Atividades aquaticas
Por: rerim.14 • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 329 Palavras (2 Páginas) • 500 Visualizações
Resenha Descritiva do livro
Aprendendo a Nadar em Ludicidade.
Autor Maurício Duran.
O livro de Maurício Duran retrata a vivência acadêmica dos educandos de Ludicidade, um lugar em que estudar era muito divertido. Em Ludicidade havia apenas pré – escola, e todos os educandos que chegavam ao ensino fundamental, faziam diariamente uma árdua viagem a caminho de Rigorosidade, percorrendo o complexo trajeto do Caminho do Saber.
O ensino em Rigorosidade era muito diferente em relação ao de Ludicidade, pois não propiciava momentos lúdicos, e os professores eram extremamente rigorosos, e tinham como único objetivo o de preparar seus educandos para o futuro universitário. Os professores preocupados apenas em cumprir o objetivo único, não se lembravam que seus educandos ainda eram crianças e por isso deveriam viver aquela idade com responsabilidades de crianças.
Merlyn, um educando que estudou em Ludicidade e também em Rigorosidade, ao concluir seus estudos, retornou a Ludicidade e se tornou professor de natação, ele conseguiu perceber a necessidade de transformar o método de ensino que não era atrativo para os educandos, e pensou em novas metodologias didáticas para aplicar em suas aulas, de modo que elas ficassem atrativas e interessantes , fazendo com que os educandos participassem ,e contribuindo assim para o aprendizado construtivo deles.
Ele conseguiu entender que deveria respeitar o conhecimento prévio de seus educandos, e incluiu em suas atividades ambientes lúdicos para proporcionar a aquisição do conhecimento estimulando todos a expressarem suas opiniões, e em alguns momentos dessas opiniões surgiam alguma outra maneira produtiva de ensinar. Percebeu também que estimular a imaginação das crianças era uma ótima maneira de ensinar e dessa forma, começou a introduzir cada vez mais em suas aulas o “faz de conta”, conseguindo assim que todos os educandos participassem com interesse nas aulas, pois a cada aula era vivenciada uma aventura, um sonho diferente.
Sendo assim, pode se concluir que para ser um professor comprometido e dedicado à sua função, é preciso ser criativo, e também respeitar as limitações, necessidades e referências de todos.
...