TEMA: MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS
Por: Alana Rodrigues • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 721 Palavras (3 Páginas) • 456 Visualizações
TEMA: MÉTODOS PEDAGÓGICOS DE ENSINO DE MODALIDADES COLETIVAS
Entendemos que jogos ou modalidades coletivas são em um determinado momento histórico, um conjunto de jogos praticados coletivamente, ou seja, passou por um processo de regras escritas e universais. Hoje a adesão ao esporte nas escolas cresce de forma nunca antes verificada.
Faz-se necessário nos dias de hoje dar ao esporte um tratamento pedagógico buscando proporcionar ao praticante uma melhor convivência com o fenômeno. Nos dias atuais, temos observado um aumento considerável nas discussões sobre as metodologias de ensino-aprendizagem nos jogos desportivos coletivos o processo de ensino, que acontece desde que a criança dar início na atividade esportiva, até sua dedicação exclusiva em uma modalidade. Os jogos desportivos coletivos são constituídos por várias modalidades esportivas desde sua origem, têm sido praticados por crianças e adolescentes dos mais diferentes povos e nações.
Segundo Bayer (1994) coexistir duas correntes pedagógicas de ensino para os jogos desportivos coletivos: uma utiliza os métodos tradicionais ou didáticos, decompondo os elementos (fragmentação), na qual a memorização e a repetição permitem moldar a criança e ao adolescente ao modelo adulto. A outra corrente destaca os métodos ativos, que levam em conta os interesses dos jovens e que, a partir de situações vivenciadas, iniciativa, imaginação e reflexão possam favorecer a aquisição de um saber adaptado às situações causadas pela imprevisibilidade.
Essa abordagem pedagógica, chamada de pedagogia das situações, deve promover aos indivíduos a cooperação com seus companheiros, a integração ao coletivo, opondo-se aos adversários, mostrando, ao aprendiz, as possibilidades de percepção das "situação de jogo", interferindo na tomada de decisão, elaborando uma "solução mental", buscando resolver os problemas que surgem com respostas motoras mais rápidas, principalmente nas interceptações e antecipações, frente às atividade dos adversários. Infelizmente os professores adotam somente a eficiência como norteadora de suas práticas docentes, tendo a pedagogia tradicional para desempenharem esta função, centrada no professor, como transmissor ativo do saber, enquanto o aluno comportava-se como receptor passivo dos ensinamentos do mestre. Já as maiorias dos professores utilizam a pedagogia tecnicista que defende a ideia de uma escola tradicional, a qual tem como função a preparação de mão-de-obra eficiente para a indústria, ou seja, a educação volta da para a instrução e o treinamento, possui um ensino centrado na técnica com forte influência do Behaviorismo e da Teoria Comportamentalista de Skinner. Esse professor vem ignorando toda e qualquer criação do aluno e não levando em consideração que até mesmo as famosas técnicas eficientes foram criadas dentro de um contexto cultural e não levando para suas aulas conteúdos lúdicos. Nos dias atuais, para atingir resultados desportivos superiores, os atletas dedicam-se à atividade esportiva durante muitos anos de suas vidas. Por isso, tornou-se necessária uma subdivisão metodológica rigorosa em longo prazo, relacionada à preparação dos atletas, na qual as etapas e fases não têm prazos determinados de início e finalização, pois dependem não só da idade, mas também do potencial genético do esportista e do ambiente no qual ele está inserido, das particularidades de seu crescimento, maturação, desenvolvimento, da qualidade dos técnicos, entre outros, e também das características de cada modalidade escolhida. É de fundamental importância discutirmos a pedagogia da iniciação esportiva, com o respaldo teórico de estudiosos do assunto.
...