TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESPORTE COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  1/5/2020  •  Monografia  •  2.416 Palavras (10 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

FLORES, Daniela Maria Russi. O Esporte Como Conteúdo Da Educação Física: educação física escolar. 2019. 12 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Pindamonhangaba, 2019.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da educação física, dentro do conteúdo escolar e no processo educativo. Além de promover a socialização, a saúde dos alunos, o desenvolvimento humano e motor. Este trabalho tem então o objetivo de expor as necessidades pedagógicas e educacionais da educação física, além de abordar pontos que precisam ser melhorados para o desenvolvimento da disciplina, enquanto conteúdo escolar. Lembrando sempre que o foco da educação física escolar tem que trazer a teoria e prática, mostrando que as aulas não devem ser tratadas simplesmente como recreação e sim como todas outras disciplinas, ela tem seu processo de desenvolvimento para assim ter um bom resultado no final.

Palavras-chave: Educação física escolar; objetivo; conteúdo escolar.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

1.1        TEMA DO PROJETO        6

1.2        JUSTIFICATIVA        6

1.3        SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA        7

1.4        PROBLEMATIZAÇÃO        8

1.5        OBJETIVOS        8

2        REVISÃO DE LITERATURA        8

3        DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)        10

4        TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA        10

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

6        REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

O interesse pelo esporte é cada vez maior, e como prova disso podemos verificar o crescente aumento de tempo cedido a ele pela mídia. Assim, é também crescente a quantidade de adeptos e o número de estudos referentes ao tema. A cultura do esporte se difundiu de tal maneira que de uma forma ou outra faz parte da vida das pessoas, seja como instrumento de trabalho, estudos, prática ou entretenimento. Segundo Tubino (2001), citado por Galvão, Rodrigues e Silva (2005) o esporte é “o maior fenômeno do século XX”.

Desta forma ele tornou - se um “patrimônio” acessível a todos que assim o desejarem, sendo praticado por motivos de saúde, lazer, educação ou rendimento físico. Galvão, Rodrigues e Silva (2005) pesquisaram diversos autores que classificam o esporte, e citam a classificação feita por Tubino (2001) e Tubino et al. (2000), que definem o esporte sob três aspectos de sua manifestação: o esporte- educação; o esporte-participação e o esporte-performance.

Neste estudo iremos abordar o esporte-educação e suas possibilidades pedagógicas enquanto conteúdo escolar. O texto mostra que a partir da Carta Internacional de Educação Física e do Esporte, publica pela UNESCO em 1979, muda-se o objetivo esportivo nas aulas de Educação Física, deixando os paradigmas esportivos que tinham, como perspectivas apenas o alto rendimento e a busca da performance, surgindo novas linhas de pensamento que convencionou chamar-se de esporte-educação. Tal manifestação é norteada de princípios educativos focalizado na escola, tendo como finalidade gerar a cultura pelo movimento como manifestação social e de exercício critico da cidadania, visando evitar a não inclusão e a competição exacerbada, pois contribui para a formação da cidadania tornando-os alunos autocríticos, atuantes e capazes de criar e construir o saber, usando-o em favor de uma sociedade mais justa, solidária e humana.

Notamos assim, que os objetivos e as propostas para a Educação Física escolar foram se modificando ao longo dos anos, sendo muitas vezes influenciada pelo contexto histórico em que esta disciplina estava inserida. Acompanhando essas mudanças temos o esporte que, enquanto conteúdo da área, apresentou sua evolução no contexto escolar semelhante à evolução da própria Educação Física.

Desta forma, o objetivo deste trabalho é, através de Pesquisa Bibliográfica, classificar, analisar, discutir e contextualizar o Esporte como conteúdo da Educação Física bem como explorar sua sistematização diante os demais conteúdos desenvolvidos na disciplina.

  1. TEMA DO PROJETO

É através da educação física que o aluno irá aprender sobre a importância da atividade física em sua vida, e como ela vai contribuir ao longo da vida do ser humano. É importante mostrar aos alunos que o fato dela sair do contexto de sala de aula, não a diminui como disciplina escolar. É preciso mostrar aos alunos que a disciplina traz benefícios e trabalha o ser humano como um todo; relacionados ao desenvolvimento, crescimento, cultural, social, afetividade, cooperação, e aptidões físicas. A disciplina visa à humanização, a construção de conceitos e a prática esportiva.

  1. JUSTIFICATIVA

Segundo Tubino (2001) e Tubino et al. (2000) citado por Galvão, Rodrigues e Mota e Silva o esporte pode ser classificado sob três aspectos de sua manifestação:

        Esporte-educação tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do individuo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada. O professor ao trabalhar o esporte-educação, além de proporcionar aos alunos a vivência de diversas modalidades, deve levá-los a refletir de forma crítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com