Centro Universitário para a disciplina de Base Nacional Comum Curricular
Por: Jonatas Gomes • 20/4/2022 • Trabalho acadêmico • 1.318 Palavras (6 Páginas) • 186 Visualizações
[pic 1]
JONATAS GOMES DE ARAUJO
8156008
PORTFÓLIO 1
Trabalho apresentado ao Claretiano - Centro Universitário para a disciplina de Base Nacional Comum Curricular (Bncc) como atividade parcial do portfólio 1.
Professores: Mariana Percorari e
Gustavo Pimenta Ricci
Recife
2022
Objetivo do ciclo de aprendizagem 1: Entender de forma analítica o que é competência, sua inserção de forma criteriosa na escola, tendo a clareza da implementação das 10 competências gerais da Educação Básica, considerando a complexidade da progressão das aprendizagens dos estudantes.
Refletindo e analisando sobre a definição do que é competência e sua forma de inserção na escola. Vejo que em períodos anteriores ao da Base nacional Comum curricular (Bncc), o ensino era estritamente de transmissão de conhecimentos, transmissão de conteúdos, sem a devida participação, interação, protagonismo, e trocas, Assimilando e compreendendo de forma passiva, sem que existisse um modo mais efetivo na participação do aluno no processo de aprendizagem.
A partir da Bncc é possível caminhar com um novo processo na educação, de acordo com nosso contexto histórico-cultural, e das 10 competências gerais da educação vão facilitar e ajudar, fazendo com que o aluno seja a peça principal no processo, não ficando inerte ou excluso sem nenhum tipo de participação, tendo protagonismo em qualquer fase do ensino básico, seja ela; Ensino infantil, ensino fundamental (anos iniciais e anos finais) e ensino médio.
Através do desenvolvimento dessas competências, irá permitir que o aluno tenha a sua participação de forma reflexiva, de forma ativa e crítica, diante dos conteúdos que estão sendo abordados e estudados, dentro da instituição e dentro do processo de ensino entre os participantes, Tendo uma maior vivência na prática tudo que esta sendo colocado, assim sendo, este ensino terá qualidade, e dinamismo, como também irá respeitar a especificidade desses alunos. Não havendo uma hierarquia, nas competências e sim todas devem estar articuladas diante desse novo olhar do processo de ensino e aprendizagem.
Objetivo do ciclo de aprendizagem 2: Compreender a importância da progressão e a continuidade dos processos de aprendizagem; acompanhamento e avaliação das aprendizagens, síntese das aprendizagens e a transição da educação infantil para o ensino fundamental à luz da Bncc.
Tendo como premissas o comportamento, habilidades, e conhecimento que promovam a aprendizagem e o desenvolvimento usando sempre a interação e as brincadeiras em suas estruturas.
Seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Esses direitos deixam claro o objetivo que é a criança, ser protagonista em sua aprendizagem e desenvolvimento. Desta forma, passa a ser desafiador para as instituições os direitos a aprendizagem e desenvolvimento, garantindo igualdade, equidade, diversidade e democracia inclusiva.
O documento da Bncc deixa claro que as práticas, e habilidades vão progredindo de forma a ficar mais complexo e progressivo, sendo de extrema importância ajudando a instituição a pensar de forma mais verticalizada, respeitando e acompanhando a evolução do aluno a cada ano. É importante observar que nessa estrutura, as etapas não podem ser vistas de forma isolada e sim, de maneira integrada garantindo um aproveitamento curricular, tendo em vista um melhor desempenho no desenvolvimento e na aprendizagem, assim sendo, progressivo.
Nas questões relacionadas há transição do ensino infantil ao ensino fundamental, percebe-se a importância dos campos de abordagem citados no ciclo 2, que destaca a escuta, fala, pensamento e imaginação, e meios naturais ao ser humano(crianças) que devem ser explorados e aproveitados de forma progressiva, como; a escuta e a fala (reproduzindo o que se escuta), passando tanto pela conversa com os pais, e outros adultos, até expressões de desejos, e ideias. Nas três sínteses de aprendizagens, se torna imprescindível o uso delas, pois carrega de forma coesa, a gradativa esta transição, desde onde se tem a preocupação no que diz respeito há socialização e respeito com o outro; com o corpo, Assim começando e tornando mais consciente o uso com o mesmo desde higiene e autonomia para tal; e trabalhar e desenvolver as diferentes percepções, seja ela auditiva com sons e ritmos, seja uma percepção visual, com as artes visuais, assim sendo uma transição progressiva e dinâmica para o ensino fundamental.
1. Cite 5 ações do professor de como assegurar a progressão de aprendizagens dos estudantes ao longo de toda a educação básica(considerando sua etapa como professor), tendo como foco o desenvolvimento de competências e tendo certeza que os alunos estão incorporando as aprendizagens essenciais (essenciais não quer dizer o básico) e o professor não seguindo um rol de capacidade/aptidão/habilidade (que são as competências a serem desenvolvidas). O ensinar precisa ter significado para o aluno e não ser automatizado.
- Acompanhamento do processo do estudante, tendo o professor um papel investigativo, porém dando protagonismo aos mesmos, e permitindo suas reflexões, criticas, observações, assim o professor pode estar sempre envolvido nesse processo assumindo uma postura coadjuvante em algumas situações (está desenvolvendo? Qual a dificuldade? Onde pode melhorar?).
- Adotar uma postura humilde e consciente, inclusiva abrindo oportunidades igualitárias para todos os alunos de realidades distintas, tanto socioculturais, socioeconômicas, gênero, raça, e etc. tendo uma aprendizagem significativa, assim, agregando e convergindo a realidade do aluno com o plano de ensino traçado pela instituição/professor.
- Para assegurar a progressão de aprendizagens dos estudantes durante todo o ciclo da educação básica, é importante que o professor esteja alinhado com a disciplina no sentido do que será abordado em sala. No objetivo de ter uma aprendizagem significativa e transformadora para os alunos, o professor deve está atualizado e conhecer bem a área especifica que irá ministrar as aulas, assim como áreas correlacionadas á sua área específica.
- Obter instrumentos de avaliação e de diagnósticos no que se refere ao aprendizado e desenvolvimento do aluno, tendo dados do avanço ou não do aluno ao logo do período escolar, assim com esse material identificando possíveis lacunas e espaços a serem trabalhados para uma desenvoltura desejável e ideal.
- Incentivar e propiciar que os alunos se conectem com a escola de forma mais integral, no sentido de seu desenvolvimento nas atividades em diversos âmbitos da instituição, assim desenvolvendo diversas outras capacidades e habilidades com iniciativas responsáveis, projetos de vida, diálogo com a comunidade, etc.
2. Cite 5 ações como professor, em qualquer área da educação básica, que mostrem: o que devo “olhar”, “revisitar” no contexto da educação infantil para garantir as aprendizagens essenciais na etapa em que você vai ensinar, considerando a lógica da progressão de aprendizagens? A pergunta não é o que a educação infantil tem para contribuir, pois não é uma etapa progressiva e não fragmentada?
1. Ter compreensão das concepções da educação infantil e da criança que a Bncc aborda e alicerça, assim tendo foco em seu desenvolvimento, os parâmetros, capacidades e conhecimentos que sem desejam desenvolver ao longo do tempo e tendo como “luz” a Bncc e o currículo atual.
...