FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Por: Dannyelle Souza • 23/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.050 Palavras (9 Páginas) • 495 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
EDUCAÇÃO FÍSICA
CAIQUE CALISTO GOMES
diogo ferreira peixoto
MARCELO LOPES DA SILVA
maria aparecida de lima nazário
maria josé de lima nazário
MARIA SANDRA FAUSTINO ALVES
RAUL DE OLIVEIRA FARIAS
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
[pic 3]
Palmeira do Índios - AL
2016
CAIQUE CALISTO GOMES
diogo ferreira peixoto
MARCELO LOPES DA SILVA
maria aparecida de lima nazário
maria josé de lima nazário
MARIA SANDRA FAUSTINO ALVES
RAUL DE OLIVEIRA FARIAS
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Trabalho apresentado ao Curso de Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fisiologia do Exercício, Metodologia de Ensino Futsal e Futebol, Metodologia do Ensino de Lutas, Metodologia do Ensino do Handebol, Seminário da Prática – Metodologias do Ensino da Educação Física: Jogos Coletivos e Lutas.
Orientadores: Mario Balvedi, Márcio Teixeira, Thiago Camata, Túlio Bernardo Macedo Alfano, Raphael Gustavo Testa.
Palmeira dos Índios - AL
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................4
DESENVOLVIMENTO.................................................................................................5
ENTREVISTA..............................................................................................................9
TEXTO.......................................................................................................................11
CONCLUSÃO............................................................................................................12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................13
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância das modalidades de lutas e artes marciais para as crianças e jovens na Educação Física, além de mostrar se há melhorias no desenvolvimento motor, cognitivo, e social através da vivência destas modalidades.
Lutas são disputas em que os oponentes se utilizam de técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão, de uma área de combate, caracterizando-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade para o desenvolvimento de ações de ataque e defesa (PCN’s, 1998).
Já as artes marciais é praticada por muitos indivíduos, pois possuem vários benefícios como: agilidade, força, respeito, confiança, coordenação, conhecimento sobre o próprio corpo, entre outros.
Abordaremos a seguir sistemas de lutas e artes marciais que são utilizados nas modalidades olímpicas, entre elas: judô, boxe, taekwondo, luta livre ou Greco-romana.
DESENVOLVIMENTO
As lutas estão sendo cada vez mais praticadas pelas pessoas, pois é do instinto natural do ser humano lutar por algo ou alguém que ele deseje. Desde da pré-história o homem já lutava por sua sobrevivência ou para que alguma sociedade pudesse ter a sobrevivência necessária.
De acordo com Ferreira,
Os cidadãos gregos possuíam uma forma peculiar de lutar que se denominava “pancrácio”, uma modalidade que esteve presente nos primeiros jogos olímpicos realizados na era antiga. Os gladiadores de Roma, na mesma época, já utilizavam técnicas de lutas para combate a dois, e, especificamente na parte oriental do mundo (China e Índia), ocorreram primeiros indícios de formas de combate organizados. (Ferreira, 2006).
Já as artes marciais tiveram origem com o desenvolvimento da civilização, logo depois com o desenvolvimento da tecnologia agrícola, onde alguns começaram a acumular poder e riqueza, surgindo então à cobiça, inveja e a agressão.
As lutas e arte marcial são classificados em dois tipos: lutas de corpo a corpo e as lutas a distância. As lutas corpo a corpo contém o contato corporal mais prolongado, onde utiliza técnicas de desequilíbrio, imobilizações e torções. Temos como exemplo: o Judô, Greco-romana ou Luta livre, dentre outros.
Já as lutas a distância, possui um contato corporal mais breve, podendo até não existir contato, e sim a utilização de técnicas de socos, chutes, contusão e outros. Como exemplos podemos citar: Boxe, Taekwondo e etc.
O Judô é uma arte marcial que surgiu no Japão no ano de 1882, onde foi criada pelo professor de Educação Física Jigoro Kano. Quando foi criada esta arte marcial, Kano tinha por objetivo criar uma técnica com defesa pessoal, e que desenvolvesse o físico, a mente e o espírito. Chegou ao Brasil no ano de 1922 através do professor Hitsuyo Maeda.
As lutas são praticadas em um Tatame com medição 14 a 16 metros de lado possuindo um formato quadrado. Cada luta possui duração de 5 minutos, onde vence quem conquistar o Ippon primeiro. Caso até o final da luta não houver nenhum vencedor, ganha quem tiver obtidos mais vantagens durante a realização da luta.
São proibidos golpes no rosto, ou que provoquem lesões nas vértebras ou no pescoço. Se por um acaso isto aconteça, o judoca é penalizado e havendo reincidência pode ser até desclassificado.
O judô foi incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1964 na cidade de Tóquio. Depois ficou ausente na cidade do México em 1968, retornando quatro anos depois, sendo disputada até os dias de hoje.
A Luta livre ou Greco-romana surgiu na Grécia Antiga, onde também era um esporte de grande importância nos festivais gregos. Os gregos reconheciam este tipo de luta como uma excelente forma de desenvolver a destreza física e mental. Com isso, esta modalidade passou a ser um esporte oficial nos Jogos Olímpicos desde 704 b.C.
...