Educação Física e Dança
Por: 2022290506 • 20/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.292 Palavras (6 Páginas) • 350 Visualizações
[pic 1]
JEAN CARLOS SILVA SANTOS[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
IPIRÀ BAHIA
2015
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8][pic 9]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2DESENVOLVIMENTO......................................................................................5
3 CONCLUSÃO................................................................................................6,7
4 REFERENCIAS 7
Introdução
A proposta deste trabalho enfatiza a importância do ritmo no desenvolvimento psicomotor, abrangendo uma certa faixa etária, da educação infantil ressaltando as funções psicomotoras trabalhadas através da dança e da ginástica, os aspectos cognitivos e sócio- emocional também serão mencionados, pois são componentes presentes e imprescindíveis em cada tarefa do aluno dando a ele uma nova possibilidade de vida.
A dança é a arte do movimento e é uma das áreas mais antigas de conhecimento das artes cênicas juntamente com o teatro e a musica, seu primeiro registro foi caracterizados por movimentos rudimentares, ainda na pré- história onde os homens batiam os pés no chão e aos poucos foi descobrindo que poderia criar novos tipos de sons e movimentos, como o das palmas. Embora saibamos que para dançar não é preciso possuir musica, e sim movimentos corporais que expressam toda a emoção.
Uma das finalidades da dança na escola é permitir a criança evoluir em relação ao domínio do seu corpo, assim desenvolverá e aprimorará suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, formas, superação de sua limitações e condições para enfrentar novos desafios quantos a aspecto motores, sociais, afetivos, e cognitivos. Sendo assim existem infinitas possibilidades de integrar a dança e a ginastica nas aulas de Educação Física da Educação Infantil.
Desenvolvimento:
É preciso que nós educando consiga de uma certa forma explorar a dança e a ginástica nas aulas de Educação Física, pois dentre a variedade de experiências de movimentos que a criança explora em sua descoberta de mundo, o presente estudo destaca a dança com o objetivo de esclarecer sua importância para o desenvolvimento psicomotor, principalmente em crianças da pré- escola. A dança se apresenta como ferramenta fundamental na Educação Infantil, pois oportuniza o desenvolvimento psicomotor da criança, sendo assim deve ser valorizada na pratica da Educação Física Escolar. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo maior controle sobre o seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo ( RCNEI, p.15 ). Na Educação Infantil, a criança busca diversas experiências em seu próprio corpo, movimento e descobertas, o movimento permite a criança expressar sentimentos, emoções e pensamentos, possibilitando a ampliação no uso de gestos significativos e posturas corporais. E importante relatar que explorando essa área onde á um mundo de possibilidades, onde os objetivos gerais da Educação Infantil pra crianças segundo os RCNCEI são: ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos, e as demais situações de interação; explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, flexibilidade e resistência, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades do seu corpo; controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações; utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento e etc., para ampliar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos; apropriar-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmento e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com próprio corpo.
Conclusão:
Por tanto como venho dito a importância do ritmo da dança e da ginástica na Educação Infantil em vários fatores psicomotores, mais temos que colocar essas funções e objetivos em prática, da melhor maneira possível no intuito de melhorar cada vez mais o desenvolvimento do nossos futuros alunos, que de acordo com Machado e Nunes ( 2010, pg.34 apude conceição 2003), ritmo “é a organização constante periódica de um ato motor. É forma de se deslocar no espaço obedecendo a uma determinada sequência de sons ou musica. Para ter ritmo é preciso ter organização espacial. Com os estudos da pesquisa foram encontrada atividades muito boas para serem exploradas de maneira dinâmica e correta possível para poder trabalhar com os futuros alunos, umas das atividades foi; “ O trem doido coreografo” com a proposta de deixar o aluno livre para explorar o máximo de movimentos e usar sua criatividade. Explorar timidez, liderança, ritmo espaço e conjunto. Além de trabalhar com diversos ritmos musicais, do autor chamado José Ricardo Martins Machado e Marcus Vinícius da Silva Nunes, que é da seguinte maneira, formar uma coluna de alunos, onde os mesmo se chamarão de “trem”. O primeiro de trem deverá movimentos onde todos deverão imita-los, quando a musica tocar ou o professor gritar trocou quem estava puxando o trem passa para o final da fila e o próximo assume o controle do trem ditando as coreografias, e outra bem conhecida e muito divertida de se trabalhar com alunos a atividade denominada “ Estátuas”, onde proposta dada é, ao ouvirem a musica os alunos saem dançando se expressando livremente, e ao comando do professor eles viram estatuas, que permite a expressão livre de cada um, criatividade, respeito pelo movimento do outro, dos autores Tânia Dias Queiroz e João Luiz Martins, nessa atividade bom ter mais de 5 pessoas, pois com um aparelho de som e musica, a pedido do professor os alunos irão começar a dançar livremente e quando o som parar todos terão que ficarem estatuas, e com o professor passando e fazendo caretas, mais porém quem sorrir o se mexer terá que pagar prenda e vai no comando da brincadeira. Acreditamos que a inserção de uma prática pedagógica na Educação Infantil, que visa o desenvolvimento de movimentos significativos podendo compreender a importância de se trabalhar as atividades rítmicas e expressiva. Por tanto trabalhando desta forma é possível que possibilitamos aos alunos um certo desenvolvimento na realidade do Ensino Escolar principalmente da Educação Infantil.
...