TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caso Clinico

Por:   •  3/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO - UNIFENAS

EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO

 CASO CLÍNICO

ESCOLA DE ESPORTES

DIVINÓPOLIS

2019

DONIZETE JUNIO DIAS

MATHEUS FERREIRA FELIX

RODRIGO DE ALMEIDA GONÇALVES

CASO CLÍNICO

 ESCOLA DE ESPORTES

Em uma sociedade que caminha cada dia mais ao sedentarismo, uma Escola de Esportes tem grande importância hoje principalmente para  crianças e adolescentes . A partir deste tema,discutiremos então algumas questões que tem como ênfase o esporte. Por se tratar de uma área muito ampla,escolhemos então as escolas de futebol para ter um conteúdo melhor abordado durante a nossa apresentação.

DIVINÓPOLIS

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...............................................................

2 METODOLOGIA .............................................................

3 ESCOLINHA DE FUTEBOL ...........................................

4 PERFIL DO PROFISSIONAL .........................................

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................

6 REFERÊCIAS  ................................................................

1.INTRODUÇÃO

Atualmente é grande a proliferação de Escolinhas de várias modalidades na nossa sociedade, como futebol, vôlei, basquete, natação, lutas, entre outras. Destinadas a acolher um público infantil e adolescente, basicamente compreendendo as idades de 6 até 16 anos. A partir deste tema, discutiremos então algumas questões que tem como ênfase o esporte. Por se tratar de uma área muito ampla, escolhemos então as escolas de futebol para ter um conteúdo melhor abordado durante a nossa apresentação.

O que antes era “privilégio” de prefeituras e clubes, hoje está sendo explorado, até com fins lucrativos, por agências. Ex-atletas consagrados utilizam de sua “fama” e prestígio para atrair alunos para suas escolinhas, estabelecendo uma relação comercial através do esporte. Adentrando nesse universo, dúvidas surgiram, e nos remetem a pensar sobre o que é desenvolvido nessas escolinhas e quais as suas finalidades.

2. Metodologia

O nosso trabalho foi baseado em sua maioria em visitas a escolas de futebol e futsal para uma maior contato com o público e profissionais da área,com perguntas elaboradas de acordo com o nosso tema,uma pesquisa de campo.

Para a elaboração de perguntas aos profissionais e também montagem do nosso método de apresentação consultou-se matérias de esportes e pesquisas em sites específicos.

2. ESCOLINHA DE FUTEBOL


O fato de o futebol ser considerado a paixão nacional já seria, por si só, um grande incentivo para despertar o interesse das crianças pelo esporte. Tanto os meninos quanto as meninas e elas estão conquistando cada vez mais espaço não só no futebol, mas em diversos esportes olímpicos podem aprender muito mais do que fazer gols em uma escolinha de futebol.

As escolinhas de futebol podem se organizar para exercer suas atividades de forma individual, mas sempre contarão com o apoio da comunidade para adesão às atividades e compreensão quanto ao uso de locais públicos como campinhos ou quadras. Outras escolinhas são particulares e cobram mensalidade. Com isso, possuem sua própria estrutura como campo de futebol e equipe de treinadores. Como a natureza do negócio é em sua maioria uma natureza social e comunitária, o projeto da escolinha de futebol deverá ser aprovado pela prefeitura e em alguns casos até pela câmara municipal, principalmente se a opção para as escolinhas de futebol é funcionar como ONGS. Dessa forma, o funcionamento estando de acordo e respeitando sua natureza socioeducativa poderá receber verbas públicas e de particulares para o seu funcionamento. Mas para isso, é necessário provar a suas eficiências no atendimento a jovens e crianças e apresentar resultados.  As escolinhas podem funcionar também como escolinhas de futebol de salão e ocuparem apenas locais cobertos, podendo exercer suas atividades físicas em parques públicos ao ar livre.

3. PÚBLICO DE UMA ESCOLINHA

Geralmente o público de uma escolinha de futebol tem em sua maioria, crianças e adolescentes de idade médias de 3 a 17 anos, muitas escolas ainda vão além dos adolescentes, como na base até os 20 anos. As crianças começam a praticar bem cedo o futebol, aprendem a gostar do esporte e querem aprender mais sobre de futebol, muitos com o sonho de um dia se torna um jogador profissional de futebol, e de forma mais séria e os pais em decorrência disso procuram uma escolinha.          A maioria dos pais que procuram uma escolinha de futebol que os filhos desenvolvam uma atividade física e ocupe o tempo ocioso. Como o futebol é um esporte que está sempre na moda e as crianças tem certa admiração pelos ídolos do futebol, o mercado para escolinha de futebol representa um nicho constante.[pic 1]

4. PERFIL DO PROFISSIONAL

Para estar mais bem preparado nesta área,tem como ênfase para um aluno da UNIFENAS matérias como:

Psicologia do Esporte;

Treinamento Esportivo e a mais importante, futebol e futsal.

O profissional para trabalhar em uma escolinha de futebol infantil e juvenil devem ter habilidades com crianças, bom ânimo, extroversão, paciência, domínio de turmas, ser sociável, paciente e comunicativo,

ter conhecimento amplo da modalidade,

ser um grande líder e motivador;

saber trabalhar em equipe, realizando uma cobrança sempre com cautela e respeito,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (537.2 Kb)   docx (637.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com