MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS
Por: Sarah kezia Melo Galvao • 22/5/2016 • Trabalho acadêmico • 4.881 Palavras (20 Páginas) • 2.531 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS
2.1 escola da bola e o aprender jogando
2.2 método tradicional tecnicista de ensino
2.3 o método da série de jogos
2.4 o método dos jogos esportivos modificados
2.5 método do professor clauber bayer
2.6 método situacional
2.7 método crítico superador
2.8 método crito emancipatório
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS
ANEXO A – Entrevista de Campo
ANEXO B – Registro das Atividades _ 4
ANEXO C – Texto sobre a entrevista _ 9
- INTRODUÇÃO
Iniciamos esse trabalho, apresentando como conteúdo e explicação os diferentes métodos de abordagens de ensino das modalidades coletivas. De maneira que realizaremos como objetivo a identificação dos métodos e abordagens pedagógicas de ensino mais utilizados nas aulas praticas dos professores de Educação Física e os motivos pelos quais adotam estes métodos.
Para melhor compreensão do papel do professor no planejamento metodológico, foram utilizados como referencias a aplicação do conceito de modalidades coletivas e a concepção filosófica das tendências pedagógicas, que estão diretamente ligadas aos métodos e as abordagens de ensino na escola.
Assim, dentre os procedimentos aplicados nas escolas, observa-se que o método Tradicional ainda é uma das abordagens que mais prevalecem no ensino-aprendizado dos alunos. Entretanto, segundo Nilton e Sheila em meados dos anos 80 surgiram outros métodos e abordagem, que necessitam de uma argumentação teórica e pratica das modalidades coletivas para o e aprendizado geral.
- MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS
- ESCOLA DA BOLA E O APRENDER JOGANDO
A escola da bola é uma metodologia de iniciação e aprendizagem desportiva fundamentada nas mais atuais das ciências do movimento e do treinamento desportivo. Os três componentes básicos do método são:
- Jogos orientados para a situação: acertar o alvo; transportar a bola ao objetivo; tirar vantagem tática no jogo; participar do jogo coletivo; reconhecer espaços; superar o oponente e oferecer-se e orientar-se.
- Desenvolvimento de capacidades: exigências de pressão de tempo; precisão; complexidade, organização, variabilidade e carga.
- Desenvolvimento de habilidades: controle de ângulos; regulação de aplicação de força; determinação no momento do passe, das linhas de corrida e tempo da bola; antecipação da direção do passe; antecipação defensiva e observação dos deslocamentos.
Esse conjunto de atividades visa relacionar movimentos comuns nos esportes, sem a especialização precoce e de forma lúdica, aproximando os alunos dessa faixa etária das dimensões táticas, da coordenação e das técnicas presentes nos esportes com a bola – futebol, futsal, basquetebol, handebol e vôlei.
- MÉTODO TRADICIONAL TECNICISTA DE ENSINO
Por muitos anos, o ensino dos esportes coletivo foi baseado exclusivamente no método analítico- sintético, caracterizado pelo fracionamento das partes de cada esporte, iniciando pela aprendizagem dos fragmentos, seguindo para a aprendizagem da união destas partes até chegar ao jogo propriamente dito. Além disto, este ensino era extremamente focado no comando do professor, um ensino rígido, energético e de caráter imitativo. Por ser esta forma de ensino adotada ´por muitos anos em praticamente todos os cursos de formação universitária em EF, tornou-se quase hegemônica, marcando uma tradição no ensino dos esportes coletivos nas universidades e escolas de educação básica, sendo, por isso, denominado de método tradicional de ensino. Neste método construído sobre as bases do treinamento desportivo, os professores focalizam seu trabalho no ensino de técnicas desportivas individuais e sistemas de jogos coletivos.
- O MÉTODO DA SÉRIE DE JOGOS
Este método foi idealizado e proposto na década de 80 professores alemães Heinz Alberti e Ludwig Rothenberg. Os objetivos principais do aprendizado dos jogos são:
- O aperfeiçoamento da técnica motora;
- O domínio do material do jogo;
- Ensino do comportamento tático.
O princípio fundamental e que os jogos devem ser desenvolvidos sempre dos mais simples para os mais complexos e garantir uma intensidade máxima de prazer e participação. Apresenta três modelos básicos de aulas:
- Modelo: Aquisição da Experiência de Jogo – são aulas em que os alunos aprendem a experimentar as mais diversas formas básicas de jogo, em condições sempre renovadas;
- Modelo: Aprendizado do Condicionamento Físico através do Jogo – o aumento da força, velocidade, agilidade, e outros aspectos físicos e motores são requisitos para as formas mais difíceis de jogo e determinados comportamentos técnicos e táticos durante o jogo;
- Modelo: Introdução de um Novo Jogo ou de uma Série de Jogos – aprendizagem de novos movimentos decorrentes de pequenos e grandes jogos esportivos, nova aquisição de elementos técnicos de jogo.
- O MÉTODO DOS JOGOS ESPORTIVOS MODIFICADOS
Com o objetivo de superar a abordagem de ensino tradicional, Bunker e Thorpe (1982) apresentam os jogos esportivos modificados, que se baseiam na abordagem da compreensão dos jogos, onde todos e cada um dos alunos podem participar na tomada de decisões. O ensino progride através da tática de jogo, ao invés das habilidades técnicas. Esta abordagem oferece oportunidades reais para as crianças desenvolverem seus próprios jogos, envolvendo-se, desta maneira, em seu próprio aprendizado.
...