OS BENEFÍCIOS DA NATAÇÂO PARA CRIANÇAS COM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS: EFEITO MUSCULAR
Por: Laine Silva • 25/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.922 Palavras (8 Páginas) • 270 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS – BETIM
Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor
Aline Lucia Pereira Costa
Alexsander Júnior Pedra
Crislaine Aparecida Patrício
Igor Barbosa Lopes
Victor Guilherme Ribeiro Barcelar
OS BENEFÍCIOS DA NATAÇÂO PARA CRIANÇAS COM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS: EFEITO MUSCULAR
Betim
2017
Aline Lucia Pereira Costa
Alexsander Júnior Pedra
Crislaine Aparecida Patrício
Igor Barbosa Lopes
Victor Guilherme Ribeiro Barcelar
OS BENEFÍCIOS DA NATAÇÂO PARA CRIANÇAS COM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS: EFEITO MUSCULAR
[pic 1]
Orientador: Prof. Cinara Sier
Betim
2017
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO 4
2.0 JUSTIFICATIVA 5
3.0 OBJETIVO GERAL 6
3.1 OBJETIVO ESPECÍFICO 7
4.0 MATERIAIS E MÉTODOS 8
5.0 REFERENCIAL TEÓRICO 9
6.0 RESULTADOS E ANÁLISE DE DADOS 10
7.0 ANEXOS .........................................................................................................11
8.0 CONCLUSÃO..................................................................................................13
9.0 REFERÊNCIAS.................................................................................................14
1.0 INTRODUÇÃO
Neste trabalho, o assunto será abordado sobre “Os benefícios da natação para quem sofre com problemas respiratórios, principalmente ás crianças”. Para amenizar a situação,a maioria das pessoas acabam procurando os esportes, que além de favorecer no bem-estar físico e mental, auxiliam também no aumento da resistência cardiorrespiratória, reduzir nos sintomas, coordenação e até mesmo desenvolve habilidades psicomotoras.
Além dos outros exercícios serem bons para minimizar essas crises como a corrida, caminhada e andar de bicicleta, muitos médicos indicam a natação como parte do tratamento para quem tem as doenças crônicas. A asma, por exemplo, é bem comum e é possível mantê-la totalmente controlada com a ajuda desse esporte aquático. Sendo que dependendo do caso do paciente, a atividade física pode ajudar na diminuição da quantidade de remédios ingeridos ou até mesmo deixar de tomá-los.
Na grande maioria das vezes, não respiramos corretamente, a respiração é mais curta do que deveria ser. Mas,a natação ajuda a expandir a caixa torácica por exercitar os movimentos das costelas e outros músculos em questão.Pois,para iniciar o tratamento é preciso do acompanhamento do médico e do profissional qualificado nas academias para entender quais são as suas limitações.
Nadar é uma atividade tão prazerosa que além de beneficiar na perda de peso corporal, melhora no condicionamento físico e no sistema imunológico, a natação combate a obesidade, controla a diminuir nos níveis de ansiedade e estresse, o que facilita na aptidão física do indivíduo para ter uma qualidade de vida melhor.
Azevedo et al (2007) afirmam que a natação e os exercícios respiratórios, são indicados como uma excelente alternativa no sentido de promover saúde, beneficiar essas crianças e, assim, minimizar- lhes os problemas advindos da doença.
Então, iremos apresentar como os benefícios da natação é tão importante na prevenção e no tratamento dos portadores das doenças respíratórias, os materiais e métodos utilizados e os resultados obtidos da avaliação das crianças na Academia Total Energia em Betim.
2.0 JUSTIFICATIVA
A natação é o esporte mais completo que existe, exatamente por movimentar todos os músculos, com isso ela deixa de ser somente um esporte para ser a grande aliada ao tratamento de doenças respiratórias, como a asma, rinite, bronquite etc.
Por esse motivo, ela é tão recomendada por médicos e até por profissionais da área de Educação Física.
O trabalho na água aumenta a resistência do organismo, diminuindo ou espaçando as crises crônicas. A cura da asma é bastante comum para praticantes de natação.
Além de existirem outros benefícios como desenvolvimento das qualidades físicas, relaxamento, melhoria dos problemas posturais, controle corporal e das habilidades aquáticas. KERBEJ (2002)
3.0 OBJETIVO GERAL
Apresentar os aspectos gerais que envolvem a natação como uma atividade física, capaz de auxiliar crianças com doenças respiratórias e a desenvoltura de sua musculatura.
3.1 OBJETIVO ESPECÍFICO
Relacionar a utilização da natação no tratamento e segmento da criança com problemas respiratórios.
Indicar a metodologia de treinamento para vários graus de comprometimento das doenças crônicas.
Avaliar o desenvolvimento das crianças da Academia Total Energia em Betim e obter resultados conforme a análise.
4.0 MATERIAIS E MÉTODOS
Esse estudo constitui-se de uma revisão de artigos científicos. "É sabido que a natação ajuda também a melhorar a coordenação motora, além de ser recomendada para pessoas com problemas respiratórios, e é a única atividade física indicada para menores de 3 anos (CATTEAU; GAROFF, 1990)".
- Critérios de inclusão:
- Método usado nas aulas de natação.
- Sexo masculino.
- Sexo feminino.
- Idade.
- Ser praticante de natação.
- Tempo que pratica natação.
- Indivíduos com comprometimento pulmonar (asma).
2. Critério de exclusão:
- Ser sedentário.
- Idade acima de 10 anos.
Logo em seguida, buscou-se estudar e compreender os principais parâmetros e forma, na qual a natação pode auxiliar no desenvolvimento da musculatura respiratória e problemas respiratórios.
...