TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO BIOQUÍMICA

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

EDIVAN ANTUNES PORFIRIO – 1193498

Educação Física Bacharel

PROJETO BIOQUÍMICA

Professora: Tania Mara De Lima Fontellas Brandalha

Claretiano - Centro Universitário

                                                                

CURITIBA

2017

INTRODUÇÃO

Disfunções metabólicas ou doenças metabólicas são termos gerais utilizados para identificar doenças causadas por alguma anormalidade no metabolismo. E cada vez mais estudos comprovam que exercícios físicos são fundamentais para a perda do peso e diminuição dos casos de obesidade, Sindrome Metabólica e diabetes Tipo 2.

A obesidade vem se tornando uma epidemia mundial, principalmente em países industrializados e emergentes. O crescimento está relacionado a um estilo de vida inadequado, com alto consumo de alimentos ricos em açúcar e gorduras saturadas, aliado ao comportamento sedentário.

As atividades e os exercícios físicos são uma estratégia não medicamentosa fundamental no tratamento da obesidade pelos seus diversos efeitos fisiológicos e metabólicos.

Os principais benefícios das atividades e dos exercícios físicos para evitar a obesidade são: diminuição da massa gorda, aumento da massa magra, diminuição da gordura visceral diminuindo as chances de desenvolvimento de doenças hepáticas e renais,

regulação hormonal.

A Síndrome Metabólica (SM) tem várias nomenclaturas e denominações, tais como "Síndrome X", "quarteto mortal" e "Síndrome Plurimetabólica". Atualmente, é mais conhecida como "Síndrome Metabólica" por apresentar um conjunto de anormalidades no metabolismo e no controle circulatório muitas vezes presente com a obesidade.

As atividades físicas e os exercícios físicos podem promover diversos efeitos benéficos frente aos fatores de risco da Síndrome Metabólica: redução de peso, melhora na resistência insulínica, controle da pressão arterial...

A Diabetes Tipo 2 é uma doença multifatorial e está relacionada ao estilo de vida e ao avanço da idade. O comportamento sedentário, associado à má alimentação, promove a diminuição do metabolismo, reduzindo a capacidade de utilizar a glicose como fonte de energia, armazenando-a na forma de gordura.

A prática de exercícios físicos contribuir para redução de peso e adoção de um estilo de vida saudável. Além de uma melhora da sensibilidade insulínica, controle do perfil lipídico, melhora cardiovascular...

 

CONCLUSÃO

         Atualmente a prática de atividades físicas vêm sendo mais presentes na sociedade em que vivemos. A busca pela melhoria na qualidade de vida aumentou e com ela a diminuição das doenças metabólicas.

REFERÊNCIAS

http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,atividade-fisica-pode-ajudar-na-prevencao-de-doencas-metabolicas,933897 

http://www.efdeportes.com/efd102/af.htm 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (336.2 Kb)   docx (76.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com