1769, mandou o governador Fernando da Costa de Ataíde Teive, nesses resumidos termos:
"Ao cabo da canoa dará V. Mcê ordens em meu nome no acto da partida pa. o Sertão, de não entrar em rio aonde conste qe. se poderá encontrar com Índios da Nação Manguês, porq. tendo mostrado a experiência que esses miseráveis homens resistem as praticas que se lhe fizer, para caírem das trevas do paganismo, pela introdução das ferramentas, e outros gêneros que vão comerciar com elles; he necessário reduzi-los a necessidade, para delles tiremos os fructos de os descer, quando se virem preconizados, o q. ha de certamente vir a succeder, vendose destituídos do socorro que lhe aqui inconsideradamente lhes tem levado..."
Participaram ativamente da Cabanagem, de 1835 a 1840. Sob o comando do tuxaua Manoel Marques atacaram Luzéa, matando os trinta soldados do destacamento militar e os moradores portugueses do lugarejo, transformando a vila em reduto cabano. O tuxaua Crispim Leão liderou os ataques a Andirá e Tupinambarana.
No começo do século XX, fomentados pelas expedições dos seringueiros de Itaituba,
...