O Seminário Interdisciplinar IV
Por: edsoncorrea1990 • 30/8/2019 • Seminário • 4.444 Palavras (18 Páginas) • 308 Visualizações
CENTRO UNIVERSIDADE - UNINTA
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
RA
DHEYSON SOARES GUSMÃO 109 000 0006
EDSON CARLOS RODRIGUES CORREA 109 000 0008
ROBSON LUAN
MAX DOUGLAS FRÓES FERREIRA 109 000 0001
PEDRO LEANDRO PAIXÃO NETO 109 000 0013
BRINCANDO E APRENDENDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Santa Helena - MA
2018
CENTRO UNIVERSIDADE - UNINTA
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
BRINCANDO E APRENDENDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto apresentado às disciplina Seminário Interdisciplinar IV como requisito parcial para aprovação na disciplina.
Santa Helena - MA
2018
SUMÁRIO
- JUSTIFICATIVA 4
- OBJETIVOS ........... 5
2.1- GERAL 5
2.2- ESPECÍFICOS 5
- METODOLOGIA ..............................................................................6
- REFERENCIAL TEÓRICO ................................................................. 7
4.1 Brincando e Aprendendo na Educação Infantil .................................. 7
4.2 A Importância dos Jogos e Brincadeiras ...................................................... 8
4.3 As implicações do ato de brincar no desenvolvimento infantil ........... 8
4.4 A importância do brincar no universo lúdico (jogos, brincadeiras e brinquedos) ................................................................................................... 9
4.5 Ensino-aprendizagem através do brincar na infância ........................12
- CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................... 17
- CRONOGRAMA ............................................................................................18
7- REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICAS.....................................................19
8- FOTOS ...............................................................................................21
1. JUSTIFICATIVO
A interdisciplinaridade favorece ao estudante reconhecer que os conteúdos estão articulados e, dessa forma pode contribuir para o desenvolvimento de um conhecimento mais integrado, contextualizado, amplo e propulsor de novas inter-relações.
O presente seminário visa analisara importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. Ainda este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças. Portanto, para realizar este trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de grandes autores referente a este tema. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais consciente acerca da importância do brincar na vida do ser humano, e, em especial na vida da criança.
O presente projeto será realizado no dia 13 de janeiro do referido ano, onde iremos descrever, falar e mostrar a importância das brincadeiras na infância.
2. OBJETIVOS
2.1. Geral
- Analisar a importância do brincar na Educação Infantil;
2.2. Específicos
- Reconhecer a importância da atividade lúdica no conhecimento escolar infantil;
- Conhecer o âmbito escolar;
- Identificar transformações temporais quanto o desenvolvimento intelectual das crianças;
3. METODOLOGIA
A escola hoje possui um caráter formador, aprimorando valores e atitudes, desenvolvendo desde a educação infantil, o sentido da observação, despertando a curiosidade intelectual das crianças, capacitando-as a serem capazes de buscar informações, onde quer que elas estejam a fim de utilizá-las no seu cotidiano.
- Anotações e uso de recursos como os registros fotográficos para comprovação do esforço da equipe, e a recompensa que tiveram.
- Realizamos a brincadeira do Limão - Objetivos específicos: Ritmo, atenção, e a tabuada. MATERIAL: Limão. LOCAL: Quadra, pátio, sala, gramado. Formação: círculo. Organização: alunos sentados em círculo, tendo um em posse de um limão. Execução: os alunos iniciarão a brincadeira cantando: Meu limão, meu limoeiro.
- Aprimorando valores e atitudes, despertando a curiosidade intelectual, estimulando a ludicidade, capacitando-as a buscar informações, onde quer que elas estejam, utilizando-as no seu cotidiano.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.1 BRINCANDO E APRENDENDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Para definir a brincadeira infantil, ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem. Neste contexto, o brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois está se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, na perspectiva da lógica infantil.
...