As Células eucarióticas e procarióticas
Por: Danroso • 9/4/2018 • Artigo • 1.572 Palavras (7 Páginas) • 253 Visualizações
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA[pic 1][pic 2]
LICENCIATURA
Disciplina: Conhecimento sobre o Corpo. | Tarefa: Atividade de Portfólio. | |
Nome: Daniel Rodrigo Souza de Oliveira | RA: 8005556 | Turma: DGEFL1601RjOA0O |
Parecer do Tutor: |
1) Caracterize as células eucarióticas e procarióticas.
A principal diferença entre elas é a ausência ou presença de membranas. Mas podemos ainda tecer outras diferenças. Nas células procarióticas não se tem um núcleo definido e seu material genético, que são os cromossomos, está diretamente em contato com o citoplasma. Esse espaço ocupado pelo material genético é chamado de nucleoide. Diferentemente de uma célula eucarióticas, as células procarióticas tem um citoplasma composto por poucas organelas e, de um modo geral, elas apresentam os chamados polirribossomos, que são ribossomos ligados à molécula de RNA mensageiro. Podemos citar como exemplos de seres formados por células procarióticas, chamados de procariontes, as bactérias, que são representadas pelo reino monera. As células procarióticas não se dividem por mitose, mas sim pela divisão binária, com formação de septos que vão de fora para dentro da célula, dividindo-a em duas células-filhas. As bactérias possuem dois tipos de prolongamentos com funções distintas, um deles é o flagelo, responsável pela locomoção; o outro é a fímbria que, além de participação da transferência unidirecional de DNA, é responsável pela aderência da bactéria em uma célula eucariótica atacada.
Nas células eucarióticas, ao contrário, há existência da membrana chamada envoltório nuclear ou carioteca que envolve um verdadeiro núcleo organizado. É a existência de membranas a principal característica das células eucarióticas, tais membranas dividem a célula em partes ou compartimentos responsáveis para manutenção e divisão da célula. Nesse tipo de célula, o núcleo e o citoplasma são bem distintos. Podemos citar como exemplos seres eucariontes, aqueles que são constituídos por células eucarióticas, os que fazem parte de um desses quatro reinos: protista (protozoários), plantae (plantas), fungi (jungos) animalia (animais), sendo este o reino do qual fazemos parte. Enquanto o material genético das células procarióticas são constituídos de polirribossomos, as células eucarióticas possuem um núcleo com cromossomos, constituídos de DNA associado a proteínas histônicas. O citoplasma é bem complexo, delimitado pela membrana plasmática e divido em compartimentos, nos quais encontramos as organelas. Dentre as organelas, encontramos as mitocôndrias, o retículo endoplasmático liso e rugoso, o lisossomo, o complexo de Golgi e os ribossomos, responsáveis pelas atividades metabólicas das células como digestão, respiração, secreção e síntese proteica. Enquanto as células procarióticas têm flagelos e fímbrias, as procarióticas têm filamentos e túbulos do citoesqueleto, com funções de estabilização da forma celular, organização do citoplasma, locomoção e suporte mecânico. A membrana plasmática tem a função de fazer a seleção das substâncias que saem do meio extracelular e entram no meio intracelular (permeabilidade seletiva e transporte de moléculas), equilibrando a constância do meio intracelular. A membrana plasmática também faz a interação entre as células e, ainda, proporciona suporte mecânico. Podemos assim perceber como uma célula eucariótica é bem mais complexa que uma célula procariótica.
2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?
As biomoléculas que compõem nossa célula são a água, os carboidratos, as proteínas, os lipídios e os ácidos nucleicos (DNA e RNA).
A água compõem 70% do nosso organismo humano e, assim, é indispensável para todas nossas atividades metabólicas. Composta por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, ela é considerado um dipolo, com um polo positivo (representado pelos hidrogênios) e um polo negativo (representado pelo oxigênio), o que faz com que a água seja o principal solvente celular, capaz de fazer ligação com várias outras moléculas, já que o íons tem a característica de combinar com outros eletricamente inversos.
Carboidratos, considerados a maior fonte de energia para o metabolismo celular, são constituídos basicamente por um átomo de carbono, dois de hidrogênio e um de oxigênio. Daí o nome carboidrato, “carbo”, por se constituído de carbono e, “hidrato”, por ser constituído também por um molécula de água (dois átomos de hidrogênios e um oxigênio). Em suma, a função do carboidrato é dar energia para o metabolismo celular.
Lipídios, por sua vez, são as gorduras encontradas no corpo humano que, além da função de reserva energética, os lipídios são importantes para manutenção da temperatura corporal e, ainda, são os principais componentes das membranas celulares.
Proteínas, consideradas as células mais importantes do corpo, já que não necessárias para todas as funções básicas das células. Podemos citar como funções das proteínas: estrutural, pois são as constituições básicas das fibras musculares; catalisadora, pois as enzimas catalisam reações bioquímicas (reações intra ou extracelulares) e, sem elas, essas reações não ocorreriam; imunológica, pois uma classe das proteínas encontradas no plasma sanguíneo são as gamaglobulinas e, entre elas estão as imunoglobulinas, que ajudam a prevenir e combater infeções e doenças.
Por fim, os ácidos nucleicos, que tem grande importância biológica, uma vez que estão diretamente relacionados com a atividade celular, tendo a função de armazenar as informações genéticas.
3) Como é composta a membrana plasmática?
A membrana plasmática é composta por dupla camada de lipídios, tendo carboidratos ligados em sua face externa e proteínas inseridas na dupla camada formando canais importantes para o transporte de substâncias.
4) Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?
Ativo e passivo. No transporte ativo, há gasto de energético para transportar a molécula contra o gradiente de concentração. No transporte passivo, não há gasto energético, uma vez que a substância passa do meio mais concentrado para o menos concentrado e pode ser subdividida em três tipos: difusão simples, difusão facilitada e a osmose.
5) Faça uma breve descrição dos tecidos epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Analise como esse conhecimento será útil para sua formação.
Tecido epitelial é aquele formado por células justapostas, com pouco material extracelular entre elas. O tecido epitelial pode ser de dois tipos: o epitélio de revestimento, que reveste as superfícies externas e as cavidades corporais, como a pele, cavidade bucal, tudo digestório etc.; e os epitélios glandulares, formados por células com capacidade de secreção, como, por exemplo, glândulas salivares e as glândulas sudoríparas. Há ainda, o neuroepitélio, que é um tecido epitelial com capacidade para captar estímulos externos como luz, odor e gosto.
...