USO DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PELO PROFESSOR DE BIOLOGIA
Por: Maria de Nazaré Campelo de Oliveira • 7/11/2022 • Projeto de pesquisa • 2.750 Palavras (11 Páginas) • 244 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO[pic 1][pic 2][pic 3]
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – DEAD/IFRR
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA MODALIDADE EaD
MARIA DE NAZARÉ C. DE OLIVEIRA
USO DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PELO PROFESSOR DE BIOLOGIA
BOA VISTA – RR
2022
MARIA DE NAZARÉ C. DE OLIVEIRA
USO DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PELO PROFESSOR DE BIOLOGIA
Proposta de Projeto de Pesquisa ao Programa de Licenciatura em Ciências Biológica na modalidade EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima como requisito parcial para aprovação na disciplina de TCCI.
Profa Orientadora: Msc. Mirian Mirna Becker
BOA VISTA – RR
2022
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. PROBLEMÁTICA 5
3. OBJETIVOS 6
3.1 GERAL 6
3.2 ESPECÍFICOS 6
4. JUSTIFICATIVA/RELEVÂNCIA 6
5. REFERENCIAL TEÓRICO 7
6. METODOLOGIA 10
7. CRONOGRAMA 12
8. REFERÊNCIAS 13
- INTRODUÇÃO
Antes de qualquer coisa ao falar de tecnologia e as relações educacionais não podemos deixar de mencionar o cenário pandemico mundial que perpassou com o uso intensivo desses recursos. A dinâmica dos conteúdos e novas abordagens pedagógicas ganharam nova roupagem com ensino tecnológico no formato remoto e híbrido.
Além disso, o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC) se torna mais comum nas inúmeras áreas e setores de atuação humana. Estas tecnologias priorizam mudanças nos setores sociais na criação de novas formas para geração de riquezas e postos de trabalho. No setor educacional, se faz necessário analisar e, de certa forma, estruturar a sua empregabilidade como recurso pedagógico e instrumento facilitador da prática pedagógica.
Para Grzesiuk (2008) o uso do computador na educação somado aos avanços da tecnologia, conduz suas virtudes em direção à melhoria do processo de ensino aprendizagem. Esse contexto se remete a novas abordagens curriculares modificadas pelo plano curricular de ensino, bem como o olhar do educador em promover esse ensino a partir das suas aulas e componentes curriculares de ensino.
Contudo, sua utilização requer planejamento, objetivando a coerência com as estratégias, os métodos e as técnicas de ensino Freire (1998). A fim de melhor refletir a partir desse cenário, com uso da informática nas escolas, principalmente, acelerar, dinamizar e incentivar a aprendizagem, o educador mediador desse processo necessita estabelecer aproximação dessa nova era digital e tecnológica na realidade discente.
- PROBLEMÁTICA
Não há dúvidas de que a inclusão destas tecnologias, em ênfase ao computador, instrumento de ferramenta pedagógica, ocasionou inúmeras implicações e desafios em sua utilização. Uma das dificuldades mais vistas, por exemplo, é a dificuldade de adaptação dos professores na realização de atividades utilizando os Laboratórios de Informática Educativa (LIE).
Exemplificando frente a Pesquisa Tic Educação 2020, entrevistou 3.678 escolas realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil. Entre as escolas ouvidas, 87% relataram utilizar alguma forma de tecnologia para a realização de atividades na pandemia, recurso utilizado por todas as unidades particulares, por 94% das unidades na rede estadual e 69% na rede municipal.
Ao passo que, ao depender do perfil do educador frente ao uso dos recursos tecnológicos, em especial aos laboratórios de informática, se torna cada dia mais desafiador agregar os conteúdos curriculares para inovação da prática educativa docente. A tecnologia passou a corresponder um laço entre o ensino e aprendizagem se remetendo ao desafio de estabelecer/promover essa conexão com a tecnologia e os estudantes.
Mais precisamente tais dificuldades ocorrem por inúmeros fatores, dentre eles: a insegurança e falta de manejo de computadores, carência na capacitação e planejamento ausente para inclusão desses recursos. Frente a diversas problemáticas existentes com relação à implantação e manutenção dos LIE, faz-se necessário “analisar a partir das discussões de literatura, o contexto educacional docente no que diz respeito ao uso dos laboratórios de informática como ferramenta metodológica para aulas de biologia.”
Nesse sentido, estas questões são de suma importância, principalmente, se tais Laboratórios de Informática Educativa (LIE’s) estão instalados em regiões desprovidos de recursos como interiores, por exemplo, ou em comunidades de acesso restrito ou até mesmo a falta de recursos financeiros para capacitação dos profissionais da educação.
Logo, nesse sentido esse projeto trabalhará nesse contexto a partir de uma abordagem de discussão de literatura em uma perspectiva de um projeto de pesquisa, levando como prioridades os objetivos a seguir para melhor delinear o estudo.
...