O Projeto de Dança
Por: Dalvanbruno • 15/12/2015 • Projeto de pesquisa • 1.251 Palavras (6 Páginas) • 322 Visualizações
LÍVIA NIZ MARANGÃO DE ALMEIDA
PROJETO DE DANÇA
Projeto apresentado a Direção e Coordenação da Escola Estadual Vila Brasil, para ser ministrado aos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio - 2015, sob responsabilidade da Professora Lívia Niz Marangão de Almeida.
FÁTIMA DO SUL - MS
2015
GESTÃO
PRESIDENTE: Dilma Rousseff
GOVERNADOR: Reinaldo Azambuja Silva
PREFEITO MUNICIPAL: Eronivaldo da Silva Vasconcelos Júnior
SUPERVISORA DE GESTÃO ESCOLAR: Josefa Lindaci Feitosa de Oliveira
DIRETORA: Maria Helena Figueiredo de Araújo
PROFESSORA: Lívia Niz Marangão de Almeida
PARCERIA
Escola Estadual Vila Brasil
Conselho Tutelar
Governo Federal
Governo Estadual
Governo Municipal
Professores
Monitores
PROGETEC
Fátima do Sul – MS
PROJETO DE DANÇA
INTRODUÇÃO
A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir com manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculando das particularidades do teatro.
Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como “Dança em Trânsito”, sob a forma de vídeo, chamado “vídeodança”, e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.
OBJETIVO GERAL
O projeto tem como objetivo geral trazer aos beneficiados a oportunidade e propondo novos caminhos de uma vida digna com responsabilidade, possibilitando o convívio social entre as famílias, escola e comunidade. Capacitando cada um de modo para que o mesmo possa fazer parte de uma sociedade exigente e competitiva.
E a comissão da escola e bom funcionamento desse projeto, as despesas do Recurso recebido sejam bem administrado e também que para a nossa realidade, o papel preponderante dessa comissão o contato e trabalhos com as famílias envolvidas buscando preparar as crianças em atividades lúdicas e fora do trabalho insalubre e degradante.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- O estimulo diversos a criatividade, a utilização de diversos materiais e a exploração de inúmeras possibilidades de movimentos.
- Relatar o que tem a contribuir para a dinâmica de reação de conhecimento relativos a importância da dança.
- Ensinar que a dança leva a reflexos e a conexões de novas ideias e discussões, contemplando também sua atuação.
- Aprimorar as condições pessoais, como a postura, a flexibilidade e equilíbrio.
- Desenvolver o raciocínio físico, a criatividade, a sensibilidade, o ritmo e a orientação espaço temporal.
JUSTIFICATIVA
Onde existe vida, existe movimento e a dança. Dança e movimento não pode ser descrita vitalizada é essencial vivê-la, senti-la, e experimentá-la. É inerente ao ser humano, e necessário desmistificá-la, cultivá-la e compartilhá-la. Todo estudante precisa de comunicação criativa e interpretativa por meio de movimento, a dança é uma escolha diversificada e completa dos conteúdos escolares, pois o corpo é o território de ação da natureza e da cultura, ou melhor, é produto da intrínseca relação que se estabelece entre essas duas dimensões.
O estudante necessita ter a sensação de alegria e retratar esse humor através da expressão de movimento. Esses movimentos motivados pela emoção pode transmitir expressões francas e diretas de sentimentos reprimidos, através de uma experiência de dança totalmente desenvolvida, é preciso obter autoconhecimento, auto realização e autoconfiança.
Todas as habilidades se processam adequadamente, deve-se dar oportunidade ao estudante para que por meio da dança, ginástica e esporte tenham o conhecimento sobre o seu corpo, evidenciando s relação através dos seus próprios movimentos, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e seus interesses.
Uma comunicação que pretenda a liberdade de expressão corporal, o movimento emancipatório, um indivíduo como sujeito no processo de construção nas quais cada estudante possa tronar-se mais presente numa sociedade mais justa.
JUSTIFICATIVA E FINADAMENTAÇÃO TEÓRICA DE 12 A 16 ANOS (JUVENIL)
Exploração de movimentos analíticos associados aos padrões de técnica de execução. O nível de eficiência dos movimentos já permite maior rapidez, perfeição, dinâmica na assimilação e reação dos padrões motores. As combinações coreográficas possibilitam nesta fase configurações espaciais variadas dos movimentos representados por estudos da bailarina MAITRE EM BALLET ELIZETE MASCARENHAS.
...