O Plano de Internção
Por: claudianeripardo • 20/6/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 1.185 Palavras (5 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
Dados de identificação da Instituição Concedente
Local do Estágio: Superação Academia, Studio Fitness Superação, CNPJ n° 36.911.542/0001-63.
Coordenador (a) do estágio: José Remy Simão, CREF n°005980-G/PA
Período: 5º
Nome do (a) Acadêmico(a) Estagiário(a): Claudiane Ripardo Ramos
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
Grupos Especiais
TEMA: A Importância do Treinamento Físico para a Terceira Idade
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A terceira idade é a fase da vida que começa aos 60 anos nos países em desenvolvimento e aos 65 anos nos países desenvolvidos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ainda de acordo com a OMS o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões de pessoas até 2050; isso representará um quinto da população mundial (USP, 2018). De acordo com o site Population Pyramid (2021) no Brasil a terceira idade corresponde a 14,1% da população (29 milhões de pessoas). A cada ano que passa a expectativa de vida aumenta o que indica um crescimento desse público nas academias.
O envelhecimento consiste em uma série de alterações que resultam no desequilíbrio, maior dependência de terceiros, alterações fisiológicas e psicológicas e que mexem diretamente com a autoestima dos mesmos, causando maior consumo de medicamentos e também o isolamento, por isso, com o intuito de amenizar os efeitos do envelhecimento, pessoas da terceira idade estão buscando cada vez mais a prática do treinamento de força (LOPES, 2015).
E como a atividade física é um dos fatores que mais influenciam na qualidade de vida. Os idosos podem se beneficiar, praticando de forma regular, os exercícios físicos, garantindo impactos positivos tanto nos aspectos físicos, emocionais e sociais do indivíduo.
Os benefícios à saúde advindos da atividade física regular, para Anderson et al. (1998) são diversos: aumento do tônus, o trofismo muscular, o ganho de massa óssea, a melhora no nível da pressão arterial, bem como a redução da glicose e do colesterol e do estresse e a normalização do peso corporal.
Uma vida ativa melhora substancialmente a saúde mental além de aumentar significativamente a autonomia dos envolvidos. (HAENNEL; LEMIRE, 2002 citado por AMER et al., 2011).
OBJETIVOS:
Objetivo Geral:
Mostrar os benefícios que os exercícios físicos podem proporcionar na vida dos idosos.
Objetivos específicos:
Analisar as características de indivíduos idosos;
Compreender como de dá o processo de treinamento para a terceira idade;
Identificar as necessidade e dificuldades apresentadas por este grupo;
METODOLOGIA
A intervenção ocorreu na academia Superação, localizada em Parauapebas, na Rua A, n° 162, bairro Cidade Nova, Cep: 68515-000, no Estado do Pará.
- Conhecimento das estruturas e gestão da academia
Inicialmente foi realizado um tour pelas instalações da academia, para conhecer tanto a parte física quanto aos funcionários.
- Avaliação Física e Anamnesse
Posteriormente houve a observação da realização de uma avaliação física com um aluno na academia, com idade superior a 60 anos. O professor também realizou uma anamnese, permintindo conhecer a rotina do aluno idoso e diagnosticar os principais aspectos que o ajudaram a prescrever o treino.
- Montagem da ficha de treino
Partindo dos dados coletados e do objetivo do aluno (emagrecimento e condicionamento físico), o professor prescreveu uma ficha de treino de 3 vezes na semana com validade máxima de 90 dias.
- Treinamento Físico na sala de Musculação
Nos dias subsequentes auxiliei no treinamento do aluno, seguindo a ficha de treino, anotando as cargas dos aparelhos durante a execução do exercício, observando a execução do movimento e quando necessário fazendo correções.
O treinamento foi desenvolvido da seguinte forma:
Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
Alongamento | Descanso | Exercícios de Mobilidade | Descanso | Treino cardiovascular |
Exercícios para os grupos musculares Inferiores | Exercícios para os grupos Musculares superiores | Treino para fortalecimento do core |
Durante os dias que seguiram eram feito indagações com os alunos a respeito do seu bem estar, sua resposta fisiológica aos treinos, se haviam queixas a serem relatadas, principalmente sobre o músculo estimulado no treino anterior.
A partir das queixas relatadas, foi possível indicar a realização de alongamentos mais voltados para a musculatura que apresentou desconforto, e com a diminuição das queixas foi possível fazer um aumento de em média 30% da carga utilizada inicialmente e um aumento no ritmo dos exercícios cardiovasculares.
Exercícios como agachamento, cadeira extensora, cadeira flexora, supino, puxada, foram feitos. Para o Treino Cardiovascular, caminhada na esteira, bicicleta ergométrica e circuitos funcionais foram realizados pelo aluno.
Como haviam outros idosos que já treinavam na academia, também auxiliava o treinamento deles, com uma intervenção menor, já que os mesmos possuíam experiência no treino.
- Reavaliação
A pedido do aluno, após 30 dias de treino foi realizado uma reavaliação, para mensurar as perdas e ganho na composição corporal, e outros fatores subjetivos, como melhora do sono, maior disposição para as atividades diárias e etc.
...