PROCESSO DE APRENDIZAGEM MOTORA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: Danilo Pereira Costa • 2/6/2018 • Projeto de pesquisa • 3.967 Palavras (16 Páginas) • 590 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
DAURI, Francieli Terezinha Souza. Processo de aprendizagem motora nas aulas de Educação Física. 2018. 16 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Agua Boa-MT, 2018.
RESUMO
O projeto traz como tema: “Processo de aprendizagem motora nas aulas de educação física”. Contempla a linha de pesquisa da Aprendizagem Motora e é voltado para a educação infantil da educação básica. Este tema se justifica, porque esta disciplina promove a expressão corporal e também a valorização do movimento. Trabalhar a educação física no contexto escolar é permitir conhecer o aluno como ele é, e proporcionar a ele meios para lidar com tais expressões sejam, estas negativas ou positivas. A problemática buscou entender de que forma a falta da valorização pela disciplina interfere no desenvolvimento das aulas de educação física? De que forma esta disciplina colabora para o desenvolvimento motor da criança? Os objetivos propostos buscam analisar como as crianças entendem a educação física na educação infantil, e compreender como o professor deve exercer a sua prática nesta faixa etária em que as crianças se encontram. Os conteúdos a serem desenvolvidos serão atividades que desenvolvam a aprendizagem motora, de forma que a avaliação será de acordo com o desenvolvimento nas atividades. Serão utilizados recursos como bola e corda. Por se tratar da educação infantil, o projeto também trará algumas abordagens sobre a visão que as crianças têm sobre o esporte e a visão que muitas vezes o adulto quer impor. Diante destes detalhes, o projeto se apoia em pesquisas bibliográficas que conduzem o estudo aqui realizado. Os principais teóricos que contribuirão são: SENE, NANDI & FREITAS (2008), LOPES (2006) e dentre outros.
Palavras-chave: Desenvolvimento motor 1. Habilidades 2. Expressão 3. Movimento 4. Educação Infantil 5.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 TEMA DO PROJETO 5
1.2 JUSTIFICATIVA 5
1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA 6
1.4 PROBLEMATIZAÇÃO 6
1.5 OBJETIVOS 6
2 REVISÃO DE LITERATURA 7
3 DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA) 11
4 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA 13
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
6 REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
O projeto traz como tema: “Processo de aprendizagem motora nas aulas de educação física”. Contempla a área da Aprendizagem Motora e é voltado para a educação infantil da educação básica.
Este tema se torna importante, porque esta disciplina promove a expressão corporal e também a valorização do movimento. Desta forma os alunos conseguem se expressar seus desejos, frustações, alegrias, tristezas e muitos fatores que são percebidos diante deste fator.
O projeto está destinado a contemplar as turmas da educação infantil. Sabemos que as atividades motoras são indispensáveis às crianças na fase em que elas frequentam a educação infantil, pois estão em constante desenvolvimento e passam a se desenvolver a partir das brincadeiras o seu desenvolvimento motor. Sendo assim a educação este está direcionado a esta modalidade.
A justificativa dar-se em entender que trabalhar a educação física no contexto escolar é permitir conhecer o aluno como ele é, e proporcionar a ele meios para lidar com tais expressões sejam, estas negativas ou positivas.
A problemática buscou entender de que forma a falta da valorização pela disciplina interfere no desenvolvimento das aulas de educação física? De que forma esta disciplina colabora para o desenvolvimento motor da criança?
Os objetivos propostos buscam analisar como as crianças entendem a educação física na educação infantil, e compreender como o professor deve exercer a sua prática nesta faixa etária em que as crianças se encontram.
Por se tratar da educação infantil, o projeto também trará algumas abordagens sobre a visão que as crianças têm sobre o esporte e a visão que muitas vezes o adulto quer impor. Serão expostas no processo metodológico do mesmo algumas propostas que o professor pode utilizar ao conduzir suas aulas de educação física. Este traz uma representação significante da importância da ludicidade nas atividades a serem desenvolvidas.
Os principais teóricos que contribuirão são: SENE, NANDI & FREITAS (2008), LOPES (2006) e dentre outros.
TEMA DO PROJETO
As aulas de educação física permitem aos alunos expressarem suas diversas formas de pensar e de agir. O projeto traz como tema: “Processo de aprendizagem motora nas aulas de educação física”. Contempla a área da Aprendizagem Motora e é voltado para a educação infantil da educação básica.
Este tema se torna importante, porque esta disciplina promove a expressão corporal e também a valorização do movimento. Desta forma os alunos conseguem se expressar seus desejos, frustações, alegrias, tristezas e muitos fatores que são percebidos diante deste fator. Trabalhar a educação física no contexto escolar é permitir conhecer o aluno como ele é, e proporcionar a ele meios para lidar com tais expressões sejam, estas negativas ou positivas.
...