A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLA INCLUSIVA
Por: histoaldo • 9/8/2020 • Trabalho acadêmico • 3.360 Palavras (14 Páginas) • 322 Visualizações
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI
EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLA INCLUSIVA
ALDO DORNELAS LOPES
São Bernardo do Campo/SP
2019
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI
EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLA INCLUSIVA
ALDO DORNELAS LOPES
Artigo científico apresentado a FAVENI como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Ensino de Educação Física Adaptada Inclusão.
.
São Bernardo do Campo/SP
2019
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO FAVENI
EDUCAÇÃO FISICA E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à FAVENI, como requisito parcial para a obtenção de título de pós-graduado em Educação Física Adaptada Inclusão.
BANCA EXAMINADORA
Prof(a).
Prof(a).
Prof(a).
RESUMO
Este artigo tem como objetivo analisar a importância da inclusão social nas aulas de educação física. Por meio de uma revisão bibliográfica, que visa descrever as principais teorias sobre o assunto, será realizado inicialmente uma abordagem sobre a inclusão escolar e posteriormente a relevância da inclusão na disciplina de educação física. Concluiu-se que a prática de atividades físicas é considerada fundamental nos processos de inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, em turmas regulares, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, ressaltando a relevância dos professores de Educação Física nesse processo.
Palavras-chaves: Educação Física; Inclusão escolar; Educação especial.
ABSTRACT
This article aims to analyze the importance of social inclusion in physical education classes. Through a bibliographic review, which aims to describe the main theories on the subject, an approach will be initially carried out on school inclusion and later on the relevance of inclusion in the physical education discipline. It was concluded that the practice of physical activities is considered fundamental in the processes of inclusion of students with special needs, in regular classes, contributing to cognitive, affective and motor development, highlighting the relevance of physical education teachers in this process.
Keywords: Physical Education; School inclusion; Special education.
Sumário
1. INTRODUÇÃO 7
1.1 Problema 7
1.2 Objetivos 8
1.2.1 Objetivo geral 8
1.2.2 Objetivos Específicos 8
1.3. Justificativa 8
2. METODOLOGIA 8
3. EDUCAÇÃO INCLUSIVA 9
4. EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA 11
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1. INTRODUÇÃO
A oferta de uma educação inclusiva traz implícito o real comprometimento da sociedade com a garantia da educação de qualidade para toda a população, em especial para aqueles que necessitam que suas diferenças individuais sejam consideradas como elementos que podem condicionar o processo de ensino e aprendizagem. Segundo Souza e Prieto (2007, p.124) essa demanda coloca para os sistemas de ensino uma grande responsabilidade no que se refere à organização dos tempos e espaços escolares de forma a garantir que o princípio de equidade seja respeitado.
Mantona (2005, p.6) nos coloca que é fundamental a mudanças do paradigma educacional, para que possamos ter novas práticas escolares, revisão dos planejamentos, outra maneira de pensar a formação de turmas, enfim, uma inovação curricular pautada não somente em adaptações, mas principalmente naauto-regulação do processo de aprendizagem, pois é o aluno quem se adapta ao conhecimento, de acordo com suas possibilidades de assimilar o novo que já conhece.
Quando se trata das aulas de Educação Física, deve-se ter como eixo o aluno, para que se desenvolvam competências e condições igualitárias, buscando, portanto, estratégias para diminuir a exclusão ou a segregação. Para isso, segundo Souza e Prieto (2007, p.132), e faz necessário dar as condições essenciais para que todos os alunos possam atingir os objetivos pretendidos.
Nem todas as pessoas têm o mesmo ponto de partida e as mesmas condições postas no início do processo educativo, portanto cabe a escola e ao sistema (de forma mais ampla) a organização dos meios para dar a todos as mesmas oportunidades necessárias para aprender.
1.1 Problema
De que modo os alunos com necessidades especiais podem ser integrados a um ambiente inclusivo por meio das aulas de EducaçãoFísica?
1.2 Objetivos
1.2.1 Objetivo geral
O movimento social da inclusão é uma sistematização sociocultural que vem acontecendo no mundo todo, envolvendo, de modo amplo e consistente, todos os grupos e ideologias sociais. Diante desse cenário, o presente artigo, tem como objetivo geral, analisar a importância da inclusão social nas aulas de educação física.
1.2.2 Objetivos Específicos
- Refletir sobre a importância de uma educação inclusiva.
- Fornecer uma reflexão sobre o processo de construção da inclusão social, nas aulas de educação física.
- Determinar as vantagens da pratica de exercícios físicos para crianças com necessidades especiais.
1.3. Justificativa
O tema pesquisado decorre de questões levantadas ao longo da formação acadêmica na graduação e no curso de pós-graduação latu sensu, quando se passou a observar a importância da inclusão social nas aulas de educação física, para que os alunos que apresentam alguma necessidade especial, possam desenvolver suas capacidades pessoais e aprimorar e sua inteligência emocional.
2. METODOLOGIA
Este estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica que visa alcançar os objetivos propostos. Inicialmente foi realizado uma revisão bibliográfica minuciosa que aborda a importância inclusão social nas aulas de educação física. A pesquisa bibliográfica foi realizada mediante uma leitura sistemática, com fichamento de obras literárias que versam acerca da temática da inclusão, de modo a ressaltar os pontos pertinentes ao assunto em estudo. A pesquisa foi realizada mediante artigos presentes nas principais plataformas de revistas cientificas que versam sobre temática inclusão nas aulas de educação física, bem como plataforma Scielo e bibliotecas.
...