OS BENEFICIOS DO LÚDICO NA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Por: Decya • 21/2/2022 • Artigo • 4.499 Palavras (18 Páginas) • 209 Visualizações
OS BENEFICIOS DO LÚDICO NA ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Maria do Socorro de Carvalho Sampaio[1]
Josélia de Oliveira Veras[2]
RESUMO
As atividades lúdicas, ao longo dos anos, vem ganhando cada vez mais espaço, inclusive nos aspectos relacionados à saúde; a utilização de intervenções lúdicas pelos profissionais da saúde são muito importantes e contribuem significativamente tanto para a aprendizagem quanto para a mudança ou adoção de comportamentos que possam elevar a qualidade de vida, pois brincar faz parte do processo de desenvolvimento da criança. Nesse sentido, elencamos como objetivos, compreender a importância do lúdico como suporte à atuação do profissional de saúde visando à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes enfermos, identificar a importância da utilização de atividade lúdicas como uma forma de valorização da prática dos profissionais de saúde, valorizar a aquisição do lúdico como sendo uma abordagem de aprendizagem onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo que a cerca, entender a influência do lúdico no desenvolvimento e aprendizado de crianças em ambiente hospitalar, bem como no processo de restabelecimento da saúde. Utilizou-se para este estudo, uma revisão bibliográfica com as contribuições de autores como: CUNHA (1998), PIAGET (1978), CARDOSO (2011), ROZA (1997), dentre outros.
Palavras-chave: Lúdico. Saúde. Profissionais de Saúde. Brinquedoteca
ABSTRACT
The recreational activities, over the years, have been gaining more and more space, including in the aspects related to health; The use of playful interventions by health professionals is very important and contributes significantly both to learning and to the change or adoption of behaviors that can raise the quality of life, since playing is part of the development process of the child. In this sense, we set out as objectives to understand the importance of play as a support to the performance of the health professional aiming at improving the quality of life of sick children and adolescents, to identify the importance of using play activity as a way of valuing the practice of professionals Health, to value the acquisition of play as a learning approach where the child communicates with himself and the world around him, to understand the influence of the playful in the development and learning of children in the hospital environment, as well as in the process of Restoration of health. For this study, a bibliographical review with the contributions of authors such as CUNHA (1998), PIAGET (1978), CARDOSO (2011), ROZA (1997) and others were used.
Keywords: Playful. Health. Health Professionals. Toys
1 INTRODUÇÃO
A infância é uma etapa muito importante na vida das crianças, é nessa fase que acontece o desenvolvimento físico e motor e sua construção enquanto sujeito social. O brincar faz parte do processo de desenvolvimento da criança e proporciona a interação da criança com o outro e com o mundo a sua volta
A palavra Lúdico vem do latim “ludus” e significa brincar. Esta ação de brincar engloba os jogos, brinquedos e brincadeiras; ao pensamos no brincar, remete-nos pensar na criança, que desde bem pequena, aprende a brincar ao manusear os objetos que lhes são oferecidos nessa fase. Assim, pode-se inferir que o aprendizado dela se dá por meio da interação e do convívio com os outros.
É através das brincadeiras que a criança se encontra envolvida num clima lúdico, e é por meio dela que a criança representa o mundo. As brincadeiras de alguma maneira marcam a criança por toda a vida. O brincar se materializa num conjunto de ações socioculturais, pois é uma atividade estimuladora na qual a imaginação, fantasia e realidade interagem na construção do seu conhecimento
Contemporaneamente, tem havido uma preocupação crescente com os efeitos do contexto social sobre o desenvolvimento infantil, entre os diversos contextos que têm sido objeto dessa preocupação, encontra-se o hospitalar. É inegável a vulnerabilidade das crianças quando hospitalizadas, pois é um ambiente novo, com pessoas desconhecidas e sua limitação torna-se maior. Contudo, atualmente as atividades lúdicas ganharam conhecimento em diversos espaços inclusive no espaço hospitalar, pois o indivíduo precisa de uma motivação maior para conseguir ultrapassar essa fase.
Nesses termos, as atividades lúdicas pode proporcionar para a criança ou até mesmo aos adultos hospitalizados, descontração, alegria, prazer, enfim uma forma de encarar a situação difícil a qual se encontra e possibilitar a aprendizagem. Sendo também uma alternativa importante para o desenvolvimento das capacidades intelectuais, criativas, e emocionais por meio de atividades práticas que a estimulem à ação, à descoberta e à interação. Daí a importância da atuação do profissional de saúde, que, a partir de sua prática pode ajudar o indivíduo a adquirir novos conhecimentos e ainda mantê-la em contato com o mundo a sua volta.
A partir dessa perspectiva, o presente estudo busca compreender a importância do lúdico como suporte à atuação do profissional de saúde visando à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes enfermos, no sentido de identificar a importância da utilização de atividade lúdicas como uma forma de valorização da prática dos profissionais de saúde, valorizar a aquisição do lúdico como sendo uma abordagem de aprendizagem onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo que a cerca e entender a influência do lúdico no desenvolvimento e aprendizado de crianças em ambiente hospitalar, bem como no processo de restabelecimento da saúde.
Para tanto, utilizou-se como abordagem teórica e metodológica buscando aprofundamento nas abordagens de vários autores, como: CUNHA (1998), PIAGET (1978), CARDOSO (2011), ROZA (1997), que subsidiaram a construção deste estudo, com o objetivo primordial de compreender a importância do lúdico como suporte à atuação do profissional de saúde visando à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes enfermos, identificar a importância da utilização de atividade lúdicas como uma forma de valorização da prática dos profissionais de saúde, valorizar a aquisição do lúdico como sendo uma abordagem de aprendizagem onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo que a cerca, bem como entender a influência do lúdico no desenvolvimento e aprendizado de crianças em ambiente hospitalar, bem como no processo de restabelecimento da saúde
...