O MOVIMENTO DA ESCOLA
Por: duqui • 16/11/2018 • Trabalho acadêmico • 839 Palavras (4 Páginas) • 261 Visualizações
O MOVIMENTO DA ESCOLA
A Educação Física atual especializou-se no seu objetivo de estudo – O Movimento Humano. Esse movimento não acontece sozinho, toda ação tem uma intenção, seja ela expressiva ou funcional. O gesto carregado de sentido, significado e intenção, uma ação cognitiva, afetiva, social e motora. Todos os movimentos onde as crianças se vejam obrigadas a pensar e planejar sua movimentação. (MATTOS,NEIRA,2008)
O objetivo é o de favorecer o desenvolvimento de um homem capaz de atuar em um mundo em constante transformação, por meio de um melhor conhecimento e aceitação de si mesmo, uma verdadeira autonomia. (MATTOS,NEIRA,2008)
Toda ação humana emprega recurso corporal, até mesmo pensar usa-se um órgão corporal: o cérebro. (MATTOS,NEIRA,2008)
Dessa forma toda a ação pedagógica é colocada à prova, pois sempre foi utilizada a cognição e deixou o corpo para fora, a sala de aula era para uso exclusivo da inteligência e ao corpo restou à quadra, o recreio. (MATTOS,NEIRA,2008)
Compreender que corpo e mente é só um instrumento tem sido um fator desencadeante dos estudos atuais. (MATTOS,NEIRA,2008)
Todo conhecimento através do corpo é motor, posteriormente divide-se em três ramos: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor, que podem ser denominados: o saber fazer, o querer fazer e o poder fazer. (MATTOS,NEIRA,2008)
O movimento se divide em:
-Reflexo: motricidade inata, que é natural, desde o momento do nascimento, é o movimento instintivo. (MATTOS,NEIRA,2008)
-Voluntário: exige um plano de ação, tomada de decisão, avaliação dos resultados dessa ação. (MATTOS,NEIRA,2008)
-Automático: segunda etapa do movimento voluntário, repetido uma quantidade considerável de vezes, possibilitando novos planos de ação motora mais avançados. (MATTOS,NEIRA,2008)
Na Educação Física Infantil a prioridade das atividades motoras deve incidir sobre o movimento voluntário onde destacamos a obrigatoriedade do pensamento e decisão individual de como resolver uma tarefa motora. (MATTOS,NEIRA,2008)
Qualquer aula de educação Física abrangerá uma quantidade enorme de movimentos automáticos (correr, andar, dançar) esta movimentação deve estar inserida em um contexto de elaboração de um plano motor: a fuga de um pega-pega, o quicar bola apostando corrida.
Educação do movimento compreende realização de atividades motoras desenvolvendo as habilidades motoras, capacidade física e das qualidades físicas, ela prioriza o aspecto motor na formação do educando. (MATTOS,NEIRA,2008)
A educação pelo movimento vai além do componente motor, compreendendo os aspectos afetivos, cognitivos e sócias, desenvolvendo as relações afetivas. (MATTOS,NEIRA,2008)
Na Educação Física Infantil, o movimento é a forma de expressão mais utilizada por essa faixa etária, o espaço entre a emoção e a ação é menor quando mais jovem for a criança, qualquer proposta motora desde que lúdica e significativa faz sucesso entre as crianças. (MATTOS,NEIRA,2008)
É o movimento voluntário que deve ser trabalhado na aula de Educação Física das crianças, deve ser baseado em elementos significativos para ela, assim teremos a construção do conhecimento. Mas a aula não deve ser mera repetição, os movimentos devem ser descobertos pela criança. (MATTOS,NEIRA,2008)
ESQUEMA CORPORAL
É o elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. (WALLON,1961)
O que somos é o fruto de todas as experiências vividas, tanto positivas e negativas.
O esquema corporal subdivide-se em:
-Estrutura Corporal: conhecimento da criança das diferentes partes do corpo em si e no outro. (MATTOS,NEIRA,2008)
-Postura: posicionamento do corpo estático ou perante a execução de um movimento, principalmente a posição em peque exige uma força contra a gravidade, mantém grupos musculares em constantes contrações, também acentua a consciência corporal. (MATTOS,NEIRA,2008)
...