ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ALIADA AO CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES
Por: Leopoldo Andrade • 12/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.989 Palavras (8 Páginas) • 270 Visualizações
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ALIADA AO CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA EM ACADEMIAS
LEOPOLDO MACIEL DE ANDRADE
RESUMO
O exercício físico traz benefícios aos indivíduos, e deve ser combinado à alimentação adequada, para oferecer uma vida saudável e a melhora estética.
A nutrição e o exercício estabelecem uma inter-relação importante, pois uma alimentação balanceada e nutritiva melhora o rendimento do organismo, o desempenho físico, promove o reparo e construção de tecidos corporais, além de potencializar o efeito dos treinos. O objetivo deste estudo foi analisar os benefícios de aliar a alimentação saudável e o uso de suplementos alimentares por praticantes de atividade física em academias.
As academias em si favorecem a disseminação de padrões estéticos estereotipados, como corpo magro, baixa quantidade de gordura ou com elevado volume e hipertrofia muscular. Isso tudo, eleva o motivo pelo qual a maioria dos frequentadores de academia busca uma nutrição ideal e adequada ao seu tipo de treino.
Com tudo, ressalta-se que esta é uma atividade privativa do nutricionista e deve ser feita respeitando o consumo e gasto energético de cada pessoa.
Palavras-chave: Alimentação Saudável. Suplemento. Nutrição esportiva.
INTRODUÇÃO
É a partir da nossa alimentação que obtemos os nutrientes fundamentais para o funcionamento do nosso organismo. Dessa forma, é necessário que a nossa dieta seja variada, equilibrada e forneça quantidades adequadas de calorias e nutrientes para assegurar seu crescimento e desenvolvimento.
Uma alimentação saudável é aquela que atende todas as exigências do corpo, promovendo saúde e qualidade de vida (Philippi, 2008).
A nutrição é uma importante ferramenta dentro da prática desportiva e, quando bem orientada promove a manutenção da saúde do atleta, além de favorecer o funcionamento das vias metabólicas associadas ao exercício físico, como por exemplo, armazenamento de energia através da formação de glicogênio muscular.
As academias em si favorecem a disseminação de padrões estéticos estereotipados, como corpo magro, baixa quantidade de gordura ou com elevado volume e hipertrofia muscular. Com tudo isso eleva o motivo pelo qual a maioria dos frequentadores de academias buscam uma nutrição ideal e adequada ao seu tipo de treino.
Nesse sentido também tem crescido o interesse da população pela prática de atividade física (Silva e colaboradores, 2010), uma vez que o exercício associado a boas práticas alimentares traz benefícios para o individuo, tanto de maneira isolada como de maneira sinergética (Viebig e Nacif, 2011).
Durante a prática de atividade física, tanto o atleta quanto as pessoas que se exercitam por prazer precisam suprir adequadamente as necessidades do corpo (Nicastro e Colaboradores, 2008).
A nutrição e os exercícios estabelecem uma inter-relação importante. Pois uma alimentação balanceada e nutritiva melhora o rendimento do organismo, o desempenho físico, promove o reparo e reconstrução dos tecidos corporais, além de potencializar o efeito dos treinos (Fontes e Navarro, 2010). Promove ainda o controle e manutenção do peso, aumento da resistência cardiorrespiratória e melhora a estética (Marangon e Welker, 2008).
Como alternativa na busca destes objetivos, o número de academias tem crescido nos últimos anos. Paralelamente tem aumentado o consumo de suplementos alimentares e sua oferta no mercado (Araújo e Navarro, 2008).
Bem sabemos que apesar de a preocupação com a saúde e estética ter aumentado significativamente, existe muita falta de informação e orientação em relação à nutrição ideal. O que muitas vezes leva o praticante de atividade física desenvolver e/ou manter hábitos alimentares inadequados, ou consumir erroneamente suplementos alimentares, prejudicando o alcance de seus objetivos com a prática de exercícios físicos.
O objetivo deste trabalho foi demonstrar através de uma revisão sistemática os benefícios de uma alimentação saudável aliada a uma suplementação adequada para os praticantes de atividades físicas em academias.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Alimentar-se de maneira saudável tem se tornado uma preocupação global, visto que as doenças crônicas não transmissíveis, tais como, diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e obesidade representam uma grande ameaça para a saúde da população (Missadia e Rezende, 2011).
E durante as práticas esportivas, o organismo tem diferentes necessidades por vitaminas e minerais. A alimentação é ajustada de acordo com a prática esportiva, intensidade, duração, aumento da massa muscular ou diminuição do percentual de gordura.
Deve-se aumentar a quantidade de antioxidantes que combatem os radicais livres produzidos durante o exercício físico.
Existem alguns estudos onde apontam dicas alimentares para praticantes de exercícios físicos, dentre elas constam as seguintes:
- Aumento do consumo de carboidratos, pois é a maior fonte de energia;
- Manter um consumo adequado de alimentos ricos em proteínas (leite ou derivados, peito de peru, ovos e carnes em geral), pois estas são essenciais para uma boa recuperação das fibras musculares após os esforços físicos;
- Aumentar o consumo de vitaminas e minerais, encontrados nas frutas, verduras e legumes. O exercício aumenta a produção de radicais livres, e o nosso organismo se utiliza destas vitaminas e minerais para sua neutralização.
- Garantir uma hidratação antes, durante e após o exercício;
- Nunca se exercitar em jejum e nem deixe, da última refeição à hora do exercício, um intervalo maior do que 4 horas;
- O fracionamento correto da dieta fará com que seu metabolismo acelere;
- Aumentar o consumo de alimentos integrais, pois são ricos em fibras.
- Mastigar bem os alimentos. Isto permite que a chegada do alimento ao estômago seja lenta, ampliando o tempo para o órgão enviar uma mensagem de saciedade para o cérebro.
- Aumentar o consumo de líquidos. Água hidrata o corpo e atua na eliminação de toxinas.
- Preferir os queijos claros. O queijo é rico em proteínas e apresenta teor variado de gordura. Quanto mais amarelado, maior é o seu teor de gordura.
- Evitar bebidas alcoólicas durante as refeições. Sendo o álcool tóxico ao organismo, o corpo se encarregará de eliminá-lo primeiro, enquanto os demais nutrientes da dieta serão armazenados em reservas de gordura.
- Preferir carnes magras (assadas, cozidas ou grelhadas).
Lembrando sempre que se deve ter um acompanhamento por profissionais habilitados.
...