OS EXERCÍCIOS SOBRE PROTEINAS
Por: dehuni • 17/11/2021 • Trabalho acadêmico • 632 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
EXERCÍCIOS SOBRE PROTEINAS
1-A hemoglobina glicada, normalmente em torno de 5%, é proporcional à concentração de glicose no sangue, ou seja, cerca de 5% de glicose circula ligada à hemoglobina, daí o nome hemoglobina glicada (HbA1c). Sua determinação laboratorial é útil para o controle do diabetes melitus. A vida média de um eritrócito (90 a 120 dias) e o nível de HbA1c reflete a média da concentração de glicose sanguínea pelo menos nos últimos 60 a 90 dias precedentes. Um nível de HbA1c elevado, que indica um controle deficiente do nível de glicose sanguínea, pode orientar na indicação de tratamento apropriado. Explique se a hemoglobina glicada é quaternária?
Resposta: Sim, pois a hemoglobina glicada é uma proteína globular, formada por mais de uma cadeia protéica e com funções complexas. E por ser uma estrutura quaternária, logo a proteína também possui as estruturas primária, secundária e terciária em sua conformação.
2- Represente as estruturas dos vários tipos de forças responsáveis pela manutenção da estrutura quaternária da hemoglobina glicada.
[pic 1]
3) As características de enovelamento de proteínas globulares são específicas para uma proteína. Explique qual a disposição dos resíduos de aminoácidos, quanto à solubilidade, na cadeia proteica.
Resposta: Na cadeia protéica, a disposição dos resíduos de aminoácidos referente à solubilidade é ditado pelo grupo R, os resíduos com o grupo R hidrofóbico sua maioria fica no interior da proteína, já resíduos com o grupo R hidrofílico fica no exterior da proteína.
4) Experiências realizadas com proteínas sugerem que as mesmas podem ser desnaturadas por vários agentes e muitos destes são insuficientes para romperem as ligações peptídicas. A proteína desnaturada possui aminoácidos livres ou sequência de resíduos de aminoácidos?
Resposta: Possui a sequência de resíduos de aminoácidos que não se alteram e nenhuma ligação peptídica é rompida, preservando desta forma a estrutura primária.
5) Algumas semelhanças ocorrem entre elastina e colágeno, mas também há diferenças entre ambos. Por exemplo: ao contrário do colágeno as fibras da elastina podem ser distendidas como se fosse borracha e depois voltam à estrutura normal. Justifique baseando-se nas interações químicas (do tipo pontes de hidrogênio) e nas propriedades funcionais o comportamento da elastina em relação ao colágeno.
Resposta: A resistência da elastina se deve ao arranjo de sua cadeia protéica, ela possui resíduos de aminoácidos como a desmosina e isodesmosina que se unem de forma cruzada e fazem interligações por isso a sua elasticidade é grande, além disso, quando a elastina se distende ela passa de alfa hélice para beta hélice. No colágeno a sequência de resíduos de aminoácidos formam uma unidade tripeptídica, cada fibra de colágeno compreende três cadeias protéicas que formam uma tripla hélice que são unidas por ligações de hidrogênio intracadeia isso o deixa bastante resistente porém com pouca elasticidade, ele não possui pontes dissulfeto o que dá força de coesão é a hidroxilação da prolina e da hidroxilisina.
...