VITAMINAS Ácido fólico-B9
Trabalho acadêmico: VITAMINAS Ácido fólico-B9. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: janeterosani • 25/11/2014 • Trabalho acadêmico • 1.429 Palavras (6 Páginas) • 297 Visualizações
Farmacologia Clínica I
Aluna:
Biomedicina, fase II
VITAMINAS
ÁCIDO FÓLICO –B9
Blumenau, 2014
SUMÁRIO
Introduçao....................................................................... 03
Folato............................................................................... 04
Funções ........................................................................... 04
Fonte de obtenção.......................................................... 05
Equivalentes diabéticos................................................................... 05
Biodisponibilidade do Folato........................................... 06
Metabolismo.................................................................... 06
Doenças relacionadas ao Acido fólico.............................. 06
Sinais e sintomas clínicos................................................................. 06
Toxidade........................................................................................... 06
Importância do folato em mulheres com idade fértil e alguns
problemas devido a carência no organismo.................................. 06
Niveis terapêuticos .......................................................... 08
Utilização terapêutica...................................................................... 08
Conclusão ......................................................................... 09
Bibliografia........................................................................ 10
INTRODUÇÃO
A vitamina B9 ou ácido fólico é uma das vitaminas do complexo B. E é importante para o tratamento de diversas doenças. Mas como todas as vitaminas, o ácido fólico tem uma dosagem de consumo diário, para manter os valores corretos no organismo.
Por este motivo, veremos como é sua estrutura molecular, qual a sua fonte de obtenção (quais alimentos há presença de folato), sua dosagem; incluindo níveis nutricionais e terapêuticos e também, como não poderia faltar, as doenças relacionados com a vitamina.
FOLATO
Também conhecido como folacina ou ácido fólico, mas quimicamente conhecido como ácido pteroilglutâmico (PGA). Sua forma de coenzima básica é tetraidrofolato (THF), que opera como parte de um complexo de enzimas que transfere um composto de carbono que surge durante o metabolismo. Essa ação converte vitamina B12 em uma das suas formas de coenzima e ajuda a sintetizar o DNA solicitado para todas as células em crescimento rapidamente.
Na maioria das vezes, os alimentos fornecem folato combinado com uma sequência de aminoácidos (os poliglutamatos). Mas o intestino prefere absorver o folato em sua forma livre (monoglutamato). As células do intestino hidrolizam o poliglutamato em monoglutamato e diversos glutamatos. Depois, monoglutamato é ligado a um grupo metil (CH3). E então, vários sistemas de transporte levam o monoglutamato em seu grupo metil para o fígado e outras células do corpo.
Para que a coenzima folato funcione, o grupo metil precisa ser removido por uma enzima que tenha a ajuda da vitamina B12. Sem essa ajuda, o folato fica preso na forma metil, não podendo assim, auxiliar na síntese de DNA e crescimento celular.
O excesso de folato é secretado pela bile e depois vai para a vesícula biliar.
FUNÇÕES
Acido fólico atua em conjunto com a vitamina B12 na transformação e síntese de proteínas. É importante para a formação dos glóbulos vermelhos, para o crescimento dos tecidos e para a formação do ácido desoxirribonucléico, que compõe o DNA das células. Por isso, é uma substância da maior importância na gravidez, especialmente nos primeiros meses, quando o bebê multiplica suas células em altíssima velocidade e quando se constrói a base do seu sistema nervoso.
Sua estrutura molecular é composta por ácidos carboxílicos e aminas.
FONTE DE OBTENÇÃO
O ácido fólico pode ser encontrado em diversos legumes, vegetais folhosos, miúdos, milho, amendoim, levedo de cerveja, nozes, amêndoa, castanha de caju e do Pará, leguminosas e grãos em geral. Porém, o cozimento prolongado dos alimentos pode destruir até 90% do seu conteúdo vitamínico.
Os valores de ingestão diária são diferentes para crianças, homens e mulheres diferindo também por idade. Por exemplo, crianças de 0 a 8 anos, vão de valores como 65 ug/dia a 200 ug/dia, enquanto os homens de 9 a >70 anos, vão de 300 ug/dia a 400 ug/dia e as mulheres de 13 a >70 podem ingerir de 300 ug/dia a 400 ug/dia, variando conforme esteja grávida ou lactando daí os valores são entre 600 ug/dia a 500 ug/dia.
Equivalentes Dietéticos de Folato (EDF)
Uma unidade de medida que expressa a quantidade de folato disponível para o corpo proveniente de fontes naturais. A medida iguala matematicamente a diferença entre a absorção do folato alimentar menos absorvível e o folato sintético altamente absorvível adicionado a alimentos enriquecidos e os encontrados em suplementos.
...