Sindrome de down
Por: lhucasmarques • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 623 Palavras (3 Páginas) • 342 Visualizações
SÍNDROME DE DOWN
A síndrome de Down ou Trissomia 21, como também pode ser chamada, foi descoberta por um médico chamado John Langdon Down, em 1866. Somente 93 anos depois, Jerôme Lejeune descobriu que a causa dessa síndrome era genética. Esse distúrbio acaba ocorrendo ao acaso durante a divisão celular do embrião, em média em 1 a cada 800 nascimentos, e com maior frequência em bebês que nascem de mulheres que engravidam tardiamente. É uma síndrome que abrange todas as etnias.
Em uma célula normal, existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. A pessoa que possui síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo que o cromossomo extra é ligado ao par de cromossomos 21(por isso o nome Trissomia 21). Pode acontecer nos seguintes casos:
• Trissomia 21 padrão
Cariótipo 47XX (na mulher) ou 47XY (no homem) (+21). O indivíduo apresenta 47 cromossomos em todas as suas células, tendo no par 21 três cromossomos, ocorre em 95% dos casos.
• Trissomia por translocação
Cariótipo 46XX (t14;21) ou 46XY (t14; 21). O indivíduo apresenta 46 cromossomos e o cromossomo 21 extra se adere a outro par, geralmente o par de número 14, ocorre aproximadamente em 3% dos casos.
• Mosaico
Cariótipo 46XX/47XX ou 46XY/47XY (+21). O indivíduo apresenta células normais (46 cromossomos) e células trissômicas (47 cromossomos), ocorre em 2% dos casos.
A Síndrome de Down geralmente só é identificada após o nascimento, onde o médico analisa as características presentes no bebê comuns a síndrome, que só é confirmada depois de uma análise citogenética. Existem alguns exames feitos pela gestante no pré-natal que também podem identificar a síndrome, como:
• Amostra de Vilocorial
Consiste em uma amostra do tecido da placenta da gestante obtido pela vagina ou via abdome, porém nesse exame há risco de aborto.
• Amniocentese
Consiste na coleta de uma amostra de líquido amniótico que terá como destino a observação em uma análise de cromossomos. O líquido amniótico é retirado com uma agulha inserida na parede abdominal até o útero da mulher. Nesse exame, o risco de aborto é menor.
• Dosagem de alfafetoproteína materna
Observou-se que o nível baixo de alfafetoproteína no sangue da mãe indica desordens cromossômicas, em particular a síndrome de Down. Se o nível baixo for detectado, outros exames deverão ser realizados para obter confirmação.
• Características
Pessoas com síndrome de Down normalmente são menores e tem um desenvolvimento físico e mental mais lento as demais pessoas. Podem apresentar retardo mental de leve a moderado; ou até mesmo não apresentar retardo algum enquanto outras podem ter retardo mental severo. Algumas características físicas são:
· Cabelo liso e fino;
· Cabeça achatada na parte traseira;
· Olhos amendoados e puxados;
· Nariz pequeno e achatado;
· Gordura acumulada na nuca e pele em excesso;
· Única linha na mão, maior dobra do quinto dedo;
...