Educação Física no Ensino Fundamental Plano de Aula
Por: Morpheus n6 • 4/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.268 Palavras (6 Páginas) • 460 Visualizações
Universidade Paulista UNIP
Educação Física
Educação Física no Ensino Fundamental
Plano de Aula
Nome / RA:
Leonardo Oliveira Valentim RA: 3915298
Giulia
Pita
Luis
Natan
Rogério
Disciplina: Educação Física no ensino Fundamental
Tema: Unidade Temáticas BNCC Lutas
Plano de aula: Jiu-Jitsu
Duração: 20 minutos
Aula para 2º ano do ensino fundamental 8 a 10 anos
O Jiu-Jitsu
O jiu-jitsu foi originalizado no Japão e tem como objetivo imobilizar o adversário com golpes nas articulações como braço e tornozelo e estrangulamentos. No Brasil ele chegou em 1917 trazido pelo mestre Mitsuyo Maeda ensinou Carlos Gracie, membro da família de lutadores Gracie e expandiu o a arte marcial pelo brasil
O jiu jitsu é uma arte que tem contato com tatame e tem como característica usar força e o peso do seu adversário contra ele mesmo, com variedades de técnicas no chão onde a luta pode ser decidida com uma imobilização. Os principais golpes são Queda e Triângulo, Omoplata, Mata-Leão, Mão de Vaca, Gravata técnica, Estrangulamentos, Chaves de braço e Armlock.
O Jiu-Jitsu praticado aqui no Brasil é diferente do original do Japão. Os brasileiros aprimoraram o combate no chão, e o nosso estilo ficou bem mais baseado na técnica do que na força.
As graduações no jiu-jitsu seguem o seguinte padrão de faixas: Branca, Amarela , Laranja, Verde, Azul, Roxa, Marrom e Preta. Os Dans são da cor preta até a 5ª graduação, passa a ser vermelha e preta nas três próximas e fica toda vermelha nas duas últimas.
Lutas medievais
Torneio medieval (ou Justas) é o nome popular dado às competições de cavalaria ou pelejas por diversão da Idade Média e Renascimento (séculos XII ao XVI). O nome deriva do francês antigo, torneiement, tornei[1] e era muito popular. Era um tipo de hastiludia.
Os arautos e os reis de armas eram os responsáveis pela divulgação do torneio. No dia do evento era uma grande emoção no local. Todos estavam se preparando para ir para o local indicado pelos desdobramentos de acordo com sua classe e posição, pelo vestuário de luxo, roupas, cavalos, paramentos, armaduras, ornamentos, armas, entre outras.
Dado o sinal de partida ao som de instrumentos, para marcar a animação (fanfarra), eram apresentados os cavaleiros nas listas com um grande séquito. Várias eram as modalidades disputadas, sendo a mais famosa, a Justa.
Objetivo
Conceitual: Tem como objetivo desenvolver a coordenação motora, resistência física, força, capacidade cardiorrespiratória, a estratégia, trabalho em equipe e o lúdico dos alunos, os preparando para os desafios do dia a dia.
Procedimental: Iniciamos aula com uma roda de conversa onde vamos falar um resumo do Jiu-Jitsu e as atividades a serem passadas em seguida começaremos aquecendo com o voltas na quadra, aquecimento dos membros superiores e inferiores com polichinelo e rolagem, em seguida iniciaremos as atividades lúdicas luta medieval, ataque e defesa de pano, cabo de guerra, e por ultimo um circuito de obstáculos finalizando com uma roda de conversa para volta a calma explicando os movimentos feitos nas atividades.
Atitudinal: As atividades apresentadas tem como objetivo que a criança aprimore sua disciplina, suas ações e atitudes do dia a dia, respeito pelo amigo e as pessoas proximas, aprendam a vencer e perder na vida e consigam trabalhar em equipe
Conteúdo:
-Historia do Jiu-jitsu
- luta medieval
- Ataque e defesa de pena
- Cabo de guerra
- Circuito de obstáculos
- Procedimento de ensino
Parte Inicial:
Roda de conversa e explicação das atividades
Alongamento tronco e membros e corrida leve 2 volta na quadra
Repetição de polichinelo para aquecer membros superiores e inferiores para desenvolver também sincronia dos movimentos e no controle da respiração e batimentos cardíacos
Exercício de rolagem no tatame para dar flexibilidade e agilidade
Parte principal (atividades lúdicas)
Luta medieval: São formadas 2 colunas de equipes com 5 ou 10 alunos sendo equipe A e equipe B ou vermelha e azul cada uma de um lado da quadra.
No meio da quadra e colocada um cone e em cima dele uma bola.
Ao sinal do professor o primeiro de cada fila sai correndo de encontro a bola no meio da quadra quem tocar a bola primeiro faz um ponto, a equipe que fizer 10 pontos primeiro vence
Objetivos dessa atividade é abordar temas como coletivismo e respeito com os colegas e desenvolver as habilidades motoras.
É fundamental manter a competividade mas porém sempre deixar claro o lúdico e mostrar que o mais importante do que vencer ou perder é o prazer de fazer a atividade.
Atividade realizada com criancas de 8 a 10 anos do 2° ano do fundamental
Ataque e defesa de pano: É criada uma área demarcada ou um circulo onde dois alunos tem 1 pano que é preso na lateral da cintura, onde eles tem que tirar o pano um do outro e defender o seu pano o primeiro que conseguir tirar o pano do outro sem sair da área demarcada ganha.
...