Planos do conteúdo e expressão em um texto “não verbal”
Por: Jehniffer Cristina • 20/10/2017 • Trabalho acadêmico • 1.610 Palavras (7 Páginas) • 384 Visualizações
[pic 1]
Aluno:
POLO
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo analisar, através do olhar da semiótica visual, um texto não verbal, considerando seu estilo e a relação entre “conteúdo e expressão” nele existente, em termos do percurso do olhar.
“Uma expressão não é expressão senão porque ela é expressão de um conteúdo, e um conteúdo não é um conteúdo senão porque é o conteúdo de uma expressão.”
(HJELMSLEV, 1968, p.667).
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................. 01
2. DESENVOLVIMENTO.................................................................................... 02
2.1 ANALISES DA PINTURA “A CARROÇA DE FENO, 1821”...................... 03
2.2 ANALISE DA IMAGEM “ ENFERMEIRA”................................................. 04
3. CONCLUSÃO.................................................................................................... 05
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................... 06
01
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo estabelecer a relação entre os planos do conteúdo e expressão em um texto “não verbal”. Mais precisamente busca-se analisar um texto não verbal em termos do percurso do olhar.
Quando pensamos em leitura de textos, logo imaginamos um conjunto de palavras escritas ou faladas, porém a disciplina Estudos Disciplinares III nos mostra que há várias formas de textos, como os verbais (aquele que usa a escrita e a fala como meio de comunicação), os não verbais (onde nos comunicamos através da simbologia, com gestos, gravuras, placas, fotos, sons, ou seja, por meio de signos sensoriais e visuais) e sincréticos (quando são usadas várias linguagens, como por exemplo, nos filmes e nas charges).
02
2. DESENVOLVIMENTO
Vivemos cercados atualmente de informações não verbais, tanto por meio de imagens, sons, sinalizações, charges entre outros; sempre buscando prender a atenção do leitor, e o desafiando a descobrir o que essas informações querem mostrar, diferente do texto escrito. O plano de expressão, trabalha a relação dos itens que compõe uma imagem ou texto, seja ele verbal ou não verbal, e quando chegamos ao significado dessa imagem ou texto é que encontramos o plano de conteúdo. Assim, o plano de conteúdo nada mais é do que o significado do texto, enquanto o plano de expressão é a manifestação desse conteúdo por meio de significação verbal, não verbal ou sincrético.
Dentro da semiótica, as obras de arte são vistas como signo, pois transmitem uma mensagem, pois é o meio como o autor se comunica com os seus apreciadores. O leitor de determinada obra de arte possui tanta importância quando o autor da mesma, pois ele fará sua própria interpretação da intenção do autor. Assim podemos afirmar que as obras de arte são obras abertas, pois permitem diversas leituras e interpretações.
Portanto quando analisamos um texto não verbal é nítida a ligação entre o plano do conteúdo que é o significado do texto será representado no plano da expressão através de formas como um quadro, um desenho, uma música e etc. Podendo assim ser classificadas como linear, pictórica entre outras, conseguindo passar informações ao seu leitor sem necessariamente ter como obrigação um texto escrito
...