Projeto Pedagógico para 5 ano Ensino Fundamental + Planos de Aula
Por: Bianca_Wolfer • 22/7/2019 • Trabalho acadêmico • 6.233 Palavras (25 Páginas) • 721 Visualizações
PROJETO PEDAGÓGICO
MINI ESTÁGIO – 5 ANO – CASTELO BRANCO
1= TEMA: Consumo consciente: quero ou preciso?
2= PERÍODO DE EXECUÇÃO: 10/06 até 19/06
3= CONTEÚDOS:
Gêneros narrativos; fenômenos naturais e sociais; leitura e compreensão de textos; representação de cenas dramáticas; releitura sem imagem ou som (dramatização); situações problemas; consumo consciente; separação, descarte e reutilização do lixo; educação, saúde, produção e acesso a bens e serviços como direitos de qualidade de vida; desenho, pintura e gravura; canções; coordenação motora; expressão corporal; valorização da família; libras.
4= OBJETIVOS:
- Aprimorar o conhecimento dos gêneros narrativos através de produções textuais.
- Incentivar a vontade e o interesse em buscar situações atuais do mundo, com fenômenos naturais e sociais.
- Promover a leitura e questões referentes ao tema proposto para alcançar a compreensão total do texto.
- Instigar a representação de cenas dramáticas por meio de um teatro sobre uma história de criação própria da turma.
- Encorajar a releitura da peça teatral, ora sem imagem, ora teatro mudo.
- Avaliar o progresso matemático.
- Impulsionar o consumo consciente através da discussão do tema.
- Entender a separação, o descarte correto e diferentes formas de reutilizar o lixo que produzimos.
- Buscar o entendimento de educação, saúde, produção e acesso a bens e serviços como direitos de qualidade de vida.
- Proporcionar um momento para o desenho, para a pintura e a gravura, através de atividade em isopor e tinta.
- Instigar o sentido da audição com o bingo dos sons.
- Desenvolver a coordenação motora ampla, através de um circuito de atividades físicas.
- Provocar nos alunos a expressão corporal.
- Entender o princípio ético, religioso e moral referente a valorização da família.
- Conhecer os sinais em Libras das cores das latas de lixo.
5= JUSTIFICATIVA:
Enquanto o meio ambiente passa por uma crise, a humanidade vive outra, ainda mais séria: um conflito de valores, que pode definir o futuro do planeta. Desde a revolução industrial, no século XVIII, a visão do homem sobre o mundo mudou. Ele deixou o papel de mero coadjuvante e passou a protagonista, com direito a dominar a natureza e utilizar seus recursos, como se existisse apenas para satisfazer suas necessidades.
Para isso, esforços e sacrifícios seriam feitos, sem considerar o prejuízo à biodiversidade e à vida de milhares de plantas e espécies, e tampouco a vida humana. O resultado desse direcionamento é a crise ambiental atual, que se manifesta furiosamente por meio de alterações de temperatura, degelo polar, extinção de espécies, eventos climáticos como tsunamis, ciclones e furações…
Tais eventos mostram claramente que a extração inescrupulosa precisa acabar o quanto antes. É possível rever nossas atitudes e evitar maiores danos ao ecossistema contribuindo por meio do poder de consumo. Para isso é preciso utilizar os recursos de forma consciente, o consumo e a produção de lixo atualmente é maior que a capacidade de renovação do planeta.
6= METODOLOGIA:
No decorrer deste projeto desenvolveremos aulas interessantes e criativas, buscando sempre a participação efetiva de todos, procurando respeitar os limites e potencialidades de cada um, considerando a diversidade e a individualidade dos sujeitos. Nosso trabalho estará baseado nos princípios da democracia, equidade, ética… Comprometendo-nos em vivenciar os valores humanos fundamentais.
Para isso utilizaremos as seguintes estratégias: pesquisas, experiências, canções, peça teatral, recorte e colagem, exposições de trabalhos, obras de arte, etc…
Serão necessários os seguintes recursos materiais e humanos: data show, notebook, isopor, tinta, material reciclado, som, etc.
7= PRODUTO FINAL:
Exposição de trabalhos desenvolvidos com sucata, material reciclado para pais e demais comunidade escolar.
8= RELATO.
PLANO DE AULA
SEGUNDA-FEIRA – PLANO 1
1= DATA: 10 de Junho de 2019.
2= TEMA: Consumo consciente: quero ou preciso?
3= OBJETIVOS:
- Conhecer os alunos do 5 ano do ensino fundamental.
- Entender a definição dos gêneros narrativos.
- Expressar a aprendizagem dos textos narrativos por meio de produção textual.
- Resolver problemas matemáticos usando as quatro operações.
- Desenvolver a coordenação motora ampla, através de um circuito de atividades físicas.
4= DESENVOLVIMENTO: Incentivação:
- Iniciação: Em pequenas tiras de papel, cada aluno do 5 ano do ensino fundamental da Escola Castelo Branco, escreverá seu nome. Esses papéis serão colocados dentro de balões coloridos, os alunos vão encher e tentar manter todos os balões no alto, algum tempo depois, cada aluno vai pegar um balão e estourar. O nome que retirar do balão será o colega que vai apresentar para a turma, deverá dizer o nome, idade, onde mora, e uma qualidade que esse colega possui.
Após esse momento de apresentações para que eu os conheça e possa decorar os nomes, introduziremos o primeiro conteúdo a ser trabalhado.
Atividades:
GÊNEROS NARRATIVOS
O termo “narrar” vem do latim “narratio” e quer dizer o ato de narrar acontecimentos reais ou fictícios. Na Antiguidade Clássica, os padrões literários reconhecidos eram apenas o épico, o lírico e o dramático. Com o passar dos anos surgiu dentro do gênero épico a variante: gênero narrativo, a qual apresentou concepções de prosa com características diferentes, o que fez com que surgissem divisões de outros gêneros literários dentro do estilo narrativo: o romance, a novela, o conto, a crônica, a fábula. Porém, praticamente todas as obras narrativas possuem elementos estruturais e estilísticos em comum e devem responder a questionamentos, como: quem? que? quando? onde? por quê? Vejamos a seguir:
...