SISTEMA CIRCULATÓRIO – DOENÇAS VARICOSAS
Por: Myrlen • 27/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.614 Palavras (11 Páginas) • 295 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
CURSO DE FISIOTERAPIA
Thais Delgado
Thayssa Helena
Valdiney de Oliveira
Vanessa Amaral
Waleska Lima
SISTEMA CIRCULATÓRIO – DOENÇAS VARICOSAS
Manaus, 23 de Junho.
2014
Thais Delgado
Thayssa Helena
Valdiney de Oliveira
Vanessa Amaral
Waleska Lima
SISTEMA CIRCULATÓRIO – DOENÇAS VARICOSAS
Este trabalho foi solicitado pelo prof. Marco Antônio dos Santos Carneiro Cordeiro da disciplina de fisiopatologia, para obtenção de nota parcial do 5ºperiodo do curso de Fisioterapia.
Manaus, 23 de Junho.
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. SISTEMA CIRCULATÓRIO 5
3. ANATOMIA 5
3.1. ESTRUTURA DAS ARTÉRIAS 6
3.2. ESTRUTURA DAS VEIAS 6
4. FISIOLOGIA HUMANA 7
5. PATOLOGIA – VARIZES 9
5.1. FATORES DE RISCO 9
6. INTERVENÇÃO FISIOTERAPEUTICA 11
7. CONCLUSÃO 13
8. REFERÊNCIAS 14
9. ANEXOS 5
INTRODUÇÃO
O sistema circulatório é formado por um circuito de artérias, capilares e veias da qual circula o sangue que é bombeado pelo órgão central, denominado: coração. A função desse sistema é levar nutrientes, oxigênio às células.
Nesta Revisão da Literatura vamos explicar sobre doença circulatória, ou seja, Varizes dentro da anatomia, fisiologia humana, o mecanismo da patologia, e iremos demonstrar as intervenções fisioterapêuticas necessárias na aplicação em pacientes com tal patologia venosa.
As doenças varicosas são veias dilatadas e tortuosas que perdem a sua função, sendo que para tratamento é preciso identificar o tipo de varizes, podendo ser: edema na perna, alterações cutâneas, úlcera ativa, úlcera cicatrizada, spider veins (varizes em formato de aranhas) e as varizes tronculares.
SISTEMA CIRCULATÓRIO
ANATOMIA
O coração é dividido em quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos.
- Átrio Direito e Esquerdo;
- Ventrículo Direito e Esquerdo.
E É constituído por três camadas:
- Pericárdio: é uma membrana que reveste o coração, esta membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia facilitando o seu movimento.
- Endocárdio: reveste a superfície interna das cavidades do coração.
- Miocárdio: é um musculo responsável pela contração vigorosa e involuntária do coração, sendo localizado entre o pericárdio e o endocárdio.
É dividida em dois tipos de circulação:
Circulação Pulmonar ou Pequena Circulação: leva o sangue não oxigenado do ventrículo direito(VD) através das artérias pulmonares direita e esquerda, até os pulmões retornando ao coração pelas veias pulmonares (superior, inferior, direita e esquerda) sendo levado para o átrio esquerdo(AE).
Assim ocorre a troca de gases no pulmão(Hematose), levando sangue oxigenado para o AE para ser bombeado na circulação sistêmica.
Circulação Sistêmica ou Grande Circulação: Inicia-se no Ventrículo esquerdo(VE) saindo o sangue pela artéria aorta levando sangue oxigenado para todo o corpo, assim voltando para AD através das veias cavas superior e inferior.
O sistema circulatório possui “Tubos” especializados que transportam os sangue pelo corpo, são denominados: artérias, veias e capilares.
Artérias: O sistema arterial constitui um conjunto de vasos que partem do coração e vão se ramificando, até atingirem os capilares arteriais. A maioria das artérias transporta sangue oxigenado com exceção das artérias pulmonares que levam sangue não oxigenado para o pulmão. Suas paredes são espessas e dilatáveis.
ESTRUTURA DAS ARTÉRIAS
Túnica adventícia: é a camada mais externa, formada por tecido conjuntivo (Fig1).
Túnica média: é a camada intermediária, composta de célula musculares lisa e tecido elástico. (Fig1)
Túnica intima: é a camada interna, composta de células endoteliais, e que possui contato direto com o fluxo sanguíneo. (Fig1)
Veias: O sistema venoso formam um conjunto de vasos que partem dos tecidos e vão se formando em ramos de maior calibre até atingirem o coração, ou seja, os capilares venosos espalhados pelo nosso corpo vão se unificando até formarem as vênulas, as vênulas vão se unificando assim formando as veias. Suas paredes são mais finas que as das artérias.
...