A DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE ACIDEZ DO ÓLEO DE SOJA
Por: Wesley Barrios • 11/9/2021 • Trabalho acadêmico • 690 Palavras (3 Páginas) • 381 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE ACIDEZ DO ÓLEO DE SOJA
Camila Menegasso – ES85207
Camila Profeta – ES81812
Karla Lopes – ES81784
Débora Gonçalves Gouveia – ES79180
VIÇOSA
MAIO DE 2019
1.Introdução
A saponificação, ou hidrólise alcalina é uma reação entre óleos e álcalis, onde sob aquecimento, origina, além do glicerol, ácidos graxos (na forma de sabões), o sal de ácido carboxílico (Oliveira, et al. 2006). Esse processo consiste na desesterificação da gordura ou óleo, como demostrado na figura abaixo.
[pic 1] |
Figura 1: Reação de saponificação. Fonte: Alves et al, 2010. |
O sabão é largamente empregado em diversos segmentos industriais, tais como nas indústrias têxteis, de tintas, de plásticos e de couros. Entretanto, sua maior produção se destina à lavagem e limpezas domésticas. A característica mais importante por esse fato é que o sabão, sal de ácido carboxílico, é capaz de se solubilizar em meios polares e apolares, pois sua molécula possui grupos hidrofóbicos e grupos hidrofílicos. Esta estrutura molecular é responsável pela diminuição da tensão superficial da água, apresentando a capacidade de solubilizar tanto gorduras como a água. (Moretto e Fett,1998), como ilustra a Figura 2.
[pic 2] |
Figura 2: Estrutura molecular do sabão. Fonte: Mundo da Química |
Segundo Ribeiro e Seravalli (2007) as reações de saponificação informam o comportamento dos óleos e gorduras, como estabelecer o grau de deterioração e estabilidade, verificar se propriedades dos óleos estão de acordo com as especificações e identificar possíveis adulterações. Quanto menor o peso molecular do ácido graxo, maior será o índice de saponificação, grosseiramente; para as gorduras vegetais, quanto mais altos os índices de saponificação mais elas podem ser utilizadas para fins alimentares (Moretto e Fett,1998).
Segundo a ANVISA, a identidade de óleos e gorduras deve atender os requisitos de composição em ácidos graxos estabelecidos em normas do Codex Alimentarius.
O índice de saponificação (IS) é definido como a quantidade de base (em mg) necessária para saponificar uma quantidade definida de óleo ou gordura (1 grama) (Araújo, 2009).
- Objetivo
Obter o índice de saponificação do óleo de soja novo e usado.
- Materiais e Métodos
Em um balão de fundo chato de 250mL foram pesados 1,5440g de óleo de soja velho e adicionados 25mL de uma solução alcoólica de hidróxido de sódio. O sistema foi fervido sob refluxo por 30 minutos para que ocorresse a desesterificação do óleo.
Após esse tempo, a solução contida no balão foi resfriada e, em seguida, foi adicionado 1mL de indicador. Foi feita a titulação ácido-base com ácido clorídrico a 0,5M consumindo um total de 11,5mL do titulante para a amostra e 33mL para o branco.
Os valores obtidos foram anotados e utilizados para calcular o índice de saponificação.
- Cálculos
A diferença entre os volumes gastos, multiplicado por 28,05 e dividido pelo peso em gramas de óleo fornece o índice de saponificação, onde “Vol HClB” é volume de HCl gasto na titulação do branco em mL, “Vol HClA” é o volume de HCl gasto na titulação da amostra em mL, Fc é o fator de correção do ácido, e “peso do óleo” é a massa da amostra em gramas. Substituindo estes termos na equação a seguir, temos que:
...