GINASTICA LABORAL
Por: tedyeduca • 15/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.613 Palavras (7 Páginas) • 338 Visualizações
GINASTICAS LABORAL NO ÂMBITO ESCOLAR
Lourdes Rafaela dos S. Xavier
________________________________________________________________
Supervisor
Josué Tadeu Lima de Barros Dias
______________________________________________
Estudante
Leiane da Silva Leite
______________________________________________
Estudante
Leticia Sousa Corrêa
______________________________________________
Estudante
Vanusa Pereira Guarino
______________________________________________
Estudante
- Resumo
Este estudo teve como objetivo apresentar uma proposta da Ginastica Laboral na Unidade Escolar Fauzer Bucar para alunos do ensino médio na cidade de Floriano. A Ginastica Laboral vem sendo alvo de estudos na prevenção de doenças ocupacionais, partindo desta hipótese, percebe-se que a maioria dos alunos frequentam as aulas com desanimo, estresse e cansaço. Este trabalho tem como objetivo principal proporcionar aos alunos pausas nas suas atividades, e através de exercícios de alongamentos, relaxamentos e dinâmica em grupos melhorar a concentração e a atenção durante as aulas. O projeto foi dividido em duas etapas de desenvolvimento, que foram: Apresentação teórica da historia, características, e possibilidades de aplicação na escola. E a segunda etapa foi observado as aulas procurando analisar o comportamento dos educandos durante as mesmas, e após este processo houve a aplicação de aulas praticas da ginastica laboral instigando aos alunos a frequentar as aulas com mais animas, além de incentiva-los a praticar atividades físicas. Nota-se através do resultado geral que a ginastica laboral é perfeitamente viável de ser aplicada no âmbito escolar, ocorrendo com respeito dos educandos em relação aos horários. Após a avaliação realizada nesta etapa percebeu-se que a forma como foi desenvolvida a proposta obteve mais êxito.
*Palavra-Chave: Ginastica Laboral, exercícios, promoção de saúde.
- 2. Introdução
Com referências das Bases de Diretrizes Curriculares de (2006), a Ginástica como parte do conteúdo de estrutura deve dar condições ao aluno de conhecer as possibilidades do seu corpo, sem, ficar preso a parâmetros obrigatórios de movimento e justificativas de seu corpo. A Ginastica Laboral surgiu como forma de prevenção contra os problemas causados pelas lesões de esforço repetitivo e demais distúrbios..
O primeiro vestígio desta idéia vem da Polônia, datado de 1925 com o nome "Ginástica de Pausa". Anos depois, surgiu na Holanda e na Rússia. Na década de 60, atingiu outros países da Europa e principalmente o Japão, onde ocorreu a consolidação e a obrigatoriedade da GLC - Ginástica Laboral Compensatória. No Brasil, a semente brotou em 1973, na escola de educação Feevale com um projeto de Educação Física Compensatória e Recreação no qual a escola estabelecia uma proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas (MARCHESINI, 2002). A ginástica é composta por exercícios físicos, alongamentos, relaxamento muscular e flexibilidade das articulações, e é uma prática coletiva, promovendo a descontração e interação entre os colegas na sala de aula. Além disso, ela age psicologicamente, ajudando a aumentar o poder de concentração e motivando-os em sua autoestima, evitando o sedentarismo, diminuindo o estresse e fadiga adquiridas na sala de aula.
O Projeto de Extensão “Ginastica Laboral no Âmbito Escolar”, desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), foi idealizado por um grupo de bolsistas do PIBID sendo inicialmente aplicado em agosto de 2014. Em sua essência, o projeto tem por finalidade aumentar a disposição e bem-estar dos praticantes durante a jornada de aula, reduzir a fadiga e estresse, favorecer o relacionamento social e o trabalho em equipe, contribuir para a promoção da saúde e da qualidade de vida e, promover o combate e prevenção das doenças ocupacionais. Diante desses pressupostos, os objetivos que norteiam o projeto são: a) Proporcionar práticas corporais que auxiliem na redução/compensação adquiridas na sala de aula; b) Criar um espaço de diálogo que visa à promoção de saúde e qualidade de vida; c)Previnir lesões e fadiga muscular, além de correção da postura; d) Promover a interação social no ambiente escolar.
- 3. Objetivos
- OBJETIVO GERAL
- Proporcionar aos alunos pausas nas suas atividades, através de exercícios de alongamentos, relaxamento e dinâmica em grupo, melhorando a concentração e atenção durante as aulas.
- OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
• Trabalhar a reeducação postural;
• Diminuir o sedentarismo;
• Melhorar a capacidade de atenção e concentração durante as aulas;
- 4. Metodologia
O projeto da Ginástica Laboral no âmbito escolar foi criado a partir da preocupação e cuidado com a saúde dos alunos. O objetivo é estimular a prática de exercícios físicos realizados coletivamente no ambiente escolar, visando à prevenção de doenças ocupacionais e melhoria na qualidade de vida do corpo funcional. Promovendo palestra e vivência ministrada pelo(s) bolsistas(s) do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) do curso de Licenciatura Plena em Educação Física, sobre os benefícios da Ginástica Laboral e porque praticá-la na escola. Os exercícios serão elaborados e aplicados de acordo com as exigências físicas laborais sobre o perfil dos alunos. As atividades serão realizadas três vezes por semana, com duração de aproximadamente 12 á 15 minutos no turno vespertino. Será atendido todo corpo discente da instituição.
Havendo a integração da teoria realizada nas palestras e da pratica nas salas de aula, pois a ginástica laboral está inserida na promoção da saúde, pensando antes da instalação de alguma patologia, atuando de forma preventiva e muitas vezes de forma lúdica, proporcionando melhora na qualidade de vida. O projeto pretende atuar ainda na orientação, conscientização e prevenção no ambiento escolar, por meio de palestras curtas realizadas na própria escola, sobre a conscientização, enfocando a ergonomia da vida diária através de atividades e estimulando a aquisição de hábitos de vida saudáveis, entre eles a prática de exercícios físicos por meio da ginástica laboral.
...