Caso Clinico
Por: amsdesouza • 6/7/2018 • Trabalho acadêmico • 589 Palavras (3 Páginas) • 358 Visualizações
Exercício – Casos Clínicos
Alunos: Alexandre Bem-Hur
Andreia Mendonça Turma:BMN06S1
1) Uma diabética de 22 anos de idade deu entrada no setor de emergência. Ela narrou uma história de vômito e dor abdominal. Ela estava tonta, e sua respiração era rápida e profunda. Seu hálito possuía um odor característico.
- Qual é o diagnóstico mais provável?
Cetoacidose Diabética
- Quais dosagens laboratoriais poderiam ser feitas para ajuda-lo a confirmar esse diagnóstico?
O teste para cetonas em uma amostra de urina é uma das primeiras etapas para diagnosticar a cetoacidose diabética. Testar os níveis de glicose no sangue também é comum. Outros exames que podem ser feitos são: Análise de potássio no sangue, Gasometria arterial, Teste de amilase no sangue para avaliar a função pancreática, Raio-X do tórax para buscar sinais de uma infecção como pneumonia.
- O tratamento para essa doença é feito de que forma?
O tratamento para cetoacidose diabética envolve geralmente uma combinação de várias abordagens para normalizar os níveis de açúcar e de insulina no sangue.
- Como essa doença se instala no organismo?
A cetoacidose diabética é uma circunstância que ocorre toda vez que não há insulina em quantidades suficientes para metabolizar a glicose. Ela pode ser desencadeada pela ingestão abusiva de carboidratos e por situações de stress físico ou emocional. Stress físico ocorre quando o paciente é acometido por uma outra patologia, por exemplo uma amigdalite ou uma apendicite. Em situações de stress o corpo libera uma grande quantidade de hormônios hiperglicemiantes, isto é, hormônios que fazem o açúcar sangüíneo se elevar. Como não existe insulina em quantidade suficiente, as gorduras e proteínas armazenadas começam a ser quebradas, produzindo paralelamente substâncias ácidas conhecidas como corpos cetônicos.
2) Paciente de 68 anos, do sexo masculino, procura atendimento por poliúria, polidipsia e perda de peso há 3 semanas. Relata ter hipertensão arterial sistê- mica e utilizar hidroclorotiazida e captopril. Nega febre ou outras queixas. Durante o exame, encontra-se levemente desidratado, com os sinais vitais estáveis e sem par ticularidades no exame físico. No exame antropométrico, apresenta peso de 98 kg, 171 cm de altura e índice de massa corporal (IMC) de 33,5 kg/m2. A dosagem de glicose plasmática teve 307 mg/dL como resultado, a dosagem de HbA1c teve resultado de 13% e albumina teve resultado de 30 mg/dL.
a)Por que foram solicitadas tais dosagens. Explique.
Foram realizadas certas dosagem para verificar o grau de glicemia no paciente.
b) Com os resultados apresentados, o que você diria sobre o estado do paciente. O que os resultados mostram?
Os resultados mostra a glicemia no sangue alterada.
c) Qual o provável diagnostica do paciente?
Hipoglicemia alterada.
- Como tratar?
Paciente será tratado com á pratica de exercícios físicos, e uma alimentação balanceada.
3) Qual das seguintes complicações é menos provável de ocorrer em pessoas com diabetes tipo 2, em comparação com aquelas com diabetes tipo 1? Marque a alternativa correta e responda por que?
...