TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ginástica Acrobática

Por:   •  6/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.640 Palavras (7 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 7

Índice

Introdução        3

Ginástica Acrobática        4

Características da Ginástica Acrobática        4

Funções dos Ginastas        4

Figuras e Pirâmides Acrobáticas        5

Tipos de Movimentos da GA        6

Elementos Técnicos da Ginástica Acrobática        7

Conclusão        8

Bibliografia        9

        


Introdução

O presente trabalho da disciplina de Educação Física aborda a Ginástica Acrobática. O objectivo deste trabalho é apresentar a Ginástica Artística relatando a sua história, características específicas, e as suas principais regras e metodologias para que ela seja mais compreendida, divulgada e praticada.

O trabalho está estruturado da seguinte forma: parte introdutória sendo o espelho, parte textual apresentados os principais itens resultados na pesquisa, e a parte pós-textual expostas as referencias e/ou fontes utilizadas na sua elaboração.


Ginástica Acrobática

  A  Ginástica  Acrobática  (GA)  consiste  num  conjunto  de  exercícios  realizados  com  outros  ginastas  e  sem  a  presença  de  aparelhos.  A  Ginástica Acrobática  é caracterizada por  um  elevado  controlo  corporal em  movimentos  de  equilíbrio, dinâmicos  de  flexibilidade  e  força. Merida, Nista – Piccolo e  Merida (2008)  reforçam  esta  ideia,  apresentando  a  GA  como  uma  modalidade  desportiva  que  necessita  de  poucos  recursos  materiais,  que  pode  ser desenvolvida com atletas de diferentes constituições físicas e onde se podem proporcionar  momentos de trabalho em grupo.

Ela diferencia-se das outras modalidades ginásticas pelo fato de proporcionar trabalhos em grupo, por necessitar de poucos materiais, resultando em menor custo, além de poder ser desenvolvida com ginastas de diferentes estruturas físicas.

Características da Ginástica Acrobática

A ginástica acrobática tem três princípios fundamentais que a caracterizam: a formação de figuras ou pirâmides humanas; a execução de acrobacias, elementos de força, flexibilidade e equilíbrio para transitar de uma figura à outra; a execução de elementos de dança, saltos e piruetas ginásticas como componente coreográfico.

Além de necessitar de poucos materiais a ginástica acrobática está mais voltada para o trabalho em grupo e sua principal característica é que pode ser desenvolvida com ginastas de diferentes estruturas físicas (MERIDA et al. 2008).

Funções dos Ginastas

Para a realização dos  movimentos de  Ginástica Acrobática os ginastas podem assumir  uma três  funções, nomeadamente: base,  intermédio e  volante.

  • O base deve ser o ginasta mais pesado e mais alto do que os restantes elementos; é o elemento da base da estrutura gímnica e deve encontrar a posição mais estável para poder suportar ou transportar o colega (Guimarães, 2002).
  • O volante é o elemento que fica no topo da estrutura gímnica; deve possuir uma boa tonicidade muscular e evitar a realização de movimentos desnecessários. Geralmente o volante é o atleta mais baixo e o mais levede todos (Guimarães, 2002).
  • O intermédio é o ginasta que fica no meio das estruturas gímnicas e deve combinaras características dos anteriores (Guimarães, 2002).

As figuras podem conter um ou mais ginastas de cada função, variando conforme o número de participantes e o desenho que pretendem formar no espaço.

Estas funções desempenhadas pelos ginastas são deliberadas, prioritariamente, de acordo com suas estruturas e capacidades físicas, além de serem lavados em consideração outros factores, como a idade. Geralmente, os ginastas bases são mais velhos, experientes, pesados e fortes e devem possuir a capacidade de ajustar o equilíbrio dos volantes e zelar pela sua segurança. Os ginastas volantes ou tops são, normalmente, os mais jovens, leves, flexíveis e ágeis. Também são fortes e devem ser capazes de realizar acrobacias com grande senso cenestésico, sendo
desejável que não tenham medo de alturas. Já os ginastas intermediários costumam ser mais leves que o “base”, e demonstrar a combinação de todos os atributos já citados 

Figuras e Pirâmides Acrobáticas

As figuras acrobáticas podem ser classificadas a partir de dois critérios:

o posicionamento de seus “bases” (deitado, em quatro apoios e em dois apoios) e o número de “bases” (de dois “bases” e de um “base”). Já a composição destas figuras pode ser aberta, nas quais os ginastas encontram-se na mesma linha, ou fechada, nas quais os “bases” ficam fechados, formando um círculo, quadrado, entre outras formas, construindo uma base sólida para outras alturas.

Elas também podem ser classificadas, partindo-se do critério de altura das mesmas, em comparação com as partes do corpo dos ginastas:

  1. Pirâmides de meia altura: são pirâmides em que o ponto de apoio do volante está na linha da cintura do “base”.
  2. Pirâmides de primeira altura: são pirâmides em que o ponto de apoio do volante está na linha dos ombros do “base”.
  3. Pirâmides de uma altura e meia (somente trios e quartetos): são pirâmides em que um atleta está com seu ponto de apoio na linha da cintura, e o outro na linha dos ombros.
  4. Pirâmides de segunda altura (somente trios e quartetos): são pirâmides nas quais o volante está com o ponto de apoio na linha dos ombros do intermediário, e esse está com o ponto de apoio na linha dos ombros do “base”.
  5. Pirâmides de duas alturas e meia (somente quartetos): são as pirâmides nas quais um atleta está com o ponto de apoio na linha da cintura e os outros na linha dos ombros.
  6. Pirâmides de terceira altura (somente quartetos): são as pirâmides nas quais intermediários e volante estão com os pontos de apoio na linha dos ombros.

Tipos de Movimentos da GA

Gallardo e Azevedo (2007) referem que na GA podemos encontrar dois tipos de movimentos básicos: os movimentos de equilíbrio e os movimentos dinâmicos.

  • Os movimentos de equilíbrio são aqueles em que os ginastas formam e mantêm uma figura por pelo menos três segundos
  • os movimentos dinâmicos são compostos por uma fase de voo do volante (Gallardo & Azevedo, 2007).

os conteúdos da Ginástica Acrobática são divididos em dois grupos, os exercícios estáticos e os exercícios dinâmicos.

Eles podem ser fixos, nos quais as posições do “base”, “intermediário” e “volante” devem ser mantidas por quatro segundos e os exercícios estáticos em movimento, ou de transição, nos quais existem trocas de posições de um ou mais parceiros, e cada posição deve ser mantida por dois segundos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com