TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO SÉCULO XXI

Por:   •  21/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.205 Palavras (9 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO SÉCULO XXI

As dificuldades e os problemas encontrados na Educação Física escolar no Ensino Médio do período noturno.

SOROCABA - SP

2016

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO SÉCULO XXI

As dificuldades e os problemas encontrados na Educação Física escolar no Ensino Médio do período noturno.

Trabalho para obtenção de notas da NP2 da disciplina MTA

Rika Luz

SOROCABA - SP

2016

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO SÉCULO XXI

As dificuldades e os problemas encontrados na Educação Física escolar no Ensino Médio do período noturno.

Trabalho para obtenção de notas da NP2 da disciplina MTA

Rika Luz

Aprovado em:      

_______________________/__/___

Professor: Rika Luz – UNIP

RESUMO

O presente trabalho buscou entender as dificuldades que tanto os professores quantos os alunos enfrentam com relação às aulas de Educação Física no Ensino Médio. O horário da disciplina dentro do currículo da escola, as dificuldades enfrentadas pelos professores, a falta de apoio da escola com a disciplina e os pedidos de dispensas das aulas. Alguns estudos mostram que os professores entendem que a Educação Física deve ser conduzida no mesmo período das demais disciplinas, assim facilita a democratização ao acesso dos alunos e que as maiores dificuldades dos professores, está na falta de interesse dos alunos do ensino médio e na falta de habilidades dos mesmos. A preocupação quanto ao número de pedidos de dispensa, que segundo a lei 9.394/96, rege que as aulas de Educação Física são facultativas para alunos que cumpram uma jornada de trabalho de seis ou mais horas por semana, tenham mais de 30 anos, estudantes grávidas ou com filhos e aqueles que prestam serviço militar. Com a disciplina no mesmo horário das demais aulas, estima-se que este número, gira em torno de 12% dos alunos matriculados no ensino médio. A partir deste artigo será possível observar que o professor precisa repensar a sua metodologia para fazer suas aulas mais atrativas, uma vez que a Educação Física escolar, não é só reprodução de movimento e esporte, mas um mecanismo para esclarecer, estimular e incentivar os alunos do quanto é importante a prática de atividade física para o corpo, mente  e que atividade física regular  contribui para uma vida saudável. Todavia, os alunos do ensino médio devem compreender que a aula de Educação Física é uma prática que traz benefícios no seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, além de fazer parte do currículo escolar.

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Professores. Período Noturno. Aluno

SUMÁRIO

1.0

INTRODUÇÃO        6

2.0        DESENVOLVIMENTO        7

3.0 CONCLUSÃO        9

 REFERÊNCIA ..........................................................................................................10





1.0 introdução

        No presente trabalho, buscamos mostrar as dificuldades que tanto os professores quantos os alunos enfrentam com relação à Educação Física no Ensino Médio, constatadas a partir de nossas experiências vivenciadas através do estágio em escolas públicas da cidade de Sorocaba-SP.

        O interesse pelo tema da atividade prática supervisionada surgiu principalmente por conta da nossa atuação como estagiários nas escolas de ensino médio, durante a qual pudemos observar uma significativa falta de interesse dos alunos e dos professores nas aulas de Educação Física.

        Portanto, destacaremos no trabalho as questões envolvidas na Educação Física do Ensino Médio, observando que existem atividades diferenciadas para se trabalhar com os alunos, como por exemplo a ginástica, os jogos, as lutas e a dança, permitindo que o professor desenvolva um processo educativo de qualidade, proporcionando aos alunos um aprendizado não somente do movimento ou gesto esportivo, mas desenvolvendo também aspectos sociais e cognitivos, além da qualidade de vida.

        Nos apoiamos a partir de referências de autores que discutem a questão da Educação Física no Ensino Médio por meio de pesquisa bibliográfica e também tivemos a oportunidade de conhecer, conversar e discutir com diferentes  professores de Educação Física no Ensino Médio.

Paginação errada

Sumario errado

Espaçamento errado do resumo

Espaçamento errado do trabalho todo

Referencias (a palavra) tem que estar centralizado

1,5 Formatação:1,0

1,5 Conteudi:1,5


2.0 DESENVOLVIMENTO

        Para entendermos os papéis e objetivos da Educação Física na escola é necessário entender como ela se insere no Sistema Educacional Brasileiro, através da legislação que lhes dá suporte.

        A educação brasileira teve até os dias de hoje, três Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A primeira, em 1961, a LDB de 1971, que reformulava a primeira, e a atual LDB, promulgada em 1996.

        Na primeira LDB, de 1961, a Educação Física já era considerada obrigatória nos graus primário e médio, até a idade de 18 anos. Nesta época sua preocupação era preparar o “físico” dos jovens para ingressarem no mercado de trabalho. Com a reforma educacional, ocorrida em 1971, ocorreram mudanças em relação ao papel da Educação Física, que se tornou obrigatória em todos os níveis e ramos de escolarização, sendo que a participação só seria facultativa ao aluno, caso o mesmo estudasse em período noturno, trabalhasse mais de 6 horas diárias, tivesse mais de 30 anos de idade, estivesse prestando Serviço Militar ou se estivesse fisicamente incapacitado (CASTELLANI FILHO, 1998).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com