O Plano de Intervenção
Por: Natalia Siqueira • 30/6/2024 • Relatório de pesquisa • 1.588 Palavras (7 Páginas) • 77 Visualizações
[pic 1] | Centro Universitário Leonardo Da Vinci | |||
NATÁLIA GONÇALVES SIQUIERA DE AZEVEDO Educação Física (Bacharelado) (FLC21545BEF) [pic 2] PLANO DE INTERVENÇÃO Estágio PIRAPORA 2024 |
SUMÁRIO
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ........................................................................3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ......................................................................3
3 OBJETIVOS ....................................................................................................4
4 METODOLOGIA .............................................................................................4
5 REFERÊNCIAS ...............................................................................................5
6 ANEXOS...........................................................................................................6
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
O referente estudo buscará mostrar a importância do exercício físico regular para pessoas que buscam melhor qualidade de vida, de bem estar e de saúde. Como podemos trabalhar grupos musculares que auxiliam em atividades diárias em pessoas com dificuldades em movimentos e como o exercício físico traz inúmeros benefícios ao individuo que o pratica.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Diferente de antigamente, hoje em dia temos mais pessoas preocupadas com sua saúde e longevidade. Os espaços de academia e estúdios de musculação tem recebido mais pessoas preocupadas em ter uma boa saúde, bem estar, do que pessoas que querem corpos perfeitos esteticamente.
Essa nova clientela tem criados hábitos mais saudáveis, tem criado rotinas diferenciadas em que o exercício físico esteja incluído, como forma de melhorar sua mobilidade, a realização das atividades físicas e até mesmo seu bem estar.
Os espaços de musculação têm se tornado um local onde pessoas de todas as idades, sexo, condições financeiras têm buscado como auxilio de manter a saúde. Cada dia mais está se notando como o sedentarismo está trazendo doenças, comorbidades, não só físicas como mentais. Para OMS (2020), o sedentário é uma pessoa que gasta poucas calorias por semana com atividades do dia a dia, ocupacionais como ir ao trabalho, realizar serviços domésticos. Assim, é evidente a prática que movimentar-se contribui significativamente para um estilo de vida ativa e saudável, este que é fundamental para um melhor estilo de vida. Nahas (2010).
Carvalho et al., (2021) abordam que a prática de Exercício Físico proporciona o combate a diversas doenças, levando benefícios, sejam em curto, médio ou longo prazo, tais como, a diminuição da obesidade, de fatores de risco referente as doenças cardiovasculares e desta maneira, quanto mais ativos esses indivíduos, melhor será sua saúde.
Há uma confusão sobre os termos, atividade física e exercício físico, conforme citado acima, atividade física são movimentos que já fazem parte do seu dia a dia, como andar, varrer uma casa, ir ao trabalho, subir escadas, são atividades que geram um gasto de energia acima do seu gasto basal. Já o exercício físico são uma forma de atividade física planejada, repetida e estruturada em que os movimentos aumentam seu gasto calórico, aumentando a sua resistência muscular e física entre outros. A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pela musculatura esquelética, que resulta em gasto energético (MENEGUCI ET AL., 2016). Reafirmando a citação anterior, Carvalho et al., (2021) salientam que a Atividade Física é caracterizada como qualquer movimento produzido pelo nosso corpo, onde possibilite contrações musculares, gerando acréscimo no gasto energético, para além dos níveis de repouso.
O Exercício Físico se refere a um conjunto de movimentos planejados e organizados em busca de um objetivo relacionado ao condicionamento físico e qualidade de vida aumentando o desempenho do sujeito (CARVALHO et al. 2021).
É de suma importância que os exercícios estejam suprindo as necessidades dos alunos, estejam dentro da realidade e especificidades daquele aluno, o treino é único e especifico para as necessidades e objetivos do aluno, por isso as academias, estúdios devem ter profissionais capacitados para prescrever a melhor planilha de treino para aquele aluno, além de acompanhar o mesmo nos treinos observando a execução, adequando cargas e dando as orientações que se façam necessárias durante o treino. Para Mattos et al. (2020), o acompanhamento de um profissional de Educação Física proporciona um direcionamento da Atividade e Exercício Físico para os indivíduos que necessitam de orientações de forma específica frente a algum agravo de saúde.
3 OBJETIVOS
- Compreender a importância do exercício físico;
- Definir diferença entre Atividade física X Exercício Físico;
- Apontar a importância de realizar exercícios físicos com um profissional preparado;
- Mostrar um novo perfil de praticantes de musculação;
- Enfatizar a importância de adequar-se a nova realidade de praticantes de musculação;
4 METODOLOGIA
As observações sobre essa temática serão realizadas na MA Assessoria Esportiva, localizada na Rua Januária 129, Pirapora, MG, a assessoria já tem 5 anos de existência, trabalha com musculação coletiva e atendimento individual, assessoria de corrida de rua.
O trabalho será desenvolvido através de observações feitas, por entrevistas e também após atendimentos a alunos, durante os treinos poderei além de auxiliar, trocar experiencias, vivencias e ter mais informações coletadas.
...