O Beneficio dos exercícios físicos na prevenção da Osteoporose
Por: natyymota • 31/10/2017 • Projeto de pesquisa • 624 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1]
NATÁLIA CRISTINA ANICETO SOARES DA MOTA
RA 1194420
PROJETO DE PRÁTICA ANATOMIA HUMANA GERAL
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Anatomia Humana Geral como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Camila Tavares Valadares Da Silva.
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
2017
Tema : O Beneficio dos exercícios físicos na prevenção da Osteoporose
Objetivo : O objetivo deste estudo é trazer evidencias a respeito da eficiência dos exercícios físicos na prevenção da osteoporose.
Metodologia:
Foi realizada uma busca através do site Google acadêmico procurando evidencias capazes de atribuir benefícios da pratica de atividade física na prevenção da osteoporose. A osteoporose é dos principais problemas de saúde publica é uma doença metabólica que causa a perca ou degradação acentuada da massa óssea. A diminuição da absorção de minerais e cálcio danifica a microarquitetura óssea, onde fragilizada contribui para fraturas e baixa mobilidade e consequentemente um declínio na da qualidade de vida.
A osteoporose possui diversas classificações que são predeterminadas por fatores distintos ,assim como os sintomas que também através variam de acordo com cada individuo ,embora a maioria de seus portadores a descubra em um estágio avançado.
Segundo a literatura o exercício quando praticado de maneira correta pode trazer inúmeros benefícios à saúde física e mental e social. O exercício físico pode atuar no tecido ósseo via força mecânica ou mediado por fatores hormonais ,é capaz de aumentar a densidade mineral óssea e ativar a atuação de osteoblastos que auxilia no aumento do processo de osteosíntese . Os exercícios de alto impacto ou tração óssea são os mais indicados na prevenção da osteoporose como por exemplo andar, correr, exercícios com pesos e exercícios contra a gravidade possuem maior efeito na síntese óssea.
Conclusão
Através dos dados coletados na literatura é possível afirmar que a pratica de exercícios atua de forma intensa na prevenção da osteoporose. Todos os artigos utilizados mencionam hábitos saudáveis ligados à alimentação e exercícios físicos regulares para que o organismo produza hormônios capazes de auxiliar na osteosíntese. A osteoporose é em muitas situações uma doença silenciosa que requer muitos cuidados quando diagnosticada em fase avançada. Um programa regular de exercício físico é capaz de estimular o aumento da densidade mineral óssea e evitar que um diagnóstico tardio comprometa sua mobilidade e qualidade de vida devido às fraturas. No geral exercícios de impacto e alto impacto são aos mais recomendados na prevenção da osteoporose devido à pressão que gera sobre os ossos durante sua realização acarretar no aumento da densidade mineral óssea.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CADORE, E. L.; BRENTANO, M. A.; MARTINS, L. F. Efeitos da atividade física na densidade mineral óssea e na remodelação do tecido ósseo. Revista Brasileira de Medicina e Esporte, v. 11, n. 6, nov./dez. 2005.
CAMPOS, L. M. A.; BERNADETE, L. L.; SILVA, C. A. A.; ROSA M. R.; PEREIRA, R. M. R. Osteoporose na infância e na adolescência. Jornal de Pediatria, v. 79, n. 6, 2003.
CARVALHO, C. M. R. G.; FONSECA, C. C. C.; PEDROSA, J. I. Educação para a saúde em osteoporose com idosos de um programa universitário: repercussões. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, 2004.
...