TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Educação Inclusiva

Por:   •  24/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Fundamentos da Educação Inclusiva

Tarefa: atividade do ciclo 2

Nome: Stefany Rocha Cunha

RA: 8046849

Turma: DGEFL1601VITA0O

Parecer do Tutor: Com base nos estudos realizados até o momento, complete o quadro, a seguir, descrevendo cada fase da história da Educação Especial no Brasil e no mundo. Seu quadro deverá conter elementos que conceituam cada uma das fases: negligência, institucionalização, fase de criação de serviços educacionais e fase atual.

NEGLIGÊNCIA / EXCLUSÃO

Os Greco-Romanas preservava a perfeição, sendo assim as pessoas que tinha qualquer tipo de deficiência eram perseguidas, abandonadas e mortas e excluídas da sociedade. Na idade media a sociedade acreditava que a deficiência era algo sobrenatural as pessoas que nascia com deficiência eram vistas como demônios, no qual deveriam ser maltratadas e marginalizadas  pela sociedade e muitos foram vitimas de inquisição, tinha também as pessoas que acreditava que era algo trazido por Deus, com almas boas reconhecidas como profetas, foi assim que as pessoas com deficiência começaram a ser acolhidas por instituição de caridade, aonde o povo queriam salvar almas.

INSTITUCIONALIZAÇÃO

Iniciando os primeiros avanços da medicina, pois a deficiência foi vista por muitos como uma doença contagiosa, sendo assim uma ameaça para a população, com consequência as pessoas com deficiência foram isoladas, tratadas e institucionalizadas, em hospitais psiquiátricos e  manicômios. No brasil ela pendura até 1800, ate essa época o tratamento aos deficientes eram marcados pelo abandono na área social e educacional . no século 19 começou a se interessar pelo estudo da deficiência mental, sendo assim eles não viam mais como algo sobrenatural ou doença, e assim viu a importância de unir diversas áreas como psicologia, médica, social e assistencial, para a integração e desenvolvimentos das pessoas deficientes.

CRIAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

A integração se iniciou a partir do século 20 quando foram fundados institutos e escolas particulares , como exemplo a APAE que existe ate os dias de hoje  e é uma referencia nacional na educação especializada voltada para as pessoas portadoras de necessidade especiais.

ATUALIDADE

A partir desse período as pessoas passam a se reestruturar para garantir a inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais. A partir de então foi declarado que as pessoas especiais tem o mesmo direito que qualquer cidadão. E aos poucos os serviços voltados para a educação  especial foram crescendo garantindo o acesso e permanência das mesmas no ensino regular.

OBS: Eu trabalhei 6 meses com uma criança que era altista, e vejo que todas as pessoas devem ser tratadas iguais, ela era uma criança bem agressiva porque não tomava seus medicamentos, mas tinha outras crianças na escola que eram como as outras, obviamente tinhas uns que era totalmente dependentes, mas outros você só saberia que tinha uma deficiência se os pais falassem, então eu sou totalmente a favor da inclusão, e que eles sejam tratados como as outras crianças. Somos todos iguais!

Ressaltando que hoje tem algumas escolas que fazem a inclusão minha indignação fica nas escolas particulares, aonde a maioria não fazem, mas graças a Deus temos muitos projetos, muitas ações que gira em torno da igualdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (299.7 Kb)   docx (256.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com