Centro Universitário Claretiano Para a Disciplina
Por: pardalg3 • 2/11/2018 • Trabalho acadêmico • 564 Palavras (3 Páginas) • 293 Visualizações
[pic 1]
RODRIGO JOSÉ DA CONCEIÇÃO Ra 8055206
PORTIFOLIO 2
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina_ Educação Fisica para Grupos Especiais e Adaptada, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Antonio Eduardo Ribeiro
Curitiba
2018
O presente trabalho vem descrever e analisar o comportamento do professor mediante com alunos portadores de deficiência.
Foi feito a visita no Studio de dança Izabela Proceke situado na cidade de Irati-pr. O estúdio conta com 94 alunos sendo apenas uma aluna portadora de algum tipo de deficiência.
A professora avaliada, ministra as aulas de ballet com crianças de 4 a 16 anos, sendo graduada em pedagogia e psicopedagogia, e tem 8 anos de ballet, começou a ensinar faz 2 anos.
As aulas têm 60 minutos de duração, e é realizada uma vez por semana, maioria das aulas é voltada para as coreografias que sempre são realizadas no meio e no fim do ano. A turma com a aluna portadora do autismo possui 12 alunos
No começo das aulas a professora realiza atividades de alongamento, até então nessas primeiras atividades a aluna não precisou de nenhuma ajuda em especifico. A aluna mostrou boa performance com os movimentos específicos da modalidade, mas demonstrou não ter muita paciência com os números de repetições dos exercícios, professora explica que o ballet é uma modalidade muito difícil de não trabalhar repetições porque praticamente todos os movimentos da modalidade são específicos.
A aluna demostrou ser muito interessada com a aula, as músicas que o ballet utiliza tem ótima aceitação. A vestimenta utilizada é algo muito atraente para ela, pois várias vezes ficava se olhando no espelho enquanto as outras crianças interagiam com os movimentos que a professora passava.
Os alunos da mesma turma têm uma ótima aceitação, algumas mais próximas demostrando com interação antes durante e pós aula. Pelo lado da professora não se nota excessos e nem falta de cuidado. Apenas uma atenção de olhar a mais para a aluna portadora, a professora explicou que é devido sua mudança de humor repentina as vezes, que faz com que ela tenha atitudes desagradáveis as vezes, mas ela comenta que tem diminuído bastante essas mudanças de humor. Pode ser que ela ainda esteja em adaptação por ter algumas meninas com diferença de idade fazendo a aula, tem crianças de 8 a 11 anos na turma.
Conversando com a professora, nota-se sim uma preocupação em especifico, comentou que procura ler mais sobre a deficiência, e que já tinha trabalhado em escola que tinha inclusão. Conversando com ela descobri que os pais também auxiliam no desenvolvimento dela, sempre conversam sobre os aspectos comportamentais da aluna, então ao meu o Studio de ballet cumpre com requisitos básicos da inclusão, porque está havendo uma mudança de comportamento positiva por parte da aluna, e também cumpre com o básico da integração já que mesmo tendo o seu desenvolvimento um pouco em desvantagem aos demais devido ao autismo, ela está inserida em todas as atividades.
...