Vitaminas Lipossolúveis e Hidrossolúveis
Por: tyssah • 6/6/2018 • Trabalho acadêmico • 5.044 Palavras (21 Páginas) • 545 Visualizações
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE FARMÁCIA
LETÍCIA RODRIGUES
VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS: A, D, E, K.
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12, C, P.
SÃO GONÇALO
2018
LETÍCIA RODRIGUES
VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS: A, D, E, K.
VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS: B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12, C, P.
PROJETO APRESENTADO Á DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA
DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA. UNIVERSO,
COMO PARTE DOS REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DE
NOTA COMO VT.
ORIENTADOR: MICHEL DO NASCIMENTO MIRANDA.
SÃO GONÇALO
2018
SUMÁRIO
Sumário 3
1 Introdução 4
2 Vitaminas Lipossolúveis 5
2.1 Vitamina A (retinol) 5
2.2 Vitamina D (Calciferol – Colecalciferol e Ergocalciferol) 6
2.3 Vitaminas E (Tocoferol) 7
2.4 Vitaminas K (Filoquinona - Menaquinona) 8
3. Vitaminas Hidrossolúveis 10
3.1 Vitamina B1 ( Tiamina – vitamina F) 10
3.2 Vitaminas B2 (Riboflavina – Vitamina G) 11
3.3 Vitaminas B3 (Ácido nicotínico Niacina – Nicotinamida – Vitamina PP) 12
3.4 Vitaminas B5 (Ácido pantotênico) 14
3.5 Vitaminas B6 (Piridoxina) 15
3.6 Vitamina B7 ou Vitamina B8 (Biotina – Vitamina H) 17
3.7 Vitaminas B9 (Ácido fólico – Vitamina BC – Vitamina M) 18
3.8 Vitaminas B12 (Cianocobalamina – Cobalamina) 19
3.9 Vitaminas C (Ácido ascórbico) 21
4.Vitamina P ( Rutina) 22
5. Conclusão 24
Bibliografia 25
1 Introdução
As vitaminas são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças. O corpo humano supre as vitaminas, através de dietas ou por administração injetável. O aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal algumas vitaminas podem ser produzidas nos intestinos de cada indivíduo pela ação da flora intestinal sobre os restos alimentares.
A falta de vitaminas pode ser total avitaminose, ou parcial hipovitaminose. Em outras situações, podem surgir manifestações classificadas como doenças relacionadas à carência de vitaminas. A falta de vitaminas pode ser provocada por:
redução de ingestão pela diminuição da absorção na alteração da flora intestinal e na alteração metabólica. No excesso de vitaminas á hipervitaminose pode ser consequência da ingestão ou administração exagerada de vitaminas.
As vitaminas são divididas em dois grupos de acordo com a sua solubilidade: as vitaminas lipossolúveis são solúveis em gorduras, e são absorvidas na presença de lipídios após absorção do intestino. E as vitaminas hidrossolúveis são solúveis em água, sua absorção ocorre no intestino e transportada para os tecidos e eliminada na urina.
2 Vitaminas Lipossolúveis
As vitaminas lipossolúveis são solúveis em gorduras. São absorvidas pelo intestino humano através da ação dos sais biliares segregados pelo fígado, e são transportados pelo sistema linfático para diferentes partes do corpo. O organismo tem a capacidade de armazenar maior quantidade de vitaminas lipossolúveis, do hidrossolúvel.
As vitaminas lipossolúveis mais importantes para o corpo humano são: A, D, E, K. As vitaminas A e D são armazenadas, no fígado, e a vitamina E nos tecidos gordos e órgãos reprodutores. A capacidade de armazenar a vitamina K é reduzida.
2.1 Vitamina A (retinol)
A vitamina A está no grupo das lipossolúveis.
A vitamina A ou retinol é necessário para a função das células nervosa fotorreceptora sensível à luz na retina do olho. Ele também ajuda a manter saudável a pele e o revestimento dos pulmões, do intestino e do trato urinário, e protege contra infecções.
Principais funções da vitamina A são: crescimento e formação dos ossos, indispensável para a qualidade da visão, da pele e dos cabelos.
Fontes da vitamina A possuem pigmentos presentes nas cores laranja, amarelo ou vermelho. Assim quem consumidos os carotenos (1), são convertidos lentamente em retinol (2) ou vitamina A. também possuem outras formas de fontes como: acerola, vegetais verdes, batata, cenoura, gordura, leite, manteiga, leite, queijo, ovo, fígado e sardinha.
[pic 1]
Figura 1 B-caroteno (1) em conversão no retinol (2).
Avitaminose pouco vitamina A: xeroftalmia (secura dos olhos).
Hipervitaminose excesso de vitamina A: inclui visão turva, confusão mental, sonolência, aumento da pressão intracraniana, dor de cabeça, palidez, maior sensibilidade à luz solar.
Sinais e sintomas: cegueira noturna, fotofobia (hipersensibilidade à luz), hemorragia ocular, cegueira (casos mais graves), alteração do paladar, desidratação da pele com hiperqueratose e atrofia das glândulas sebáceas, desidratação das mucosas com infecções frequentes.
...