NÍVEL DE APTIDÃO BIOMECÂNICA
Por: 161070 • 23/5/2018 • Artigo • 462 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
[pic 1]
NÍVEIS DE APTIDÃO E BIOMECÂNICA
DISCIPLINA: CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA
PROFESSOR: ROBERTO PASSOS PELLEGRINI
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA 2015/01 MATUTINO
ALUNOS: ALEX, ANDRESSA, BÁRBARA, BRUNO MARTINELLI, ELAINE, FILIPE, IGOR PRADO DE MORAES, GRACE, JORDÃO, JULIA, LEANDRO, LORENA, MAIKON, RAFAEL, ROGER, SAMUEL, THIAGO, TOMÁS.
Níveis de aptidão
Os fatores que afetam o desenvolvimento motor são os físicos e mecânicos. Aptidão física é o conjunto de atributos que uma pessoa possui relacionado a habilidade de realizar uma atividade física, combinado com a bagagem genética e a manutenção nutricional adequada.
A aptidão é dividida em dois níveis: saúde e desempenho.
O nível pessoal de aptidão relacionada à saúde e ao desempenho influencia de muitas maneiras de desenvolvimento motor.
- A aptidão relacionada à saúde refere-se a: Força muscular, resistência muscular, resistência aeróbica, flexibilidade das articulações e composição corporal.
- A aptidão relacionada ao desempenho é também conhecida como “aptidão motora”.
É considerada como o nível de desempenho atual de um indivíduo, influenciado por fatores como movimento, velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação, força e energia.
Biomecânica
O corpo humano tem a capacidade de desenvolver de varias maneiras, uma inspeção mais minuciosa espectro do movimento revela que as leis básicas de mecânica influenciam todo movimento humano. Todo movimento é governado por leis mecânicas fundamentais, sendo elas:
Equilíbrio, aplicação de força e recebendo força.
Equilíbrio:
Todas as massas estão sob influencia gravitacional da terra. Os três fatores primários de preocupação no estudo dos princípios de equilíbrio são:
Centro de gravidade, linha de gravidade, e base de apoio.
Existe um centro gravitacional em todo objeto, em forma geométrica, localiza-se exatamente no centro, já em formas assimétricas esta em constante mudança de acordo com o movimento.
Aplicando força:
A força é um dos conceitos básicos do movimento e da mecânica do corpo, a força ela provoca o movimento e pode ser definida como o esforço que certa massa exerce sobre outra.
O resultado desse esforço pode ser o movimento a cessação do movimento ou resistência de um corpo
Lei da inercia
Um corpo em repouso permanecera em repouso, e um corpo em movimento permanecera em movimento, na mesma velocidade, em linha reta, a menos que uma força externa atue sobre ele.
Lei da aceleração
A alteração da velocidade de um objeto é diretamente proporcional a força que produz a velocidade e inversamente proporcional a massa do objeto. Quanto mais pesado o objeto, mais força é necessário para acelera-lo ou desacelerá-lo.
...