SEGMENTO DA SAÚDE NO BRASIL
Por: Almeida1995 • 14/5/2015 • Dissertação • 328 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
Os direitos num contexto geral são frutos de evoluções históricas, ocasionadas por inúmeras mobilizações sociais, já existentes antes mesmo da inclusão da república, mas para ser solicitada maior atenção de governantes a saúde, é preciso iniciar analises da trajetória evolutiva do Brasil quanto aos direitos fundamentais, nos remetendo a antiguidade, para o bom desenvolvimento de sistemas públicos aos cidadãos, portanto o presente texto visa uma explicação simples sobre a evolução da saúde.
Em 1808 com a chegada da família real foi fundada no Brasil, duas primeiras escolas de medicina, o Colégio Médico-Cirúrgico no Real Hospital Militar da Cidade de Salvador e a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro. E foram essas as únicas e primeiras medidas governamentais da República no país para com a saúde. Mais tarde com epidemias e pestes diversas, houve a primeira medida sanitarista, conhecida como a REVOLTA DA VACINA, que utilizando policiais e promovendo invasões assustou população. Já em 1930, quando Getúlio Vargas toma o poder, é criado o Ministério da Educação e Saúde tendo diversas mudanças e inclusões de órgãos, tendo como exemplos Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps), a criação da Superintendência de Campanhas da Saúde Pública (Sucam) entre outros.
Comparativamente as mudanças já ocorridas no decorrer da história continuam não sendo satisfatórias, pois a atual população ainda sofre com situações precarias no SUS (Sistema Único de Saúde), onde são dependentes e que por falta de recursos pessoas ficam por tempo indeterminado em filas de esperas, prostradas no chão de hospitais absolutamente lotados sem condições mínimas de atendimento a toda a comunidade destinada á unidade exata ao pronto atendimento. Diante de toda essa situação e outras mais o governo afirma fazer um bom trabalho, estipulando leis e destinando legalmente verbas exatas as necessidades necessárias que se passa á população. Mas atualmente essa e outras farsas foram notadas e desmascaradas pelos brasileiros, que estão nos últimos anos promovendo manifestações diversas e fazer valer deveres e valores morais em prol da cidadania.
Bibliografia:
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/33337
...