ÉTICA E MORAL NA POLÍTICA BRASILEIRA
Por: maisa-lopes • 20/6/2018 • Ensaio • 591 Palavras (3 Páginas) • 366 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS- UEG[pic 1]
CÂMPUS DE PORANGATU
CURSO DE GEOGRAFIA
ÉTICA E MORAL NA POLÍTICA BRASILEIRA
MARTA CLEMENTE DA SILVA SOUZA
Porangatu-GO
Jun./2018
Marta Clemente da Silva Souza[pic 2]
ÉTICA E MORAL NA POLÍTICA BRASILEIRA
Ensaio Acadêmico ao professor Fabiano Simão Prado, como parte dos requisitos para obtenção de nota na disciplina de Metodologia Cientifica pertencente ao 1º período do curso de Ciências Biológicas
Porangatu-GO
Jun./2018
Ética e moral na política brasileira
Atualmente estamos presenciando atitudes sendo tomadas acerca da política brasileira que acabam nos confundindo em relação ao que seria correto ou errado, isso porque pelo conceito de moral e ética ofertado pelo nosso país se torna contraditório para que um indivíduo comum, venha compreender certas atitudes dos nossos governantes, atos esses que são debatidos, dentro da nossa concepção do que seria correto.
Como é de conhecimento da maioria da população, a função do político é prezar pela coletividade, a governabilidade e o bem-comum, nesse sentido entende-se que não precisa ser ético ou moralista, mais é necessário que se faça o possível para manter o Estado ou município funcionando corretamente.
Aqui entra aquela celebre frase “os fins justificam os meios” do filósofo Nicolau Maquiavel. De acordo como Xavier (2010), para Maquiavel, a importância política se consolida na potencialidade de garantir a unidade, a ordem, a segurança e a prosperidade de uma comunidade. Se para conseguir isso o político precisasse ser tirano, ganancioso ou imoral, Maquiavel defende esses atributos.
Entende-se que o filosofo Maquiavel não era conivente com um governante imoral, mais que esse atributo poderia contribuir, bem como, para que se pudesse garantir a unidade política o governante precisasse ser moral, continuasse sendo moral, não importando assim os meios que este utilizasse para obter a unidade política, desde que a alcancesse.
Pois bem, o momento histórico da política brasileira em que vivemos, nos mostram que os nossos governantes abortaram completamente seus conceitos morais e éticos, e a certeza da impunidade colabora para que destruam as referências de ética e moral que possivelmente gerariam orgulho nas gerações futuras de pertencerem ao nosso país.
Diante de tantos escândalos e casos de corrupção na política brasileira, questiona-se o que seria ética e moral na política?, acredita-se que um político ético não seja somente aquele que desempenha suas funções com êxito, que aspira sem pensar na conduta utilizada para conseguir alcançar seus objetivos. Mais sim aquele que pensa na coletividade, que possui virtudes e é engenhoso e ousado para pensar e agir para o bem-estar e a melhoria do coletivo.
A inexistência de ética na política brasileira é, lamentavelmente, uma confirmação crescente e preocupante, pois os valores inerentes ao ser humano foram transformados em virtude de comportamentos encobertos, posturas escusas, atos duvidosos e ações absolutamente reprováveis.
...